Cidadeverde.com

Ex-prefeito Felipe Santolia vai ser transferido para a penitenciária de Esperantina

Foto: Divulgação/Polícia Civil de São Paulo


O ex-prefeito Felipe Santolia, preso no litoral de São Paulo no último dia 23 de junho, deve ser transferido nos próximos dias para a penitenciária Luiz Gonzaga Rebelo, em Esperantina. O juiz Arilton Rosal Falcão Júnior, da comarca do município, determinou a expedição de ofício à Secretaria de Justiça do Estado (Sejus) para que providencie a transferência de Santolia, que, atualmente, está preso na penitenciária de Tremembé, no interior de São Paulo. 

No documento enviado à Sejus, o magistrado argumenta que a permanência do ex-prefeito em São Paulo pode acarretar "prejuízos a instrução criminal e a celeridade processual", uma vez que  além das duas condenações, o réu possui mais cinco outros processos em fase de conhecimento. 

Ainda na decisão, o magistrado  ressalta que a soma das penas de Felipe Santolia totalizam mais de 18 anos de pena privativa de liberdade. "Diante disso, DETERMINO a alteração do regime de cumprimento de pena para o fechado e a atualização desses cálculos da pena, assim como também, para que seja expedido mandado de prisão em seu nome", diz um trecho da decisão. 

O ex-prefeito de Esperantina, Antônio Felipe Santolia Rodrigues, foi preso no último dia 23 de junho no litoral norte do estado de São Paulo, onde adotou o nome de "Xico Namastê". No Piauí, ele exerceu mandato de prefeito entre os anos de 2005 e 2008, quando foi acusado de desvios milionários enquanto ocupava o cargo. Ele respondia a processo, tinha mandado de prisão em aberto e era procurado da Justiça com pena de 12 anos e três meses. 

A prisão foi realizada pela equipe da Divisão de Capturas do Departamento de Operações Policiais Estratégicas da Polícia Civil de São Paulo com apoio da Gerência de Polícia Especializada da Polícia Civil do Piauí. O ex-prefeito foi localizado no município de Caraguatatuba.

Nova condenação 

Em decisão proferida no último dia 25 de junho, também pelo juiz Arilton Rosal Falcão Júnior, da comarca de Esperantina, Felipe Santolia foi condenado a mais 10 anos de reclusão pelos crimes de peculato e uso de comento falso. Além disso, o magistrado também determinou a aplicação de 100 dias-multa. 

Na decisão, ainda fica definido que Santolia não terá o direito de recorrer em liberdade da sentença, por ter ficado foragido ao longo dos últimos meses, mesmo já tendo um mandado de prisão definitiva expedido em março de 2020, sendo localizado somente no último dia 23 de junho. 

 


Natanael Souza
[email protected] 

Mulher de 73 anos de idade é encontrada morta em cidade do Piauí

Uma idosa identificada como Maria de Lourdes de Carvalho, de 73 anos, foi encontrada morta na noite de terça-feira (25/05), em sua residência localizada no bairro Vila da Paz, na cidade de Esperantina. 

A Polícia Militar foi acionada e isolou o local até a chegada da Polícia Civil para avaliar o caso. A hipótese é que ela tenha sofrido um infarto, mas da forma em que o corpo foi encontrado, a suspeita é que ela tenha sido esganada.

De acordo com o delegado Ayslan Magalhães, que investiga o caso, disse que o Instituto Médico Legal (IML) e a perícia de Parnaíba foram acionados para remoção do corpo e exame pericial. O caso está sendo acompanhado pela Polícia Civil da 13ª Delegacia Regional de Esperantina.

João Bandeira
com informações de revistaaz

Agespisa conclui obra da estação compacta de tratamento de água de Esperantina

Foto: Ccom

A Agespisa concluiu a obra da estação compacta de tratamento de água em Esperantina, cidade localizada a 182 quilômetros ao norte de Teresina. O investimento de R$ 1 milhão foi realizado com recursos do Governo do Estado e da própria Agespisa.

A nova ETA terá capacidade para tratar 288 mil litros por hora, beneficiando toda a população urbana do município. Seguindo o modelo já implantado em cidades como Piracuruca, Barras, União e Ilha Grande, a estação compacta tem tecnologia desenvolvida pela própria companhia, sendo de fácil operação e baixo custo.

