Cidadeverde.com

Filho assumirá candidatura de pai assassinado em Esperantina

O motorista Jânio Rodrigues Carvalho de 34 anos de idade vai assumir a candidatura no lugar de seu pai, o ex-presidente da Câmara Municipal de Espeantina, Antônio Aristides de Carvalho, o poular, Tote Aristides, assassinado a tiros no final de agosto.

Jânio registrou sua candidatura como Tote Filho e vai usar o mesmo número do pai. Ele é o filho mais velho do ex-vereador e tenta atrair os votos que o pai possuía.

Tote Aristides, foi eleito por quatro mandatos pelo PMDB e foi por duas vezes presidente da Câmara Municipal.

Rayldo Pereira
[email protected]

Esperantina tem 15 candidatos a vereador indeferidos

O Juiz da 41ª zona de Esperantina, Ulysses Gonçalves da Silva Neto, já indeferiu o registro de 15 candidatos ao cargo de Vereador na cidade. De acordo com o entendimento do magistrado, os candidatos indeferidos se dividiam em: candidatos filiados em seus respectivos partidos a menos de um ano, não desincompatibilizaram no tempo permitido pela Lei eleitoral, enquanto outros não passaram no teste do analfabetismo. 

Ainda houve casos de candidatos que não registraram sequer o nome na ata de votação.

Os candidatos que tiveram os seus registros de candidaturas indeferidas pelo magistrado, devem recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral do Piaui – TRE-PI.

Confira a relação completa dos candidatos indeferidos, abaixo:

Antônio José de Paiva Costa, Erinalda Castro dos Santos, Edilson de Carvalho Paiva, Evandro Vieira de Alencar, Fábio Leonardo Bezerra da Silva, Francisca Maria Alves de Oliveira, Iara Raquel Mesquita da Costa Queiroz, José Edmundo Araújo do Nascimento, Maria do Perpétuo Socorro Oliveira, Maria Tatiana Oliveira Santos, Joaquim Patrocolo Andrade da Silveira, Raimundo Nonato de Sá, Ronaldo Carvalho de Paiva, Mário Silva, Manoel Alves Pereira Filho.

Rayldo Pereira
Com informações de Jornalesp
[email protected]

Vídeo mostra briga de suspeito de atirar em vereador alguns dias antes do assassinato

O suspeito de assassinar o presidente da Câmara de Vereadores de Esperantina, Antonio Aristides de Carvalho (PMDB), conhecido como Tote Aristides, ainda está foragido. De acordo com moradores, Jailson Xavier era conhecido por envolvimento em confusões na cidade. Um vídeo exibido no Notícia da Manhã, nesta quarta-feira (31), mostra policiais militares tentando controlar o suspeito que havia se envolvido em uma discussão em um bar. 

As imagens foram registradas há cerca de três semanas. Foram necessários três PMs para conseguir deter Jailson Xavier que só foi contido após algum tempo e, em seguida, levado para a delegacia. 

Alguns dias após ser posto em liberdade, o suspeito se envolveria em uma briga. Desta vez, a vítima era sua própria esposa. O desfecho da discussão resultou na morte de Tote Aristides que foi assassinado após tentar separar a briga do casal. 

Informações sobre o paradeiro dos suspeitos podem ser repassadas através dos telefones (86) 9 9526 7413 ou (86) 9 9979 4878.

 

Matérias relacionadas

Comoção marca velório de vereador assassinado em Esperantina

"Cresceu junto com nossos filhos", diz viúva de vereador sobre suspeito do crime

Secretário de segurança diz que vereador estava "no lugar errado, na hora errada"

Polícia divulga foto de suspeito de executar presidente da Câmara de Esperantina

Presidente da Câmara de Esperantina é morto ao visitar eleitores na cidade

 


Graciane Sousa
[email protected]

Comoção marca velório de vereador assassinado em Esperantina

A movimentação do período de campanha deu lugar ao silêncio nesta segunda-feira em Esperantina. A prefeita Vilma Amorim decretou luto oficial de três dias pela morte trágica do presidente da Câmara de Vereadores Antônio Aristides de Carvalho de 64 anos, que chocou a população que o conhecia pela sua fama de pessoa simples e pacificadora.

Segundo a família, Tote como era conhecido, saiu no início da noite do domingo para intermediar mais uma das confusões promovidas por Jailson de Sousa Xavier. O jovem que morava no bairro Caixa D'água estaria agredindo a esposa mais uma vez. Antes que o vereador chegasse, o irmãod e Jailson já havia travado luta corporal com ele em defesa da cunhada. Segundo informações colhidas pela Polícia, o vereador só deixou a residência depois que os ânimos haviam se acalmado e Jailson não estava mais no local, mas ele foi surpreendido logo na saída. 

Na porta estavam a esposa e o irmão do suspeito que retornava de motocicleta e já chegou disparando. Um dos tiros atingiu o peito de Tote Aristides, que ainda foi levado ao hospital mas morreu momentos depois. Há marcas dos disparos no portão da casa. Jailson fugiu, mas abandonou o veículo que já foi apreendido pela Polícia, assim como as balas.

