Cidadeverde.com

Cheia do Rio Longá deixa 60 desabrigados em Esperantina

Foto: Kléber Oliveira/RevistaAZ

Após o rio Longá superar a cota de inundação no último sábado, pelo menos 60 pessoas ficaram desabrigadas em Esperantina (183 km de Teresina). Segundo a Defesa Civil do município, 15 famílias foram atingidas com a cheia do rio. 

"A maior parte das famílias está abrigada em escolas públicas, uma parte na casa de parentes e outra de amigos. Estão sendo utilizadas três escolas para acolher essas famílias", destacou o Patrocollo Silveira, coordenador da Defesa Civil em Esperantina. 

Na manhã desta segunda-feira (14), o Rio Longá permanece acima da cota de inundação e está com 7, 51 metros, segundo dados do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). O rio chegou a ultrapassar a cota em mais de 70 centímetros.

Ainda na manhã de hoje, o nível do rio começou a descer e a tendência é que continue descendo.

"Mas estamos em alerta devido a quantidade de chuva que ainda vem. Temos uma equipe de plantão 24 horas para resgatar qualquer pessoa que precise de ajuda no menor espaço de tempo", completou Patrocollo Silveira. 

Foto: Kléber Oliveira/RevistaAZ

Os bairros atingidos pela cheia foram Pedreiras, Batista de Amorim e parte do Centro, segundo levantamento da Defesa Civil. 

Segundo boletim do Sistema de Alerta Hidrológico na Bacia do Rio Parnaíba, divulgado pela CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais), a estimativa é que o Rio Longá saia da cota de inundação ainda nesta segunda (14). 

Orientações 

A Defesa Civil de Esperantina pede que a população fique atenta e evite exposição nas zonas com possibilidade de alagamentos após a cheia do rio Longá. 

A Defesa Civil também disponibilizou um contato para atendimento:  (86) 99926-3496.

 

Nataniel Lima
[email protected]