Cidadeverde.com

Prefeita Vilma Amorim visita obra de escola modelo na zona rural de Esperantina

A obra da construção de uma escola modelo foi iniciada na manhã de quarta-feira (4) na localidade Km 7 na zona rural de Esperantina.

A obra está orçada no valor de R$935.111,35 em uma parceria do Governo Federal e a Prefeitura de Esperantina, através do Ministério da Educação, com recursos oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE.

Na manhã de hoje (05)  a prefeita Vilma visitou o canteiro de obras e viu de perto o andamento da construção da escola modelo que vai receber todos os alunos da região a partir de 2016.

 Vilma conversou com os operários que estão empenhados na obra e também ouviu dos moradores a felicidade de ter uma escola nova, moderna e bem mais confortável para que seus filhos tenham uma melhor aprendizagem. "Estamos com várias obras em andamento na cidade, tanto na zona urbana, como na zona rural, são escolas, quadras esportivas, unidade básica de saúde, creche e academia de saúde. Estamos fazendo a cidade se movimentar com a geração de emprego e renda para vários pais de de família que nesta crise em que passa o país estão tendo a oportunidade de trabalharem perto de suas casas e suas famílias". Disse a prefeita.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Homem invade igreja e troca agressões com pastora em Esperantina

Uma confusão em uma igreja evangélica terminou na delegacia em Esperantina, município a 174 km de Teresina. Tudo porque uma pastora, um pastor e um homem se envolveram em uma briga e trocaram agressões físicas dentro da igreja na última segunda-feira (2). 

O delegado titular do município, Igor Gadelha, explica que a discussão foi provocada pela titularidade de um terreno. “O terreno onde funciona a igreja, supostamente foi doado pelo homem que seria o agressor, ele parece ter a propriedade do terreno, diz que se arrepende da doação, que estava bêbado e agora quer de volta. Parece que ele chegou na igreja, não sabemos se durante o culto, ou não, e houve troca de agressões dele na pastora, da pastora nele e de outro pastor que também estava lá na hora”, explicou o delegado.

A violência foi tão grande que deixou hematomas no rosto da pastora que procurou a delegacia para denuncias a agressão. Porém, segundo o delegado, de acordo com o laudo pericial, o rapaz que seria o suposto agressor, saiu gravemente ferido da briga, e que será questionado quem de fato iniciou as agressões e quem se defendeu. 

“Essa semana todos serão ouvidos. Vamos apresentar a versão do laudo de corpo de delito e coletar as testemunhas pra saber como exatamente se deu o fato. O laudo mostra que ele recebeu muitas pancadas na cabeça, na região da têmpora e cortes profundos, mas precisamos formalizar as oitivas” acrescentou o delegado. 

Agressão não envolve Lei Maria da Penha 

Apesar da pastora ter sido agredida, segundo o delegado, o caso não envolve as diretrizes da Lei Maria da Penha. “Esta lei só se aplica nos casos onde há uma relação de intimidade, seja ela familiar ou amorosa e nesse caso não havia nenhuma relação entre eles. Então ambos poderão responder por lesão corporal”, completou.

Rayldo Pereira
[email protected]

Hospital Estadual Júlio Hartman registra recorde de partos realizados

O Hospital Estadual Júlio Hartman (HEJH), em Esperantina, registrou no mês de setembro um recorde no número de partos realizados. Foram 165 partos, sendo 79 normais e 86 cesáreos. Números superiores aos registrados em junho e agosto, quando foram realizados 141 partos, cada um. Até outubro, o hospital já realizou 1.222 partos.

O número expressivo do procedimento no último mês deve-se, segundo Alípio Sady, diretor geral do HEJH, às melhorias incrementadas pela Secretaria de Estado da Saúde. “O secretário de saúde fez investimentos em pessoal e a gente tem a garantia do serviço porque hoje não tem atraso de salário de profissionais, dois médicos por plantão desde janeiro. Quando tinha só um, o médico ficava impossibilitado de sair do atendimento no pronto socorro para o centro cirúrgico”, disse.

O hospital de Esperantina tornou-se referência, reforça Sady. “A população não procura mais outros lugares, procura direto o Hospital porque tem a garantia de que o centro cirúrgico está funcionando, que tem medicamentos. Quando você melhora na estrutura e organização da saúde, consequentemente você aumenta a demanda para aquele local. A gente diminuiu muito as transferências para Teresina, porque todos os dias da semana a gente tem obstetra, e resolvemos no hospital mesmo”.