Equipes do BOPE e do GRECO foram deslocadas para reforçar as buscas pelo foragido O delegado confirma que há vários registros contra Jailson por agressão contra a esposa e outras pessoas na delegacia e diz que o cerco está fechado.

"Nós fizemos já todo um percurso no meio do matagal, mas a gente não tem uma informação certa, mas temos grande probabilidade de acertar", pontuou o delegado Gustavo Jung.

Durante quase todo o dia o corpo do parlamentar foi velado em sua residência e a Câmara Municipal permaneceu fechada, só abriu as portas para receber o velório que dura toda a noite. O vereador estava no quarto mandato e tentava a reeleição.

Tote deixa sete filhos e um casamento de 43 anos. A viúva não consegue entender como Jailson, criado no seio da família dela, foi capaz de tirar a vida do seu marido. "A gente fica pensando o porque ele fez uma coisa dessa com quem não merecia isso que ele fez com ele", lamentou Maria das Graças Carvalho.

Reportagem de Gorete Santos
Rayldo Pereira 
[email protected]

"Cresceu junto com nossos filhos", diz viúva de vereador sobre suspeito do crime

A viúva do presidente da Câmara de Vereadores de Esperantina, assassinado a tiros na noite desse domingo (28), Maria das Graças Carvalho, falou hoje, em entrevista ao Jornal do Piauí, que o principal suspeito de matar seu marido era íntimo da família do vereador. O homem, identificado como Jailson Xavier, freqüentava a casa do parlamentar constantemente. 

“Ele [Jailson] era considerado da nossa família. Cresceu junto com nossos filhos”, conta a viúva do vereador Antonio Aristides de Carvalho (PMDB), conhecido como Tote. Muito abalada com a morte do marido, Maria das Graças disse que jamais imaginou que Jailson teria coragem de cometer o assassinato. 

“Nem sei dizer qual o meu sentimento agora. Nunca pensei numa coisa dessa. Meu marido não merecia”, lamenta Maria das Graças. O presidente da Câmara de Vereadores de Esperantina foi morto a tiros durante uma discussão enquanto visitava sua nora. Na casa vizinha, uma briga começou e o vereador tentou apartar a confusão. O desentendimento era na residência de Jailson, que tentava agredir a esposa e o pai.

“Meu marido tentou parar a confusão, pedido para o Jailson baixar a arma. Aí nessa hora ele disse que atirava até nele e atirou mesmo”, conta a viúva. 

A prefeita de Esperantina, distante 179 km de Teresina, Vilma Carvalho, decretou luto oficial na cidade. O velório do vereador segue até às 7 horas da manhã desta terça-feira (30), na Câmara Municipal. O corpo do parlamentar será sepultado no povoado Sítio Alegre, na zona Rural do município, no local onde ele nasceu. 

Ainda ontem (28), o delegado regional da Esperantina, Anchieta Nery, divulgou uma foto do suspeito, que continua foragido, pediu que qualquer informação seja repassada à polícia. Tote Aristides estava em seu segundo mandato de vereador e tentava a reeleição neste ano. 

Izabella Pimentel (com informações da TV Cidade Verde)
Especial para o cidadeverde.com
redaçã[email protected]

Secretário de segurança diz que vereador estava "no lugar errado, na hora errada"


Secretário Fábio Abreu

O secretário de segurança pública do Piauí, Fábio Abreu, disse que o presidente da Câmara de Vereadores de Esperantina, Antonio Aristides de Carvalho (PMDB) estava "no lugar errado, na hora errada", na noite de ontem (28). Ele foi morto a tiros ao tentar ajudar uma mulher após uma briga de família. 

"Ele estava no lugar errado, na hora errada, não tem nenhuma relação com questão política o que aconteceu em Esperantina, mas é claro que tudo isso será devidamente apurado e esperamos conseguir fazer a prisão dele ainda em flagrante no dia de hoje", declarou o secretário. 

O delegado regional da cidade, Anchieta Nery, divulgou uma foto do suspeito - Jailson Xavier - e pediu que qualquer informação seja repassada à polícia.

Ele explicou que o parlamentar visitava uma nora quando escutou uma briga na casa vizinha, onde Jailson mora com a esposa. Lá, o vereador flagrou o suspeito agredindo a mulher e fugindo em seguida. 

"Uma outra mulher passou mal na casa e a vítima foi oferecer ajuda, para levar ao hospital. Nesse momento o Jailson voltou armado e já disparou quatro tiros. Um deles atingiu o vereador no peito", contou. 


Presidente da Câmara de Esperantina.

Ainda ferido, o vereador foi levado para o hospital da cidade, mas não resistiu e morreu. A cidade está chocada com a violência. A prefeita Vilma Carvalho Amorim decretou luto no município. O vereador estava em seu segundo mandato e tentava a reeleição. 

 

Maria Romero com informações da TV Cidade Verde
[email protected]

Polícia divulga foto de suspeito de executar presidente da Câmara de Esperantina


Jailson Xavier, suspeito de assassinar o presidente da Câmara de Esperantina

A polícia civil do Piauí continua em busca de Jailson Xavier, suspeito de assassinar neste domingo (28) o presidente da Câmara de Vereadores de Esperantina, Antonio Aristides de Carvalho (PMDB), conhecido como Tote. O delegado regional da cidade, Anchieta Nery, divulgou uma foto do suspeito e pediu que qualquer informação seja repassada à polícia. 

