Cidadeverde.com

I Seminário de Agricultura Familiar é realizado em Esperantina

O secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, esteve presente no "I Seminário de Agricultura Familiar do Território dos Cocais - Estratégias para fortalecer a cidadania no campo", realizado em Esperantina. O evento foi realizado pelo CEAA, SDR (por meio da Unidade do Crédito Fundiário), Secretaria Especial da Agricultura Familiar e da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário.

O seminário envolveu agricultores, representantes de associações e sindicatos de trabalhadores rurais e estudantes de todo o território que discutiram temas relacionados ao desenvolvimento da agricultura familiar em todos os seus estágios, da produção à comercialização.

Francisco Limma ressaltou a importância da continuidade da organização dos agricultores que da busca pelos desafio, já que o Piauí tem uma maior proximidade com o meio rural e a agricultura familiar.

"Temos o Fundo Estadual de Combate à Pobreza que tem recurso no orçamento e pode ser utilizado para continuar apoiando essas atividades dos agricultores familiares, mesmo que não venha recurso do governo federal para o Piauí", declarou o secretário.

O gestor citou a parceria do Banco Mundial para apoiar pequenos projetos como casas de farinha, hortas ou criação de animais de pequeno porte. Segundo ele, estas e outras ações mostram que o Estado está empenhado a incentivar a agricultura familiar.

O evento terminou no sábado (13) e contou com a realização feira de produção e economia solidária.

 

Da Redação
[email protected]

PMDB e PSDB se unem na disputa a prefeitura de Esperantina

A oposição no município de Esperantina já está formada. A candidatura do ex-deputado estadual Marllos Sampaio (PMDB) e do médico e vereador Raimundo Rodrigues Fontinele (PSDB), respectivamente candidatos a prefeito e vice-prefeito, será homologada nesta quarta-feira (03). 

Além de PMDB e PSDB, mais nove partidos formam a coligação. O vice de Marllos Sampaio foi definido após pesquisa realizada pelo braço direito do peemedebista, seu irmão e presidente da Assembleia Legislativa Themístocles Filho (PMDB). 

“Daqui até a nossa convenção municipal, a população esperantinense terá outras novidades, pode esperar”, resumiu Sampaio.

Vilma Amorim (PT), atual prefeita de Esperantina, tentará a reeleição. 

 

Graciane Sousa
[email protected]
Com informações Jornalesp

O suspeito de assassinar o presidente da Câmara de Vereadores de Esperantina, Antonio Aristides de Carvalho (PMDB), conhecido como Tote Aristides, ainda está foragido. De acordo com moradores, Jailson Xavier era conhecido por envolvimento em confusões na cidade. Um vídeo exibido no Notícia da Manhã, nesta quarta-feira (31), mostra policiais militares tentando controlar o suspeito que havia se envolvido em uma discussão em um bar. 

As imagens foram registradas há cerca de três semanas. Foram necessários três PMs para conseguir deter Jailson Xavier que só foi contido após algum tempo e, em seguida, levado para a delegacia. 

Após ser posto em liberdade, o suspeito se envolveu em mais uma briga. Desta vez, a vítima era sua esposa. O desfecho da discussão foi a trágica morte de Tote Aristides que foi assassinado após separar a briga do casal. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Em Esperantina, Dias participa do 2º Festival do Peixe

O governador Wellington Dias participou, em comitiva, neste sábado (30), da programação do Festival do Peixe de Esperantina.  Em sua segunda edição, o evento reune milhares de pessoas e tem como objetivo atender às demandas da piscicultura de Esperantina e dos demais municípios no território dos Cocais, como forma de valorização da Cultura local, e também de incentivo a outros ramos da economia da região, como o agronegócio sustentável, a agricultura familiar e a caprinocultura leiteira.

O Festival do Peixe é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Prefeitura Municipal de Esperantina e o Sebrae. Com forte iniciativa tecnológica, o festival que já entrou para o calendário oficial do Estado, traz aquisição de equipamentos, insumos, e implementos utilizados para a piscicultura,  demonstração de novas práticas adotadas na cadeia de produção, além de se consolidar como espaço de negócios entre atores da produção, processamento, comércio e consumo de pescado em todo o Estado do Piauí.

“O Festival é importante para estimular a cadeia produtiva de Esperantina e região. A ideia é trabalhar cada vez mais o tambaqui, a tilápia, o curimatá, a piratinga, enfim, outras variedades. O objetivo é aumentar a renda, que cada vez mais as pessoas que produzem tenham um alimento saudável para o consumo e abastecimento de toda a região. Além de buscar inovação e maior profissionalismo. O Festival é precedido de cursos de qualificação e licenciamento. A medida que a região vai se organizando, a meta, além da cultura e do movimento festivo, é fazer a economia crescer”, destaca Dias.

