Cidadeverde.com

Homem tem auxílio emergencial levado por assaltantes em Esperantina

Um homem de Matias Olímpio teve o relógio, aparelho de telefone celular, capacete, motocicleta e todo o valor do auxílio emergencial levados por uma dupla armada.

Segundo a vítima,  tudo aconteceu na manhã desse domingo(14) quando ele retornava de Esperantina pela BR 222 na altura da localidade Morada Nova.

De acordo ainda com a vítima ele foi amarrado, levado para uma região de mata fechada e  somente conseguiu se soltar na manhã do dia seguinte. Não há ainda informações dos homens que realizaram o assalto.

João Bandeira
[email protected]

Estudantes de Esperantina recebem kits didáticos e de alimentação nesta segunda-feira (15)

A Prefeitura de Esperantina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciará, nesta segunda-feira (15), a distribuição de kits com material didático para os estudantes da rede municipal de ensino. Na oportunidade, também realizará a entrega da segunda etapa de distribuição dos kits de merenda escolar para os alunos.  

A prefeita de Esperantina, Vilma Amorim, fala sobre a entrega dos kits. "Esses kits fazem a diferença na vida dos nossos alunos e das famílias. Sabemos o quanto essa pandemia causou grandes impactos na Educação com a suspensão das aulas. Por isso, estamos fazendo de tudo para assegurar o ensino com qualidade e acompanhamento profissional, junto com as orientações do Conselho Nacional de Educação (CNE)", afirma.  

De acordo com o secretário municipal de Educação, Francinaldo Nunes, cerca de 7 mil alunos das 42 escolas da rede municipal receberão esse material, para estudarem na quarentena.  

"É nosso dever garantir o ensino de qualidade e promover medidas que assegurem melhores condições de vida para os alunos e suas famílias”, pontua. 

O secretário reforça os cuidados que os pais ou responsáveis pelos alunos devem ter na hora de receber os kits nas escolas. "Quanto ao recebimento dos kits da merenda escolar e atividades, reforçamos a importância de se evitar aglomerações no local, usar máscaras, respeitar a distância de 2 metros, não cumprimentar conhecidos com as mãos, beijos ou abraços, e, se tiver com algum sintoma da covid-19, pedimos para não sair de casa”, finaliza. 

Da Redação
[email protected]

Alunos de Esperantina receberão merenda e produtos didáticos na quarentena

A Prefeitura de Esperantina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciará, nesta quarta-feira (10), a distribuição de kits com material didático para os estudantes da rede pública municipal de ensino, para que continuem os estudos de casa, durante a quarentena. Cerca de 7 mil alunos das 42 escolas da rede municipal receberão o material.

A iniciativa segue as orientações do Conselho Nacional de Educação (CNE), para reduzir os impactos da suspensão das aulas, em decorrência da pandemia de Covid-19. Além disso, a Prefeitura também garantiu a segunda etapa de distribuição dos kits de merenda escolar para os alunos.

"Entregues as apostilas e os kits de alimentação escolar para todos os estudantes da rede pública municipal de ensino. É nosso dever continuar proporcionando ensino de qualidade e promovendo medidas que assegurem melhores condições de vida para os alunos e suas famílias”, pontua o secretário de Educação, Francinaldo Nunes.
 
O secretário ressalta que "os alunos não ficarão sem atividades durante a quarentena. O material didático abrange todas as disciplinas, de maneira que os estudantes realizarão as atividades escolares de casa, que serão, posteriormente, avaliadas pelos professores”. A entrega dos kits será feita aos pais ou responsáveis dos alunos, que também devolverão o material para correção das atividades pelos professores.

Da Redação
[email protected]

Prefeitura de Esperantina adquire mil testes e amplia diagnóstico de coronavírus

Foto: Prefeitura de Esperantina

A Prefeitura de Esperantina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, adquiriu mil novos testes rápidos para o diagnóstico da covid-19. O aumento na capacidade de realização de exames será fundamental no enfrentamento à doença no município e irá atender às necessidades do Centro de Triagem, que foi instalado para receber pacientes que apresentarem os sintomas.

