Cidadeverde.com

Rio Poti baixa durante a madrugada, mas segue em cota de alerta em Teresina

Imprimir

 

O nível do rio Poti em Teresina baixou na madrugada desta terça-feira (08). De acordo com o Sistema de Monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), às 6h, o nível era de 9,52 metros, 48 centímetros abaixo da cota de inundação. 

Na noite de ontem, o rio chegou à marca de 9,85 metros, ficando apenas 15 centímetros da cota de inundação, que é de 10 metros na capital. A expectativa era que a cota de inundação fosse superada ainda nesta terça-feira.

"É previsto que o nível chegue nas próximas 10 horas em torno de 8,84 m, ficando abaixo da cota de Alerta 16 cm, saindo da cota de alerta e ficando em cota de atenção", informa o boletim divulgao pela CPRM.

 

Apesar da redução registrada, o rio Poti em Teresina segue em cota de alerta, após subir mais de 7 metros nos últimos quatro dias. 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

A situação acabou resultando na retirada de famílias de áreas de risco em várias zonas da capital. 

Na ocupação Terra Prometida, localizada na região do bairro Cristo Rei, zona Sul da capital, cerca de 40 famílias foram retiradas das casas pelas equipes da Defesa Civil na noite desta segunda-feira. As famílias foram levadas para abrigos do município e para a casa de parentes. 

A Defesa Civil também já retirou pessoas que estão localizadas em áreas de risco, como no bairro Poty Velho, na zona Norte, onde existem cerca de 18 famílias morando próximo ao dique de contenção, onde é proibido a construção de residências. Na Curva São Paulo o rio já atingiu as barracas dos comerciantes, que também tiveram que deixar o local. 

A cidade está sofrendo também com alguns alagamentos, devido aos problemas da falta de escoamento da água da chuva. Um homem chegou a cair em uma cratera que abriu em decorrência da chuva no bairro Dirceu Arcoverde, na zona Sudeste de Teresina. 

 

 

 

Natanael Souza
[email protected] 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais