Cidadeverde.com

Rio Longá supera cota de inundação em mais de 70 cm em Esperantina

  • esperantina_1_edit.jpg Kléber Oliveira/RevistaAZ
  • esperantina_2_edit.jpg Kléber Oliveira/RevistaAZ
  • esperantina_3_edit.jpg Kléber Oliveira/RevistaAZ
  • esperantina_4_edit.jpg Kléber Oliveira/RevistaAZ
  • esperantina_5_edit.jpg Kléber Oliveira/RevistaAZ
  • esperantina_6_edit.jpg Kléber Oliveira/RevistaAZ
  • esperantina_7_edit.jpg Kléber Oliveira/RevistaAZ
  • esperantina_8_edit.jpg Kléber Oliveira/RevistaAZ

Durante a madrugada deste sábado (12), o Rio Longá ultrapassou o nível de inundação no município de Esperantina, a 188 km de Teresina. De acordo com o último boletim do Sistema de Monitoramento do Serviço Geológico do Brasil, às 4h48, o nível chegou a 8 metros.

No início da tarde de hoje, às 11h45, o nível do rio era de 8,11 metros, ultrapassando em mais de 70 cm a cota de inundação, que é de 7,4 metros.

A Companhia De Pesquisa De Recursos Minerais (CPRM) também divulgou o acumulado de chuva na região de Esperantina. Nas últimas 24 horas, foram registrados 113 mm de chuva.

Fonte: CPRM

Desde os últimos dias, o Rio Longá segue aumentando seu nível consideravelmente. No boletim divulgado às 13h de quinta-feira, 10 de março, a CPRM informou que o nível do rio Longá era de 6,24 metros.

Já no boletim divulgado nesta sexta-feira (11), às 13h, o rio atingiu 6,99 m, ou seja, um aumento de 75 cm em 24h.

Orientações 

A Defesa Civil de Esperantina emitiu aviso para que a população fique atenta e evite exposição nas zonas com possibilidade de alagamentos após a cheia do rio Longá. 

Pontos de apoio estão sendo preparados pela Prefeitura do município para receber os moradores das áreas de risco em caso de emergência.

A Defesa Civil de Esperantina também disponibilizou um contato para atendimentos:  (86) 99926-3496.

Outros rios

Os municípios de Barras e Luzilândia também possuem rios que estão próximos da cota de inundação.

Em Barras, o nível é de alerta, já que o rio Marataoan está com 4,05 m, enquanto a taxa de inundação da região é de 4,20 m.

Já em Luzilândia, o rio Parnaíba está atualmente com 5,49 m, ou seja, permanece em situação de alerta, já que a cota de inundação é de 5,7 m.

Na cidade de Teresina, a situação agora é de normalidade. Na última segunda-feira (07), o rio Poti chegou a atingir a marca de 9,85 m, ficando apenas 15 cm da cota de inundação que é de 10 m, mas desde então, tem ocorrido uma redução e atualmente está em 3,78 m. O rio Parnaíba também está em situação de normalidade com 3,26m.

 

 

 

Rebeca Lima
[email protected]