Cidadeverde.com

Rio Longá sobe 75 cm em 24h e se aproxima da cota de inundação em Esperantina

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

O nível do rio Longá, localizado no município de Esperantina, distante 184 km de Teresina, aumentou 75 cm nas últimas 24h e deve aumentar mais nas próximas horas, se aproximando da cota de inundação, segundo dados divulgados pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

No boletim divulgado às 13h de quinta-feira, 10 de março, o CPRM informou que o nível do rio Longá era de 6,24 m. Já no boletim divulgado nesta sexta-feira (11), às 13h, o rio atingiu 6,99 m, ou seja, um aumento de 75 cm em 24h.

O rio está em cota de alerta, e se aproxima do nível de inundação de 7,4 m. A previsão do CPRM é que nas próximas horas aconteça um novo aumento, onde o nível deve chegar a 7,05 m, ou seja, apenas 35 cm abaixo da cota de inundação.

Foto: Reprodução/CPRM

Gráfico mostra aumento do rio em Esperantina

Outros rios

Os municípios de Barras e Luzilândia também possuem rios que estão se aproximando da cota de inundação. Em Barras, o nível é de alerta, já que o rio Marataoan está com 3,95 m, enquanto a taxa de inundação da região é de 4,20 m. 

Já em Luzilândia, o rio Parnaíba está atualmente com 5,56 m, ou seja, permanece em situação de alerta, já que a cota de inundação é de 5,7 m.

Na cidade de Teresina, a situação agora é de normalidade. Na última segunda-feira (7), o rio Poti chegou a atingir a marca de 9,85 m, ficando apenas 15 cm da cota de inundação que é de 10 m, mas desde então tem ocorrido uma redução e atualmente está em 3,77 m, com previsão de mais redução nas próximas horas. O rio Parnaíba também está em situação de normalidade.

 

Bárbara Rodrigues

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais