Cidadeverde.com

Moto roubada de professora quebra durante fuga e suspeitos são presos

Em menos de meia-hora, a Polícia Civil conseguiu recuperar uma motocicleta furtada de uma professora no centro de Esperantina. A vítima havia havia estacionado o veículo em frente ao prédio do INSS no fim da tarde de ontem (12). Para furtar a moto, os suspeitos utilizaram uma chave 'micha', utilizada por bandidos para a abertura de diversas fechaduras.

"O local é de intensa movimentação e os suspeitos, dois jovens de 17 anos de idade, se aproveitaram disso. O furto ocorreu por volta das 17h. A vítima acionou rapidamente a Polícia Civil e em 20 minutos conseguimos apreender a dupla. Eles utilizaram uma chave micha, mas durante a fuga a moto deu prego e os policiais chegaram na hora e fizeram o flagrante", explica o Delegado Regional de Esperantina, Igor Gadelha.

Além do furto à moticicleta, os adolescentes confessaram outros delitos, ressalta o delegado. "Eles confessaram o furto de mais uma biz, celulares e cinco bicicletas. Os objetos ainda não foram recuperados e estamos investigando. Os dois residem no Conjunto Bernardo Rego", finaliza. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Encomenda de maconha é descoberta em bagageiro de ônibus

Foto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu cerca de 8 quilos de maconha que estavam sendo transportadas em um ônibus interestadual que vinha de Brasília- DF com destino ao município de Esperantina. A abordagem ocorreu por volta das 4h, desta quinta-feira (05), no posto da PRF entre as cidades de Teresina e Altos. 

De acordo com o inspetor Fabrício Loiola, a droga era transportada como encomenda no compartimento de bagagem de mão. 

"A droga estava bem lacrada e em razão das suspeitas, os PRFs decidiram abrir e encontraram a maconha dividida em tabletes de tamanhos variados. No ônibus tinham alguns passageiros, mas a suspeita é que o material seria do motorista que, provavelmente, estivesse levando o material para o inteirior do estado pelo dinheiro oferecido para fazer esse tipo de transporte", explica Loiola.

O condutor do ônibus identificado pelas iniciais B.S.C foi encaminhado à delegacia. Pela imagem é possível observar que ainda a encomenda tinha remetente e destinatário, informações que deverão ser apuradas pela Polícia Civil.  


Graciane Sousa
[email protected]

Vídeo: Bandido armado rende funcionários e assalta padaria em Esperantina

Um vídeo que mostra a ação de um assaltante a uma padaria no centro da cidade de Esperantina está circulando nas redes sociais e chama atenção dos internautas. O fato ocorreu às 21h35 da segunda-feira (26). 

 

 

 

Nas imagens, é possível ver o indivíduo de bermuda e camisa listrada rendendo com um revólver um funcionário logo na entrada do estabelecimento. O criminoso entra com arma em punho e está com um capacete que cobre parcialmente a sua cabeça. Agressivo, ele obriga os funcionários a entregarem o dinheiro do caixa e também seus pertences como celular e bolsas.

O delegado de Esperantina, Igor Gadelha, informa que o criminoso já foi identificado. “Já ouvimos testemunhas que reconheceram através de fotos e estamos solicitando à Justiça os pedidos de prisão. Além de dinheiro e dos objetos, ele também levou a chave de uma moto para evitar que as vítimas fossem à delegacia. Naquele horário, a padaria já estava fechando”, descreveu.

 

Carlos Lustosa Filho
[email protected]

Acusados de matar delegado Lucas Craveiro tinham emprego fixo

A presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Piauí (Sindepol), delegada Andrea Magalhães, acompanhou a audiência de instrução do processo que julga os suspeitos de envolvimento na morte do delegado da Polícia Civil do Piauí, Lucas Craveiro Alves. Segundo ela, surpreendeu o fato de todos os acusados terem carteira assinada, como trabalhadores profissionais. 

"Eles já estavam no terceiro assalto, mesmo tendo trabalho formal. Um deles era gesseiro e outro atendente de loja de auto peças. Não podemos mais conviver com isso e se acostumar com isso. Vamos cobrar e pedir punição máxima. O Lucas era um excelente delegado a pesar de jovem, prestou um excelente serviço e inclusive até hoje é reconhecido e lembrado. É uma perda para o Estado e para sociedade, disse a delegada.

Dos seis réus do caso, quatro foram ouvidos na 1ª Vara Criminal da Comarca de Fortaleza, nesta quinta-feira (22). Devido a um atraso na escolta dos presos, os últimos dois acusados serão interrogados no dia 24 de março e o processo entrará na fase de alegações finais da acusação e defesa e estará concluído para julgamento.

"As provas são bem contundentes e acreditamos no compromisso e competência da Justiça cearense. Audiência bem detalhada com várias perguntas, mas bem elucidativa. O inquérito policial foi muito bem instruído e detalhado", disse a delegada. 

Lucas Craveiro era Delegado Regional de Polícia Civil em Esperantina e foi morto a tiros quando estava de folga no dia 17 de março do ano passado, em Fortaleza. Ele saía de uma lanchonete na Avenida Washington Soares e foi atacado por bandidos armados. Houve tiroteio, que terminou na morte do delegado e com um assaltante baleado. 

Estão presos Lindoval Vicente da Silva Júnior, Francisco Renato Marques, Francisco Rodrigo Marques Silva, Francisco Antônio Vieira, Pedro Paulo Alves e Jardel de Souza Façanha. Os acusados poderão responder pelos crimes de latrocínio, formação de quadrilha, roubo de carro e porte ilegal de arma.


Graciane Sousa
[email protected]

Foragido da Major César é preso cometendo outro crime em Esperantina

  • esp-moto.jpg Divulgação delegacia Esperantina
  • danilo-esp.jpg Divulgação delegacia Esperantina
  • esp.jpg Divulgação delegacia Esperantina

Foragido da Major César é preso cometendo outro crime em Esperantina 

Policiais militares da Força Tática de Esperantina prenderam Danilo Roberto da Silva, 25 anos, acusado de furtar uma motocicleta. Durante a investigação, foi descoberto que ele era foragido do sistema prisional. 

A moto foi furtada e encontrada na casa de Danilo, ontem(10), por volta das 23h30. Ele foi conduzido para a Delegacia de Esperantina. 

De acordo com delegado de Esperantina, Igor Gadelha, nas investigações foi descoberto que Danilo estava cumprindo pena de quatro anos e dois meses por roubo na Colônia Agrícola Major César, mas estava foragido.

“Amanhã o pessoal da penitenciária já está vindo buscá-lo”, destacou o delegado, que ainda investiga participação do preso em outros roubos. 

Matias Olímpio

 O delegado informou ainda que foi preso, também na noite de ontem(11), José Ribamar da Silva, 46 anos, vulgo Turrú. Ele foi autuado com 18 pedras de crack, dois tabletes de maconha, que foram encontradas na casa dele e ainda seis trouxas de maconha e quatro de cocaína, além de R$ 314. 

A prisão feita por policiais militares na localidade Caiçara e conduzidos a Delegacia de Esperantina neste domingo onde ele foi autuado por tráfico de drogas. 

Caroline Oliveira e Yala Sena 
[email protected]

Motorista tem a cabeça esmagada pela própria carreta em Esperantina

  • esp-carreta.jpg JornalEsp
  • esp-carreta1.jpg JornalEsp
  • esp-carreta2.jpg JornalEsp

O motorista, conhecido como João das Máquinas, morreu no início da tarde deste sábado(03), depois que o pneu dianteiro do caminhão que dirigia passou por cima de sua cabeça. João teria deixado o veículo ligado para observar um vazamento de óleo, mas escorregou e caiu com a cabeça debaixo do pneu. 

De acordo com informações do JornalEsp, o fato aconteceu na rua José de Sousa Campos, em Esperantina, por volta das 13 horas. O motorista parou para lavar o caminhão, mas desistiu e iria seguir viagem, porém ao ver o vazamento de óleo desceu para olhar e foi para baixo do caminhão, quando escorregou e tentou se segurar no próprio veículo que desceu em cima de sua cabeça.  

O motorista teve morte imediata. Ele era natural de Barras, tinha aproximadamente 45 anos e trabalhava para uma construtora no transporte de máquinas pesadas para terraplanagem. 

A Polícia Civil esteve no local para realizar a perícia e o corpo foi encaminhado para o necrotério do Hospital Regional Julio Hartman para a realização de exame cadavérico.

 

Caroline Oliveira
Com informações do JornalEsp
[email protected]

Jovem é preso com várias bicicletas roubadas, em Esperantina

Policiais de Esperantina, a 174 km de Teresina, apreenderam, na manhã desta sexta-feira (02), um menor de 17 anos portando armas de fogo e várias bicicletas roubadas.

 

 

A prisão aconteceu no conjunto habitacional Mão Santa, após denuncia anônima. De acordo com informações da polícia, na madrugada do dia 1° o jovem havia tentado atirar contra um vigia no centro de Esperantina.

Com o jovem a polícia apreendeu além de várias bicicletas, um revolver calibre 22 e uma espingarda de fabricação caseiro, do tipo "bate-bucha".

 

Luiz Carlos Júnior (Especial para o Cidadeverde.com)
Com informações Jornalesp
[email protected]

Agentes flagram túnel para fuga em massa e detento é morto dentro de presídio do PI

Atualizada as 16h33

Um detento foi morto por outro preso dentro da sela na trigem da penitenciária de Esperantina, a 174 km de Teresina. Segundo Kleiton Holanda, diretor administrativo do Sinpoljuspi, um tumulto ocorreu nesta tarde no local, após os agentes flagrarem um buraco que seria utilizado para uma fuga em massa na tarde desta quinta-feira (25).

"Lá houve um problema muito grande, um tumulto com presos batendo nas grades mas os agentes conseguiram conter a movimentação. Um túnel foi encontrado no pavilhão B e eles planejavam uma fuga em massa hoje a tarde ou amanhã no início da manhã", explicou Kleiton.

Segundo o diretor, o preso identificado como João Francisco de Sousa, foi morto pelo detento com quem dividia a cela, Rafael Tito de Araújo por volta das 14h desta quinta-feira. Rafael teria usado o cabo de um rodo para matar João.

"Durante a ronda os agentes encontraram João agonizando na cela, ainda prestaram socorro, mas não houve tempo. O Rafael usou o cabo de um rodo partido em três pedaços para matar o outro, que estava dormindo e foi golpeado com os pedaços no pescoço, depois Rafael colocou a cabeça de João no vaso sanitário da cela.", acrescentou o diretor.

O IML e a perícia foram acionados para fazer a remoção do corpo do detento.

Rayldo Pereira
[email protected]

Uma das traficantes mais procuradas no MA é presa em Esperantina

A polícia prendeu no final da tarde de quinta-feira (18), na cidade de Esperantina, Francisca das Chagas Carvalho do Nascimento, considerada uma das traficantes mais procuradas do estado do Maranhão. O delegado Igor Gadelha explica que ela tinha como base a cidade de São Bernardo no Maranhão, localizada a cerca de 80 quilômetros da cidade piauiense onde a suspeita foi capturada. 

“Ela estava na casa de uma irmã em Esperantina há cerca de dez dias. Fugiu do Maranhão quando a polícia de lá fez uma batida na casa dela e encontrou mais de um quilo de crack. Ela não tinha boca de fumo, mas era responsável pelo abastecimento de vários traficantes da região”, acrescentou Gadelha.

O delegado informou ainda que a suspeita está em Esperantina, mas deve ser transferida ainda nesta sexta-feira (19) para o Maranhão, onde deve permanecer presa.

 

 

Carlos Lustosa Filho
[email protected]

Preso suspeito de planejar vingança contra policiais civis e militares

Um dos fugitivos da penitenciária Major César, na semana passada, foi preso na cidade de Esperantina na noite desta terça-feira (16). De acordo com o Delegado Regional Igor Gadelha, Antônio Cleiton Alves dos Santos estaria na cidade planejando vingança contra policiais militares e civis, responsáveis por sua prisão, no mês passado. 
              
                          Fotos: Polícia Civil


O acusado responde por homicídio culposo de trânsito e contra ele existe ainda um processo transitado em julgado por porte ilegal de arma. Antônio Cleiton foi preso na residência da mãe no Conjunto Alecrim e não quis ser algemado. 

"Os policiais deram voz de prisão, mas ele resistiu, sendo contido e algemado. Ele foi preso há cerca de um mês em cumprimento a um mandado de prisão. Soubemos que o acusado estaria na cidade planejando uma vingança contra policiais civis e militares e vamos averiguar a veracidade das informações", explica Gadelha.

Antônio Cleiton foi encaminhado ao presídio de Esperantina e será recambiado a penitenciária Major César. 


Porte ilegal de armas






Também nesta terça-feira, o homem identificado como Francisco Cesanildo foi preso com uma arma artesanal. O acusado estava preso em Teresina e em liberdade condicional há três meses, com passagens pela Casa de Custódia.

"Acreditamos que ele atentaria contra um desafeto, mas o acusado nega e se manteve calado no depoimento", reitera Gadelha. Francisco Cesanildo foi preso na localidade Canto da Velha, durante abordagem da Polícia Militar. 


Graciane Sousa

Posts anteriores