A programação do 2º Festival do Peixe de Esperantina atende a todos os públicos, desde os competidores nas atrações esportivas, técnicos, estudantes e piscicultores que procuram palestras, cursos e simpósios relacionados a produção de pescado,além dos visitantes, que buscam um espaço de lazer, cultura e de degustação do melhor da culinária local.

Técnico do Laboratório Peixe Vivo, Luís Vicente, também conhecido como Luís do Peixe, explica a importância do projeto desenvolvido na região de Esperantina, nas margens do Rio Longá. Além dos peixes já consumidos no mercado local, o projeto busca desenvolver a criação de novas espécies de pescado. “Nosso trabalho é implantar um sistema integrado de peixes. Trabalhamos, por exemplo, com o piau, um peixe muito saboroso, que pode chegar até a um quilo em um ciclo de seis meses. Um outro exemplo é o jatuarana, que está ganhando muito mercado no Piauí, junto com o pintado do amazonas”, exemplifica o técnico.

Atualmente o laboratório Peixe Vivo atende a uma demanda de 500 mil alevinos por ano, o que corresponde a um crescimento médio de 40% em relação ao ano passado. “A nossa demanda para o próximo ano é de atingir a meta de 2 milhões de alevinos, sendo eles o curimatá, o curimba, o piau do sul, o jatuarana, o tabatinga, o tambaqui e o tapu”, planeja Luís do Peixe.

Para o secretário estadual do Desenvolvimento Rural, Francisco Lima, o Festival do Peixe de Esperantina surge enquanto vitrine da produção piscicultora piauiense para o nordeste e para o Brasil. “O Piauí está entre os sete estados brasileiros que mais produz pescado. Espaços como esse são importantes para reforçar a visibilidade da nossa produção, bem como buscar mecanismos de aprimoramento da cultura de pescados no Estado”, aponta.

Na ocasião o governador Wellington Dias e comitiva visitaram piscicultores às margens do Rio Longá, na localidade Fazenda Cocos, onde é realizada produção de cará e tilápia, por meio da Associação dos Jovens Piscicultores de Batalha. A associação chega a gerar 24 toneladas de tilápia por ano, através da criação via tanques rede.

Ainda em Esperantina, Dias vistoriou a pavimentação asfáltica da Avenida Coronel Fortes, centro da cidade. A via dá acesso à Igreja de São Sebastião e Nossa Senhora da Boa Esperança, e é o endereço de muitos pontos comercias do municípios. Na obra são investidos R$ 4.684.505,10, oriundos do Tesouro Estadual  e aplicados por meio do Departamento de Estradas e Rodagens (DER).

Da Redação
[email protected]

Veja programação completa do II Festival do Peixe no município de Esperantina

O II Festival do Peixe de Esperantina vai movimentar a população de todo o território dos Cocais de 28 a 31 deste mês. Com uma vasta programação de oficinas, palestras, feiras, canoagem, competições de natação e motocross, além de grandes shows culturais, o evento visa apresentar o potencial da atividade piscicultora desta região e seu impacto positivo na economia.

Na oportunidade, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) vai entregar para os piscicultores de Batalha e Esperantina uma máquina despolpadeira de peixe, que separa a carne da espinha. Também será entregue aos piscicultores com projetos de tanque-rede, em sistema de comodato, um barco de alumínio com motor de polpa, fábrica de gelo portátil, uma balança e um freezer. 

O secretário da SDR, Francisco Limma, destaca a importância do evento e faz um convite à população. "O Estado acredita no potencial piscicultor do território dos Cocais. A força desta atividade será apresentada no II Festival do Peixe de Esperantina, possibilitando ainda a integração entre os produtores e os vários elos da cadeia produtiva da piscicultura. Quem visitar o evento vai entender porque Esperantina é a terra do peixe”, enfatizouo gestor.

Vocação
Banhada pelo rio Longá, Esperantina produz cinco mil toneladas de peixe, por ano, de um total de 16 mil toneladas produzidos em todo o Piauí. O estado é composto por 12 territórios, sendo que a região dos Cocais concentra a produção de 31,25% do peixe de todo o estado. Esse destaque se dá devido a fatores naturais como o clima, a qualidade do solo e a disponibilidade de água e também ao apoio recebido pelo Governo do Estado, prefeitura e instituições parceiras como o Sebrae e os agentes financeiros.

De acordo com relatório elaborado pelo Sebrae, o Piauí posui terras férteis e abundantes propícias para a produção agrícola e criação de animais, além de possuir uma rica bacia hidrográfica que possibilita desenvolver a piscicultura tanto em tanque-rede como em tanque escavado.

