Cidadeverde.com

Samu registra cinco atendimentos por dia no mês de maio

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, em Esperantina, registrou uma média de cinco atendimentos por dia, somente no mês de maio. Entre as ocorrências, acidentes de trânsito envolvendo, principalmente, motociclistas. O balanço mensal apontou ao total 150 atendimentos, o maior número registrado desde o início do ano. 


A enfermeira Valmira Policarpo, coordenadora do Samu no município, destaca que o número de atendimentos é gradativo e além de acidentes de trânsito, algumas ocorrências envolvendo quedas, também não são raras.


Em maio, foram registradas 26 urgências traumáticas (acidentes), 14 urgências obstétricas (gestante), três urgências psiquiátricas (crise nervosas e convulsiva), cinco quedas, um parto, um óbito e 100 ocorrências diversas.

Em Esperantina, o Samu conta com duas viaturas de suporte básico de vida, tripulada por um técnico de enfermagem e um socorrista.

"O Samu de Esperantina atende a qualquer tipo de chamada, seja ela urgência clínica, traumática, obstétrica e psiquiátrica, 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive feriados", destaca a enfermeira Valmira Policarpo, coordenadora do Samu. 


Graciane Sousa

Acusado de homicídio é executado com seis tiros de pistola

O homem identificado João Paulo Araújo Lima, conhecido como Cabeção, foi executado com pelo menos seis tiros de pistola, no Conjunto Bernardo Rego, em Esperantina. De acordo com policiais da Força Tática, 4ª Companhia do 12º Batalhão, a vítima era natural da cidade de Luzilândia e seria acusado de um assassinato, há alguns anos. 

                             Fotos: Jornalesp

O crime ocorreu por volta das 20h30, desta terça-feira (03) e com a vítima foi encontrado a chave de um veículo, que seria de Yuri Rabelo, detido para prestar esclarecimento e liberado em seguida. 



A Polícia Civil de Esperantina investiga o caso e ainda não há pistas sobre o autor e a motivação para o homicídio. 


Graciane Sousa

TRE anula sentença que cassou prefeito Lourival Bezerra

O juiz João Gabriel Furtado Batista, do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, acatou o recurso interposto pela defesa do prefeito de Esperantina, Lourival Bezerra, e determinou a anulação da sentença que cassou o gestor na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) .

 
De acordo com a decisão do magistrado, não houve direito de ampla defesa contra as provas apresentadas pelo juiz da 41ª Zona Eleitoral de Esperantina, Ulysses Gonçalves da Silva Neto, zona de origem da ação. Com a anulação, a AIJE retorna à zona eleitoral de origem e deverá ser refeita.
 
No seu parecer, o juiz João Gabriel Furtado argumenta a anulação da cassação observando que os documentos da ação foram juntados “após encerrada a instrução processual, sobre os quais as partes não foram chamadas a apresentar manifestação e por ter o juiz eleitoral proferido decisão considerando-os”.
 
O prefeito de Esperantina, Lourival Bezerra, afirma ter recebido a decisão do Tribunal Regional Eleitoral com tranquilidade. 

"A verdade é indefensável. Uma hora ou outra ela vem à tona, destruindo a maldade e a mentira. Nossa confiança se renova a cada dia e temos certeza de que, muito em breve, a Justiça será feita por completo”.
 

Da Editoria de Cidades

Prefeitura de Esperantina entrega dois novos veículos à Saúde

A prefeitura de Esperantina entregou, nesta segunda-feira (26), dois novos veículos para serem usados à disposição da Saúde Municipal. Os dois carros, modelos Fiat Uno, foram adquiridos graças a solicitação do prefeito Lourival Bezerra junto ao deputado federal Marllos Sampaio (PMDB), que destinou emendas parlamentares.

 
De acordo com o prefeito Lourival Bezerra, os veículos serão utilizados para atender à população por meio da Estratégia de Saúde da Família, garantindo deslocamento de equipes de profissionais para as Unidades Básicas de Saúde localizadas na zona rural do Município e outras regiões mais distantes.
 