Com atendimento prestado a uma população de 112 mil habitantes de municípios da região de Esperantina, o HEJH está sendo qualificado para Rede Cegonha. Programa que implanta novo modelo de atenção ao parto, do nascimento ao ao desenvolvimento da criança de zero aos vinte e quatro meses. “Para isso, teremos adequações na estrutura física do hospital. O projeto já está em fase de planejamento no setor de engenharia da Secretaria de Saúde”, revela Alípio Sady.

Além de ter realizado 1.222 partos, nos dez meses do ano, o Hospital oferece consultas, exames, tratamentos e pequenas cirurgias.

Veja o ranking mensal de partos:

Janeiro – 102

Fevereiro – 77

Março – 130

Abril – 131

Maio – 118

Junho – 141

Julho – 117

Agosto – 141

Setembro – 165

Outubro(até o dia 27) – 100

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Incêndio dura seis dias e deixa famílias desabrigadas em Esperantina

Um incêndio de grandes proporções atingiu a zona Rural do Município de Esperantina, a 174 km de Teresina, deixou duas família desabrigadas na região. O incêndio durou cerca de seis dias e precisou do reforço da prefeitura de quatro cidades e do Corpo de Bombeiros para ser apagado na tarde desta quarta-feira (14).

De acordo com a prefeita Vilma Amorim, as chamas começaram após a queima de mato para uma roça na última sexta-feira (09) e por conta das altas temperaturas e do vento acabou se alastrando e destruiu uma área de 12 km matando animais e destruindo duas casas, deixando famílias desabirgadas.  "A pessoa colocou fogo em uma roça e o fogo tomou uma proporção muito maior. Aqui venta muito e é lamentável uma situação de alerta como essa", desabafou a prefeita.

As famílias desabrigadas estão em casas de parentes. Segundo a prefeita todos os moradores conseguiram retirar seus pertences, mas as casas acabaram destruídas pelo fogo. "A assistência social está acompanhando essas famílias, já cadastrou e está dando a primeira assistência básica. Eles moram em área de acampamento e vamos ver com o INCRA como iremos proceder para reabrigar essas famílias", explicou a prefeita.

Participaram da operação para conter as chamas carros-pipa das prefeituras de Esperantina, Batalha, São João do Arraial e o Corpo de Bombeiros.

Vilma alerta ainda que se aproxima a temporada de queima de terrenos para as roças e acrescenta que "todo cuidado é pouco com essa prática", concluiu.

Rayldo Pereira
[email protected]

Padrasto é preso suspeito de estuprar enteada de 15 anos

Um homem identificado como Antônio da Silva Barbosa, 28 anos, foi detido pelos policiais da Força Tática de Esperantina, na noite de ontem(13), suspeito de abusar da enteada de 15 anos. De acordo com o comandante da PM no município, capitão Luís Gonzaga Albuquerque, a denúncia partiu de vizinhos e ele teria sido preso em flagrante. 

“Ele mora no Morro da Onça e a denúncia é de que já abusou de uma e já estava aliciando a outra de 12 anos”, declarou o capitão Albuquerque. 

No momento da prisão, a polícia apreendeu um facão e um pênis de borracha. 

O suspeito foi encaminhado para a Delegacia Regional de Esperantina onde será ouvido pelo delegado Igor Gadelha. Segundo o agente de plantão, Douglas, somente o delegado vai poder classificar o crime, já que há duas versões para o fato. 

“A mãe diz que ela foi forçada, mas a enteada disse que consentiu, que não teve uso de violência e até que iria fugir com ele. Mas, só o delegado vai dizer qual a qualificação depois que ouvi-lo”, explica o agente de polícia. 

Adriano convive com a mãe da garota, que tem 29 anos, há pelo menos quatro anos e teria iniciado o abuso à enteada há cerca de dois meses, quando ela ainda tinha 14 anos. 


Caroline Oliveira
[email protected]

Esperantina e São João da Fronteira empatam na 4ª rodada da Taça Norte de Futebol Amador

O Estádio Municipal Doca Ribeiro recebeu, nesse domingo (4), mais uma partida da III edição da Taça Norte de Futebol Amador. O campeonato está na fase de classificação. Fechando a 4ª rodada, as seleções de São João da Fronteira e Esperantina ficaram no empate sem gols.

A equipe de São João da Fronteira desperdiçou um pênalti aos três minutos finais do segundo tempo. O jogador Marden Queiroz chutou forte e a bola passou longe do gol. "Os dois times jogaram bem e o resultado foi justo. Não tive sorte e desperdicei um pênalti, pois chutei para fora. Este resultado nos deixa fora da próxima fase da Taça Norte de Futebol Amador", lamenta.