“Esperantina é mais uma cidade a receber uma estação compacta de tratamento de água, o que representa um importante salto na qualidade do serviço prestado à população. Vamos continuar estendendo essa experiência a outras cidades atendidas pela Agespisa, garantindo mais regularidade e eficiência ao abastecimento de água”, ressalta o presidente da companhia, Genival Sales.

A previsão é de que a nova ETA entre em operação até o fim de maio. Posteriormente, a Agespisa vai reformar a estação já existente, que hoje atende a população. Atualmente, a Agespisa produz um total de 200 mil litros por hora, que são captados no Rio Longá e tratados na Estação de Tratamento de Água de Esperantina.

Da Redação
[email protected]

Adolescentes de 13 e 15 anos são flagrados com arma de fogo

A Delegacia Regional de Esperantina, deu cumprimento, na manhã desta quarta-feira (28), a três mandados de busca e apreensão em residências onde estaria ocorrendo tráfico de drogas na cidade.

Em uma das residências a polícia encontrou dois adolescentes de 13 e 15 anos com duas armas de fogo. Nas casas também foram apreendidos drogas, celulares e dinheiro.

Na ocasião foi feita autuação de um, jovem de 21 anos, por crime da Lei de Drogas e crime do Estatuto do Desarmamento. Também foi feito procedimento em face de R.S. A (13 anos) e J.H.S.V (15 anos) por ato infracional análogos a crimes previstos no Estatuto do Desarmamento.

 

Da Redação
[email protected]

Rio Longá atinge cota de inundação e famílias são removidas em Esperantina

  • Untitled-5.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • Untitled-4.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • Untitled-3.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • Untitled-2.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • Untitled-1.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com

O Rio Longá está próximo de atingir a cota de inundação na cidade de Esperantina, a 179 km ao Norte de Teresina. Segundo boletim divulgado pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), o nível do rio deve atingir 7.43 metros na madrugada desta quarta-feira (3).

A situação fez a prefeitura iniciar a remoção de famílias que moram próximo ao rio. Seis escolas estão sendo preparadas para receber possíveis desabrigados.

"A coisa aqui está preocupante. O rio subiu muito rápido nos últimos dois dias. A quantidade de chuva é muito intensa e preocupou todos nós", informou o secretário de Administração, José Ângelo.

Segundo o gestor, chove desde às 16h em Esperantina. "Já estamos tomando todas as medidas possíveis. A gente já vinha se prevenindo. Seis famílias já foram removidas, mas agora a noite estamos atendendo as intercorrências. Aqui chove desde as 16 horas", disse o secretário.

Foto: CPRM

O secretário estadual da Defesa Civil, Geraldo Magela disse ao Cidadeverde.com que está acompanhando a situação junto ao município.

"Estamos em contato com o município, aguardando mais informações. Equipes em monitoramento e visitando as famílias em área de risco de inundação", afirmou.

Foto: Prefeitura de Esperantina

Hérlon Moraes
[email protected]

Jovem é encontrado morto na PI-211 na zona rural de Esperantina

Foto: reprodução

O jovem Francisco Daniel dos Santos, foi encontrado sem vida ao lado da motocicleta conduzida por ele,  por volta de 1h50 da madrugada deste domingo (14) às margens da rodovia PI-211,  entre os municípios de Esperantina e Joaquim Pires, na altura da localidade Sítio do Alegre.

Moradores da região informaram  que o jovem foi encontrado por pessoas que trafegavam pela estrada e visualizaram o rapaz caído no chão e sem os sinais vitais. A suspeita é de que ele tenha perdido o controle da moto e se acidentado ou ter sido atropelado por um veículo maior. A vítima reside na localidade Vila Pé do Morro, município de Joaquim Pires.

As polícias Civil e Militar foram acionadas e estiveram no local colhendo informações. O IML foi acionado para a remoção do corpo.

O caso está sendo investigado.

( com informações revistaaz)

Estação compacta de tratamento de água em Esperantina está 90% concluída

Foto: Ascom

A Agespisa já executou 90% da obra da estação compacta de tratamento de água em Esperantina, cidade localizada a 182 quilômetros ao norte de Teresina. O investimento é de R$ 1 milhão, com recursos do Governo do Estado e da própria Agespisa.