Os recursos para a aquisição dos novos testes foram recebidos do Fundo Nacional de Saúde e somam mais de R$ 147 mil reais. O cidadão pode conferir mais detalhes da compra por meio do Portal da Transparência Municipal. A prefeita Vilma Amorim comenta que a compra dos testes é mais um passo estratégico para fortalecer o enfrentamento da doença no município.

 “Seguimos ampliando o diagnóstico de coronavírus em Esperantina. Essa é a segunda compra de testes que a Prefeitura fez. Dessa vez, são mil testes rápidos que vão ajudar no trabalho de prevenção e enfrentamento da Covid-19. Os testes foram adquiridos com recursos recebidos do Fundo Nacional de Saúde para enfrentamento da pandemia. Com a identificação mais ágil de novos casos, continuaremos fazendo o acompanhamento para o tratamento devido. Conto com ajuda de todos”, afirma a gestora.

 Na última segunda-feira (1º), a Prefeitura inaugurou o Centro de Triagem para suspeitos de Covid-19. Desde então, o centro disponibiliza o primeiro atendimento para quem apresentar sintomas leves a moderados da doença. De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 14h às 17h, o cidadão ou cidadã pode procurar o centro, que fica localizado no Centro Municipal de Fisioterapia, R. Patriotino Lages Rebelo, ao lado do Teatro Municipal. No local, o paciente será avaliado sobre a necessidade de fazer o teste para Covid-19 de acordo com os sintomas apresentados. 

Da Redação
[email protected]
 

Esperantina: jovem morre após colisão em barranco de piçarra

Foto: reprodução redes sociais

O acidente que matou o frentista de posto de combustível, Luis Henrique Santos Lustosa, de 22 anos de idade, em Esperantina ocorreu na noite desta quinta-feira (4) por volta das 19h30,  após ele colidir de motocicleta em um barranco de piçarra na rua Euclides Ferreira Fenelon, no bairro Morro da Chapadinha Norte.

Luís Henrique estava retornando para casa quando ocorreu o acidente. A vitima foi socorrida por uma equipe do Samu da cidade de Esperantina, mas devido a gravidade dos ferimentos morreu no Hospital Estadual Doutor Júlio Hartaman.

O acidente com Luís Henrique Santos Lustosa comoveu moradores do município de Esperantina e região.

João Bandeira
[email protected]

Esperantina terá um centro de triagem para pacientes com Covid-19

Foto: Prefeitura de Esperantina

A Prefeitura de Esperantina reuniu médicos, enfermeiros e dentistas, no pátio da Ação Social Esperantinense (Asesp), nesta quarta-feira (27), para alinhar o protocolo de atendimento do Centro de Triagem para suspeitos de Covid-19.

A partir de segunda-feira (1º), o centro funcionará onde atualmente é a Clínica Municipal de Fisioterapia. A estrutura será montada com a finalidade de garantir que pessoas com sintomas leves, similares aos provocados pelo novo coronavírus, como coriza, febre e tosse, sejam atendidas com mais agilidade e sem entrada no ambiente hospitalar, destinado ao atendimento de casos graves da doença.

De acordo com a secretária de Saúde, Elizângela Amorim, até então o paciente que apresenta sintomas de Covid-19 procurava uma unidade da rede primária de saúde, como uma UBS (Unidade Básica de Saúde), para atendimento inicial. A partir de segunda-feira (1º), todo primeiro atendimento passará a acontecer no Centro de Triagem e somente depois será feito o encaminhamento devido.

“O centro de triagem fará um atendimento voltado às pessoas com suspeita de Covid-19. Será uma estrutura temporária que deve contribuir para organizar e atender a demanda com mais agilidade e segurança. É mais uma ação da Prefeitura de Esperantina para ampliar a rede de saúde durante a pandemia”, explica.