O resultado da partida deixa as duas equipes em situação complicada, pois o resultado não garante as vagas para a próxima fase do torneio. O jogo foi conduzido pelo árbitro Alro Luz Cardoso, auxiliado por Clébio Vieira Gomes e Rogério Magalhães Brito.

Com 12 seleções da região do Norte do Piauí e uma equipe do Ceará, a Taça Norte de Futebol Amador é organizada pela Prefeitura de Piracuruca através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL).

Participam do torneio as seleções de Brasileira, Buriti dos Lopes, Cocal, Esperantina, Parnaíba, Pedro II, Piracuruca, Piripiri, São João da Fronteira, São José do Divino, São João da Fronteira e Nova Russas (CE).?


Da Editoria de Cidades
[email protected]

Homem envolvido em desabamento que matou jovem pode ficar paraplégico

Além de matar um jovem de 19 anos, o desabamento de um barranco na zona rural de Esperantina, a 175 quilômetros de Teresina, pode deixar um homem de 32 anos paraplégico. A informação foi confirmada pelo Hospital de Urgência de Teresina (HUT), onde Silvan Miranda Pontes está internado.

Silvan era um dos três trabalhadores autônomos que trabalhavam na extração de areia no Povoado Mangueira quando um barranco desabou e acabou tirando a vida de Francinaldo Almeida da Silva - o jovem chegou a ser socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas já chegou ao Hospital Regional Júlio Hartman morto.

Também socorrido pela equipe do SAMU, Silvan chegou ao Júlio Hartman bastante ferido e com as duas pernas quebradas. Por causa do delicado estado de saúde, o homem de 32 anos foi transferido para o HUT, onde deu entrada por volta das 11h30.

No HUT, Silvan foi examinado e medicado, mas seu estado de saúde ainda é considerado delicado. O corpo médico do hospital, inclusive, não descarta a possibilidade o paciente ficar paraplégico.

Silvan, Francinaldo e mais um terceiro homem, Manoel Miranda Pontes, de 30 anos, foram soterrados na manhã desta quinta-feira (24) em um povoado na zona rural de Esperantina. A tragédia aconteceu quando o trio fazia extração de areia do local. O delegado Igor Gadelha falou sobre o caso, que abalou a cidade de 38 mil habitantes.

"Eram três trabalhadores autônomos. Eles foram encher o caminhão de terra no mesmo local onde já haviam retirado terra outras vezes. Foi quando ocorreu o desabamento. Eles eram acostumados a tirar terra da base do barranco, mas se esqueceram do topo, que ficou sem sustentação e acabou caindo sobre eles", relatou o titular da Delegacia de Esperantina.

Terceira pessoa envolvida no soterramento do Povoado Mangueira, Manoel Miranda Pontes teve apenas escoriações, mas está internado no Hospital Júlio Hartman, onde está em observação.

Flávio Meireles
[email protected]

Barranco cai, mata jovem soterrado e deixa outro gravemente ferido no PI

Um jovem de 19 anos morreu soterrado e outro ficou gravemente ferido enquanto trabalhavam cavando um barranco na comunidade de mangueira, zona Rural de Esperantina, município a 174 km de Teresina.  De acordo com o soldado Francisco de Assis da Força Tática da Polícia Militar, a vítima fatal foi identificada como Francinaldo Almeida Silva e seu colega Silvan Miranda Ponte, que cavavam o local, quando o barranco desabou sobre eles.

"Estava tudo seco e mesmo assim o barranco caiu por cima deles. Não sabemos em que obra eles estavam trabalhando mas só o Silvan conseguiu escapar, mas o estado dele é muito grave", descreveu o policial.

Os dois foram resgatados com vida e chegaram a ser levados para o Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman, porém Francisco não resistiu e veio a óbito. Silvan foi transferido imediatamente para o Hospital de Urgência de Teresina, por conta d agravidades dos ferimentos.

O local do acidente foi isolado e a Polícia Civil enviou uma equipe para colher informações no local. De acordo com o delegado titular de Esperantina, Igor Gadelha, ainda não é possível afirmar se será aberto um inquérito, mas a Polícia deve procurar os responsáveis pelo acidente. "Estamos aguardando o retorno das equipes para saber os procedimentos a serem tomados, mas vamos descobrir se ele realmente estava trabalhando e se ele estava fazendo isso para terceiros e encontrar a responsabilidade de alguém", explicou o delegado.

