Cidadeverde.com

Rios ultrapassam cota de inundação em Esperantina e Barras; Luzilândia fica em alerta

Os rios Longá e Marathaoan nas cidades de Esperantina e Barras, respectivamente, ultrapassaram a cota de inundação na manhã deste sábado (19). No boletim divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), a expectativa é que o nível dos afluentes continue subindo nas próximas horas.

Segundo o órgão, o nível do rio Longá em Esperantina chegou aos 7,44 metros, acima dos 7,40 metros da cota de inundação, e deve alcançar os 7,80 metros nas próximas oito horas. Já em Barras, o rio Marathaoan ultrapassou em um centímetro os 4,20 metros da cota de inundação, mas também deve subir para 4,31 metros nas próximas horas.

A situação dos dois rios em Esperantina e Barras já era de alerta na tarde de sexta-feira (18), o que levou ao aviso do CPRM às autoridades de Esperantina e Barras. “Solicitamos que os órgãos competentes se mantenham alertas quanto às ações de remediação a serem adotadas na salvaguarda das populações ribeirinhas nas cidades citadas”, dizia o comunicado.

Situação de alerta

O nível do rio Parnaíba em Luzilândia saiu da situação de atenção para a de alerta ao alcançar os 5,14 metros. Embora ainda esteja abaixo dos 5,70 metros da cota de inundação, a tendência é que o nível afluente suba para os 5,20 metros nas próximas horas. 

De acordo com o órgão de monitoramento, todos os demais rios que integram a bacia do Parnaíba seguem em situação de normalidade.

Breno Moreno
[email protected]