O encontro com os profissionais de saúde serviu ainda para definir o protocolo de atendimento e o fluxo de acordo com as instruções do Ministério da Saúde. “Caso o profissional de saúde não identifique quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o paciente será orientado pelos profissionais da UBS de referência quanto à necessidade de permanecer em isolamento domiciliar até o final dos sintomas”, esclarece Elizângela Amorim. 

Da Redação

[email protected]

Cidade de Esperantina ganha nova ponte na zona rural do município

Foto: Prefeitura de Esperantina

A Prefeitura de Esperantina, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, está construindo uma nova ponte na localidade Limoeiro. Antes feita com madeira, a nova obra foi projetada para execução em concreto, que dará mais firmeza e segurança aos moradores e visitantes da região. A ponte fica localizada na estrada que dá acesso às comunidades Fortaleza, Tapuio, Pedrinhas e Campestre.

Segundo a prefeita Vilma Amorim, após concluída, a obra deve minimizar o risco de inundação, que geralmente acontece no período chuvoso e dificulta o tráfego. “Estamos construindo uma nova ponte na localidade Limoeiro. A obra vai beneficiar a população, garantindo o acesso às comunidades Fortaleza, Tapuio, Pedrinhas e Campestre. A ponte será de concreto e foi projetada para oferecer segurança aos moradores e visitantes. É mais uma ação da Prefeitura para melhorar a vida dos esperantinenses”, comenta a gestora.

 De acordo com o secretário de Infraestrutura, Antônio do Vale, a recuperação da ponte faz parte de uma ação estratégica da Prefeitura para garantir a locomoção das pessoas na zona rural, principalmente após o período chuvoso. “A previsão de entrega da nova ponte está para o final deste mês de maio. Nosso trabalho, nesse momento, é de intensificar a execução de serviços como esse para garantir a manutenção das estradas rurais e o acesso às comunidades. Além do Limoeiro, a ponte na localidade Tabulheirinho está sendo concluída e a estrada da Chapada de São Miguel ao Mundo Novo foi recuperada. São ações que melhoram as condições das vias após o último período chuvoso”, esclarece. 

Da Redação
[email protected]

Covid-19:Prefeitura de Esperantina adquire novos testes rápidos

Foto: Prefeitura de Esperantina

A Prefeitura de Esperantina, por meio da Secretaria de Saúde, adquiriu mais 100 testes rápidos de Covid-19. O objetivo é ampliar ainda mais a testagem e o monitoramento dos casos suspeitos da doença no município. O investimento foi de R$ 16 mil reais. Os novos testes complementam o restante recebido pelo município por meio da Secretaria Estadual de Saúde e pelo Ministério da Saúde.

Segundo a Secretaria de Saúde, os testes continuarão sendo realizados em profissionais da saúde, que estão na linha de frente, e em cidadãos que apresentarem sintomas gripais.

“Estamos ampliando a capacidade de testagem da Covid-19 em Esperantina. O município adquiriu mais 100 testes, um investimento de R$ 16 mil. Os testes rápidos complementam os que já recebemos pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde. Continuaremos aplicando os testes em profissionais da saúde e em cidadãos com sintomas gripais. Em breve, faremos mais blitz de testagem rápida”, esclarece Vilma Amorim, prefeita de Esperantina.

Da Redação

redaçã[email protected]

Covid-19: Prefeitura de Esperantina realiza blitz de testagem em Mercado

Foto: Prefeitura de Esperantina

O Mercado Público Municipal de Esperantina foi o primeiro espaço a receber a blitz de testes rápidos para identificação de casos de Covid-19 em Esperantina. A ação foi realizada na manhã desta segunda-feira (18) e trata-se de uma estratégia adotada pela Prefeitura, em parceria com o Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman, para reforço às ações de enfrentamento à pandemia no município. Cerca de 100 testes rápidos foram realizados. 