A vítima já havia ajudado o homem anteriormente, para que ele respondesse em liberdade após agredir a esposa. 

"Estamos ainda em diligências para prender esse rapaz, ele está foragido e estamos com várias equipes policiais na cidade em busca do Jailson. Ele é morador do bairro Caixa Dágua, em Esperantina", informou. 

O delegado explicou que o parlamentar visitava uma nora quando escutou uma briga na casa vizinha, onde Jailson mora com a esposa. Lá, o vereador flagrou o suspeito agredindo a mulher e fugindo em seguida. 

"Uma outra mulher passou mal na casa e a vítima foi oferecer ajuda, para levar ao hospital. Nesse momento o Jailson voltou armado e já disparou quatro tiros. Um deles atingiu o vereador no peito", contou. 


Presidente da Câmara

Ainda ferido, o vereador foi levado para o hospital da cidade, mas não resistiu e morreu. A cidade está chocada com a violência.

A prefeita Vilma Carvalho Amorim decretou luto no município. O vereador estava em seu segundo mandato e tentava a reeleição. 

 

Maria Romero
[email protected]

Presidente da Câmara de Esperantina é morto ao visitar eleitores na cidade

 

O presidente da Câmara de Vereadores de Esperantina, Antonio Aristides de Carvalho (PMDB), conhecido como Tote Aristides, foi morto a tiros no inicio da noite deste domingo (28). A informação foi confirmada pelo delegado Regional, Anchieta Nery.

Segundo relatos de testemunhas, o vereador estava fazendo visita de campanha quando começou uma briga entre um casal. O parlamentar, que é bastante conhecido na cidade, foi tentar intervir na discussão para acalmar os dois. O rapaz estava armado e desferiu vários tiros contra o vereador. 

O delegado disse que está em diligências e que iria dar detalhes mais tarde do crime.

Ainda ferido, o vereador foi levado para o hospital da cidade, mas não resistiu e morreu. A cidade está chocada com a violência.

A prefeita Vilma Carvalho Amorim decretou luto no município. O vereador estava em seu segundo mandato e tentava à reeleição. 

 

Flash Yala Sena
[email protected]

 

Carroceiro morre após ataque de abelhas em Esperantina

Fotos: Jornalesp

O carroceiro, Francisco Luis Cirino Xavier de 55 anos faleceu na manhã desta quinta-feira (25) após ser atingido por um enxame de abelhas em Esperantina, município a 174 km de Teresina.

De acordo com informações do Hospital Estadual Júlio Hartman, onde ele foi atendido, o homem estava com outras duas pessoas procurando um animal quando foi cercado pelas abelhas próximo a uma árvore. Mesmo tendo corrido, acabou passando mal e veio a óbito antes mesmo de chegar ao hospital.

Francisco era casado e bastante conhecido no município. Em entrevista a um portal local, o médico José Sampaio de Carvalho examinou o corpo do homem e detectou que ele era hipertenso e as picadas das abelhas acabaram provocando uma parada cardíaca.

Francisco é velado na residência de sua mãe na rua Toni Ramos e será sepultado no cemitário da comunidade Chapada da Limpeza.

Rayldo Pereira
[email protected]

Candidatos de Esperantina apostam no corpo a corpo para campanha

A campanha eleitoral nos municípios do interior está cada dia mais acirrada e os candidados de Esperantina tem uma agenda movimentada neste inívio de fim de semana.  A atual prefeita e candidata a reeleição, Vilma Carvalho Amorim (PT) e seu vice, Jânio Ferreira (PSB) realizam na tarde desta sexta-feira (19) uma caminhada no conjunto habitacional Bernardo Rego.

Para o sábado a coligação planeja uma caminhada na avenida Bernardo Bezerra logo as 7h30 da manhã com concentração no Mercado provisório.

O candidato Marllos Sampaio do PMDB realizou na noite desta quinta-feira uma reunião na localidade Lagoa da Caiçara, zona Rural do município. Na ocasião, tanto o candidado como o seu vice e candidatos a vereadores da coligação apresentaram propostas de campanha.

Marllos foca sua campanha na Saúde pública e na promessa da criação de uma coordenadoria do idoso. A agenda desta sexta-feira e deste sábado não foi divulgada pela coligação.

O candidato Chico Antônio da coligasção "Juntos com o Povo", liderada pelo (PC do B) com vice Amancin (SD), realizaram nesta quinta uma visita a residências do conjunto habitacional alecrim. Já nesta sexta-feira (19), Chico Antônio e seu vice realizam visitas a comerciantes e moradores da avenida principal de Esperantina até a avenida Petrônio Portela.

Pela tarde os dois políticos realizaram algumas visitas no bairro rural e a noite estarão realizando uma visita aos moradores da localidade providência, zona Rural do município.

Rayldo Pereira
[email protected] 

Posts anteriores