Rayldo Pereira
[email protected]

Agentes abortam tentativas de rebelião e flagram buraco em cela

  • 20150922071753.jpg Divulgação / Sinpoljuspi
  • 20150922071752.jpg Divulgação / Sinpoljuspi
  • 20150922071751.jpg Divulgação / Sinpoljuspi
  • 20150922071749.jpg Divulgação / Sinpoljuspi
  • 20150922071746.jpg Divulgação / Sinpoljuspi

Duas tentativas de rebelião e uma tentativa de fuga foram abortadas só esta semana por agentes penitenciários do Piauí. Na manhã desta segunda-feira (21) o clima de tensão tomou conta da penitenciária e Esperantina quando os agentes realizaram uma vistroria surpresa e flagraram dezenas de armas produzidas com vergalhões de ferro, cachimbos para uso de drogas e até um buraco dentro da cela 2 do pavilhão C. De acordo com Kleiton Holanda, vice-presidente do Sinpoljuspi a vistoria foi feita após a invormação de que os presos estariam planejando um motim.

"Lá nós temos uma série de problemáticas, entre elas, a questão da superlotação. Os agentes daquela unidade vendo essas questões, resolveram fazer uma vistoria surpresa e se depararam com uma situação caótica, já que lá obtiveram informações de que os presos estariam planejando rebelião ou fuga, sendo assim iniciaram a vistoria que flagrou o buraco e as armas. Presos de 22 celas do pavilhão tiveram que ser transferidos e o sindicato alerta para uma rebelião no local que pode ser provocada por brigas de facções dentro da unidade", explicou Kleiton.

Em Esperantina o presídio tem capacidade para 144 presos e já acumula 275.

Irmão Guido

Já na penitenciária Irmão Guido, em Teresina, os presos articulavam uma rebelião quando os agentes solicitaram reforço da PM para conter os ânimos no local. Ao entrar para fazer a conferência, os presos arremessaram pedaços de concreto contra os agentes. "Eles arrancarram as tampas das fossas sépticas e tiraram o ferro das caixas que são feitas de concreto com uma malha de metal. Fizeram as armas e arremessaram os pedaços de concreto sobre os policiais", explicou o vice-presidente.

Segundo Kleiton, a Polícia demorou cerca de 40 minutos para controlar os detentos e evitar a rebelião, mas segundo Kleiton a situação pe considerada como de "sufoco". "Lá só temos 4 ou 5 servidores por plantão e isso é um sufoco total. Arremessaram pedaços de concreto sobre os policiais. Isos é resultado da superlotação de um local que tem capacidade pra 300 presos e já abriga 420 colocando em risco a vida desses trabalhadores", pontuou Kleiton.

Críticas a gestão

Kleiton Holanda acredita que a "situação caótica" em que se encontra o sistema penitenciário no Piauí se deve a má gestão do atual secretário de Justiça Daniel Oliveira. O vice-presidente do Sinpoljuspi afirma que o secretário está perdido administrativamente e não consegue cumprir as demandas. "Ele perdeu o foco da administração e não conseguiu mostrar nenhum objetivo de suas ações para minimizar a situação caótica", declarou o vice-presidente.

Entre os apelos feitos pelo sindicato estão aparelhamento dos agentes e viaturas, aceleração de obras para a construção de novas unidades prisionais, armamentos, colete um concurso em regime de urgência para 600 novos agentes. "Os presos já sabem das fragilidades das unidades. O sindicato vem reclaando e chama a atenção de que o setor de inteligência da Sejus não está correspondendo ao papel de prevenir ações nos presídios", completou.

Rayldo Pereira
[email protected]

Penitenciária de Esperantina recebe 700 fardas da Secretaria de Justiça

A Secretaria de Estado da Justiça do Piauí (Sejus) entregou à gerência da Penitenciária de Esperantina 700 novas fardas para os internos da unidade. O fardamento inclui camisetas e shorts.


De acordo com o gerente da penitenciária, Agnaldo Lima Matos, os detentos da unidade prisional estavam há dois anos sem fardamento, usando apenas as próprias roupas.
 
“Essa ação da Sejus é importante tanto na parte de humanização, propiciando a higiene dos internos e no presídio como um todo, como para a segurança dentro da unidade”, afirma Agnaldo Lima.
 
O secretário de Justiça, Daniel Oliveira, pontuou que medidas como a aquisição de novos fardamentos, reformas e outras melhorias tanto estruturais como de trabalho ajudam a humanizar o sistema.
 
“Para avançarmos em nossas metas de humanização e ressocialização, precisamos garantir estruturação às unidades e, para tanto, temos investido em melhorias básicas, mas essenciais para esse propósito”, diz.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Posts anteriores