No local, os feirantes e comerciantes passaram, primeiramente, por avaliação médica, seguida do teste gratuito para Covid-19. A abordagem da blitz foi feita também com pessoas que costumam frequentar o local, sem aviso prévio à população. Os cidadãos tiveram a temperatura aferida através de um aparelho em formato de pistola e o exame realizado, in loco, a partir da amostra de sangue do paciente.

Na ocasião, são preenchidos os dados pessoais em uma ficha, incluindo o número do celular. O resultado será encaminhado até quarta-feira (20) por meio do número informado no cadastro. Se der positivo para Covid-19, o cidadão será orientado a fazer o isolamento e fará a contraprova. Toda a família também será verificada.

Foto: Prefeitura de Esperantina

A prefeita de Esperantina, Vilma Amorim, acompanhou de perto a ação. A gestora se disse satisfeita com a receptividade da população presente na primeira operação. “Seguindo todos os cuidados e orientações de saúde, disponibilizamos uma tenda para os profissionais da saúde fizessem o atendimento. O nosso objetivo é ampliar o acesso dos testes rápidos à população e promover a conscientização sobre os métodos de prevenção da Covid-19. Essa é mais uma medida que a Prefeitura está tomando. Aquela pessoa que testar positivo deverá se conscientizar e se colocar em isolamento. Com isso, o risco de contaminação de outras pessoas será muito menor. Foi muito satisfatório e vamos continuar fazendo esse tipo de ação”, afirma a gestora. 

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Elizângela Amorim, os profissionais da saúde receberam um treinamento para realizar a ação. Além disso, a Prefeitura garantiu todos os equipamentos de proteção individual, no intuito de evitar possível transmissão da Covid-19. 

“Com a ampliação das testagens, os casos suspeitos e confirmados devem aumentar, mas é importante ter a informação mais próxima da realidade. É importante reafirmar também que quanto maior for o nosso compromisso com a prevenção, melhor para todos. Nossos profissionais da saúde estão preparados para o atendimento”, comenta.

Da Redação
[email protected]

Rios começam a baixar na região Norte; Esperantina tem 600 pessoas afetadas

  • prefeitura_esperantina_casas.jpg Prefeitura de Esperantina
  • esperantina_chuva_alagada.jpg Prefeitura de Esperantina
  • esperantina_casa.jpg Prefeitura de Esperantina
  • esperantina_ascom.jpg Prefeitura de Esperantina
  • esperantina_ascom_alagados.jpg Prefeitura de Esperantina
  • esperantina_alagado.jpg Prefeitura de Esperantina

Os rios Marathaoan e Longá começaram a baixar, mas ainda estão acima da cota de inundação nas cidades de Barras e Esperantina. Segundo boletim divulgado na tarde desta sexta-feira (13) pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), em Barras o nível é de 5,07 metros. Já em Esperantina, o Longá chegou a 8,32 metros. 

Em Esperantina, cerca de 600 pessoas foram afetadas. Na zona Rural, segundo a Secretaria de Assistência Social, 24 famílias estão ilhadas. "O rio está esvaziando de forma lenta, mas está. Através de canoas a gente chega na zona Rural para fazer o monitoramento", informou a secretária de Assistencia Social de Esperantina, Regina Silva.

Os dados divulgados pela secretária apontam 17 família em abrigos, 30 famílias em casas alugadas ou de familiares, 90 famílias afetadas, mas que não saíram de casa, além das 24 famílias isoladas na zona rural.

"Quem está no abrigo a prefeitura está mandando café, almoço e janta. A Defesa Civil já nos informou que está mandando cestas para atender as outras famílias", informou a secretária.

Em Barras foram feitas 82 remoções, sendo 17 para abrigos públicos, uma para aluguel social, 65 para o família acolhedora.

Hérlon Moraes
[email protected]

Posts anteriores