“Queremos garantir total acesso dos esperantinenses aos serviços de saúde, uma prioridade de nossa gestão. Só podemos imprimir um modelo de desenvolvimento eficaz, no que toca ao real crescimento de Esperantina, se garantirmos qualidade de vida à pessoas, e é o que temos feito”, pontua Lourival.


A solenidade de entrega dos dois carros aconteceu no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e contou com a presença do deputado Marllos Sampaio, do deputado estadual Themístocles Filho (PMDB), do secretário de Saúde de Esperantina, Júlio César, demais secretários municipais, vereadores e profissionais de saúde.
 
Mais obras na Saúde
 
O prefeito Lourival Bezerra destaca as obras que a prefeitura tem implementado na Saúde de Esperantina desde que assumiu a gestão, no ano passado. Lourival enfatiza a importância de parcerias com os governos Estadual e Federal, no sentido de incrementar os recursos a serem investidos no município.
 
O município está providenciando a construção de cinco novas Unidades Básicas de Saúde, já licitadas no valor total de R$ 2,4 milhões. A prefeitura também conseguiu recursos para aquisição de equipamentos para o setor, construção de duas Academias Públicas de Saúde e aquisição de mais dois automóveis.

Da Editoria de Cidades

Prefeito acionará Justiça após ter cédula distribuída com sua foto

O prefeito de Esperantina, Lourival Bezerra entrará com ação judicial contra os autores de um panfleto distribuído durante a madrugada desta  quinta-feira (22) no município. O panfletos tem formato de cédulas de real com a fotografia do prefeito Lourival Bezerra e o texto "24 mil de propina". 


Para identificar os acusados, o prefeito já esteve na delegacia de Polícia Civil onde registrou boletim de ocorrência. Em nota oficial o prefeito afirmou que os autores são "inimigos do povo esperantinense" e ainda chama de "covardes". Segundo o gestor providências estão sendo tomadas para identificar os responsáveis pela distribuição.

Leia na íntegra:

O prefeito de Esperantina, Lourival Bezerra, registrou boletim de ocorrência na delegacia do município para apurar a origem de panfletos ofensivos a sua imagem, distribuídos na cidade na madrugada desta quinta-feira (22).

 Os panfletos, em formato de cédula de dinheiro, são ilustrados com uma fotografia de Lourival, contendo o texto “24.000 mil de propina”. Em mensagem lançada em seu perfil pessoal no Facebook, o prefeito repudia o ocorrido e pede apoio da população.

Lourival Bezerra afirma que o ato parte dos “inimigos do povo esperantinense” e os acusa de “covardes”. “O que justifica tamanho desespero e covardia? E já opino sobre a resposta: a maneira diferente de administrar esta cidade, com equilíbrio, boa-fé, responsabilidade e, acima de tudo, decência”, diz.

O prefeito de Esperantina afirma, ainda, que “o que incomoda os que me atacam na calada da noite é o trabalho que estamos desempenhando na Prefeitura de Esperantina. Eles não aceitam ver nossa cidade progredir, evoluir, reagir”.

“Venho aqui tranquilizar toda a população de Esperantina de que continuo firme e inabalável no sentido de trabalhar por uma cidade cada dia melhor”, finaliza o prefeito Lourival Bezerra, que está tomando outras providência para encontrar os responsáveis pelo crime.


Entenda o caso

O prefeito Lourival foi cassado duas vezes após a divulgação de vídeos onde aparece  supostamente oferecendo propina. Os vídeos foram divulgados por um empresário da região.

Ruas de Esperantina recebem novo recapeamento de 60 mil metros quadrados

O asfaltamento de 60 mil metros quadrados de ruas de Esperantina segue em ritmo acelerado. A obra, fruto de parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado, teve início no dia 14 de abril.

 
Moradores que acompanham a pavimentação veem no processo o progresso chegando a Esperantina. É o que acredita senhor Chico, que mora na Rua Marechal Deodoro.
 
“Esperantina merecia passar por mudanças como essa. Estava mais que na hora de aparecer alguém pra cuidar da cidade e o prefeito Lourival Bezerra está de parabéns. Ele veio pra mudar a nossa história”, afirma.
 