A nova ETA terá capacidade para tratar 288 mil litros por hora, beneficiando toda a população urbana do município. Seguindo o modelo já implantado com sucesso em cidades como Piracuruca, Barras, União e Ilha Grande, a estação compacta tem tecnologia desenvolvida pela própria companhia, sendo de fácil operação e baixo custo.

"Esperantina terá um salto importante na qualidade do abastecimento de água quando a nova ETA entrar em operação. Com esse investimento, estamos garantindo mais regularidade ao serviço", ressalta o presidente da companhia, Genival Sales.

A previsão é de que as obras sejam concluídas em março. Após colocar a nova ETA em operação, a Agespisa vai reformar a estação já existente, que hoje atende a população esperantinense.

Da Redação
[email protected]

Polinter monta bloqueio em Esperantina para apreender veículos roubados

Foto: divulgação Polinter

A Delegacia de Polícia Interestadual (Polinter) deflagrou ação policial em Esperantina, no interior do Piauí, com foco na apreensão de carros e motos roubadas. O coordenador da especializada, delegado Everton Ferrerr, explica que foram montados bloqueios em vários pontos da cidade. 

"Estamos fazendo bloqueios e abordagens aos motoristas em busca de veículos roubados e também de armas. Começamos hoje e já fizemos mais de 200 abordagens", explica o delegado. 

Everton Ferrer explica que a ação policial foi desencadeada por determinação do delegado geral e deve se estender para outras cidades do Piauí. Ele acrescenta que em 2019 foi deflagrada operação Apocalipse com mais de 60 mandados judiciais para desarticular organizações criminosas voltadas para o roubo, furto, receptação e adulteração de veículos.

"Nessa operação prendemos uma quadrilha que fazia negócios em Esperantina com os veículos roubados em Teresina. Mais um motivo para começarmos essa ação policial na cidade" reitera o coordenador da Polinter. 

Foto: divulgação Polinter

 

Graciane Sousa
[email protected]

Homem morre em acidente na PI 214 na zona rural de Esperantina

Foto: revistaaz

Um homem identificado como Cleudimar Ribeiro Carvalho morreu após perder o controle do carro que conduzia e capotar  por volta do meio-dia desta terça-feira (12.), na PI-214 na zona rural de Esperantina, na altura da localidade Tinguizal na rodovia que dá acesso a Morro do Chapéu do Piauí.

De acordo com  a Polícia Militar, além do condutor,  outras três pessoas estavam no carro no momento do acidente, uma delas era  a  esposa do motorista, os outros passageiros eram duas crianças . Elas foram socorridas pelo SAMU e encaminhadas para o Hospital Dr. Júlio Hartman, e estão fora de risco.

As polícias Militar e Civil estiveram no local colhendo informações e organizando o trânsito. O corpo do homem foi encaminhado ao necrotério do Hospital Julio Hartman.

O motorista seguia com a família para casa na localidade Boa Vista do Morro, zona rural do  município de Morro do Chapéu do Piauí. 

João Bandeira
com informações revistaaz

Esperantina: Secretário de Cultura assina contrato para reforma do teatro da cidade

                           Foto: Ccom

O secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo, assinou, nesta sexta-feira (8), contrato com a Caixa Econômica Federal, garantindo a liberação de recursos para reforma e modernização do Teatro Municipal de Esperantina.

“O valor é resultado de uma emenda do senador Elmano Férrer. A reforma do teatro vai custar mais de R$ 1 milhão. O governador do Estado, Wellington Dias, já nos garantiu o restante dos recursos para a obra”, diz Fábio Novo.

O contrato foi assinado junto com o gerente executivo de Governo da Caixa Econômica Federal, Marcelo Diniz.

Segundo o secretário de Cultura, Fábio Novo, a casa de cultura pertence à Prefeitura de Esperantina e está fechada há algum tempo. “Após a assinatura do contrato junto à Caixa, a próxima etapa é apresentar o projeto de reforma e modernização para a Caixa. Assim que o projeto for aprovado, licitamos e iniciamos a obra”, finaliza Fábio Novo.

Da Redação
[email protected]
 

Posts anteriores