O prefeito Lourival Bezerra destaca que o asfaltamento melhora a vida das pessoas, na medida em que garante infraestrutura de qualidade, imprimindo um processo necessário de urbanização da cidade.
 
“Algumas das maiores reclamações na maioria dos municípios é, exatamente, com relação a calçamento e asfalto. Garantindo essa estrutura, estamos garantindo o direito de ir e vir dos cidadãos”, pontua.
 
Ao todo, 10 quilômetros de vias serão pavimentados com asfalto do tipo Concreto Betuminoso Usinado a Quente, o CBUQ, de grande durabilidade e qualidade.

Da Editoria de Cidades

Abóbora com as cores do Brasil vira atração em sítio

Em ano do mundial do futebol no Brasil, uma abóbora verde amarela tem despertado a curiosidade de moradores do município de Esperantina, a 174 km de Teresina. 

                             Fotos: Bié/blogdopaulomelo.com

O legume- que parece pintado à mão, apareceu em um sítio na localidade Mocós, zona rural do município ao norte do Piauí. Das várias sementes de abóboras plantadas, apenas uma nasceu com as cores do Brasil.


Segundo o agricultor, a "abóbora canarinho" não será vendida e nem servirá ao consumo humano, permanecendo intacta, pelo menos, até o final do mundial do futebol.


Com informações Blogdopaulomelo

Prefeitura de Esperantina realiza ato contra abuso a crianças e adolescentes

A prefeitura de Esperantina realizou, nesta segunda-feira (19), ato contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e contra o trabalho infantil.
 

O ato faz parte da programação do Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado no dia 18 de maio.
 
Em Esperantina, a prefeitura organizou uma marcha pelas ruas da cidade, da qual participaram centenas de pessoas, dentre crianças, adolescentes e pais.

 
“É uma causa à qual estamos comprometidos. Temos de trazer esse tema para nossa responsabilidade, já que somos nós quem garantimos a segurança de nossas crianças”, destaca o prefeito Lourival Bezerra.
 
A atividade foi coordenada pela Secretaria de Assistência Social de Esperantina, em parceria com o Centro de Referencia da Assistência Social (CRAS), Centro Especializado de Referencia da Assistência Social (CREAS), Conselho Tutelar e outros.

Da Editoria de Cidades

Delegacia de Esperantina está sem delegado há mais de dois meses

Sem delegado há mais de dois meses, os inquéritos policiais da 13ª Delegacia Regional de Policia Civil continuam parados. Casos de flagrante estão sendo registrados pelo delegado titular de Luzilândia, Maycon Kaestner. Boletins de ocorrência estão sendo realizados por agentes de Polícia Civil.


O município de Esperantina, a 174 km de Teresina está sem titular desde o dia 17 de março, após a morte do delegado Lucas Craveiro, assassinado em Fortaleza, no Ceará,. 

Ao Cidadeverde.com, o secretário de Segurança Pública, Luis Carlos Martins, disse que um novo delegado titular já foi nomeado e será empossado em breve. 


Graciane Sousa

Prefeitura concede incentivos para realização de quadrilhas juninas

A prefeitura de Esperantina concedeu incentivo cultural de R$ 7 mil para que quadrilhas juninas Luar do Sertão e Sanfona Branca representem o município durantes os festejos juninos pelo Piauí. Os recursos foram repassados pelo secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Thiago Henrique, e pelo chefe de gabinete da prefeitura, Júnior Melo.

 
“A prefeitura tem um compromisso com o desenvolvimento sociocultural de Esperantina, principalmente como forma de fortalecer ações de inclusão social”, observa Thiago Henrique.
 
O prefeito Lourival Bezerra destaca que o incentivo à cultura é um dos pontos para alavancar o desenvolvimento social.
 
“Não podemos garantir o crescimento municipal sem contemplarmos a cultura de nosso povo. Valorizar a nossa cultura é reafirmar e consolidar a nossa própria identidade individual e coletiva”, destaca o prefeito de Esperantina.


Da editoria de Cidades

Posts anteriores