Confira a programação:

Programação esportiva

Dia 28/07 (Quinta-feira)
19h - Abertura oficial

Dia 29/07(Sexta-feira)
09h - Final Intercolegial

Dia 30/07 (Sábado)
07h - Canoagem no Rio Longá
08h – Competição de natação
15h – Troféu Balança de Ouro

Dia 31/07 (Domingo)
10h – Final Circuito de Vôlei
15h – Motocross Equipe Corta Chão – Arena Borges
21h – Entrega de premiações


Programação cultural

Dia 28/07 (Quinta-feira)
19h - Abertura oficial
- Show evangélico
*Banda Som e Louvor
* Francisco Morais
* Lidiane Machado
*Oneide Santos
*Luan Lopes
*Jésua Tayller
*Sônia Rodrigues

00h – Márcia Felipe
*Balanço de Primeira

Dia 29/ 07 (Sexta-feira )
19h – Desfile para escolha da Rainha, Miss e Master
*Gisele e Banda
22h – Desejo de Menina
*Pileke Show
00h – Forró do Ferroado

Dia 30/07 (Sábado)
17h – Forró da Melhor Idade – Cabral
19h 30 – Show de Humor
21h – El Vino
22h – Forró dos Plays
*Bonde do Guela
00h – Lene Silva e Groove da Negona

Dia 31/07 (Domingo)
10h – Paulinho Sena
17h – Show Infantil
22h – Toca do Vale
*Oito Meia
00h 30 – Mara Pavanelly

 

Da Redação
[email protected] 

Frentista é baleado durante assalto a posto de combustíveis

Frentistas e clientes viveram momentos de terror durante assalto a um posto de combustíveis no centro da cidade de Esperantina, a 174 km de Teresina. O crime ocorreu por volta das 20h e foi registrado por câmeras de segurança. Na fuga, um dos criminosos ainda atirou para amedrontar as vítimas e acabou atingindo um dos frentistas. 

O vereador Regys Carvalho, filho da proprietária do posto, conta que os bandidos estavam bastante nervosos e agiram com violência, chegando a arrancar o cordão de uma das vítimas. No vídeo é possível observar ainda uma criança em uma moto a poucos metros de onde ocorre o assalto. O menino é retirado do local por um adulto. Apavorado, um motociclista que chega ao posto no momento da dupla de assaltantes, também sai desesperado.

O frentista foi baleado de raspão na perna e passa bem. Somente este ano, o local foi alvo de criminosos por três vezes. 

A quantia em dinheiro roubada não foi divulgada. O delegado regional de Esperantina Leonardo Martins conta que equipes estão em diligência para capturar os suspeitos. O assalto ocorreu na noite de sábado (02).


Graciane Sousa
[email protected]

Mutirão da Catarata realiza 105 cirurgias no Hospital de Esperantina

Durante a segunda etapa do Mutirão da Catarata realizado no Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman, em Esperantina, no último fim de semana, nos dias 24 a 26 de junho, foram consultados 183 pacientes. Desses, 105 foram submetidos à cirurgia.

Na primeira etapa, em abril deste ano, o mutirão atendeu mais de 300 moradores de Esperantina e municípios vizinhos. A iniciativa, segundo o diretor-geral do hospital, Davyd Basílio, atende à alta demanda de usuários que procuram os atendimentos oftalmológicos e que têm o encaminhamento feito pela secretaria da Saúde dos municípios beneficiados.

Segundo o diretor, o projeto tem o objetivo de suprir a demanda de Esperantina e região “facilitando o acesso da população a todo e qualquer serviço, o que tem sido possível pela atenção dada ao hospital pela Secretaria de Estado da Saúde e do Governo do Estado”.

A terceira etapa do mutirão da catarata está prevista para o início no segundo semestre deste ano e deve atender cerca de 200 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de forma totalmente gratuita.

A ação integra-se ao formato fixo do Programa Olhar Bem que realizou cerca de nove mil cirurgias em sete meses de atividades em municípios do interior do estado, concretizando a meta de descentralização  e resolutividade dos serviços de saúde do Governo do Estado.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Tribunal do Júri inocenta mãe que cortou recém-nascido ao meio em Esperantina

O Tribunal do Júri em Esperantina ( a 170 km de Teresina) inocentou uma mãe que é suspeita de cortar ao meio o filho recém-nascido. O crime ocorreu em novembro de 2012. A mulher alegou que sofria de depressão pós-parto e o conselho de sentença composto por sete pessoas rejeitaram a condenação.

A jovem Ana Paula Bastos, na época tinha 18 anos, confessou ter matado o próprio filho recém-nascido. Em depoimento a Polícia Civil Ana Paula revelou que cortou o bebê ao meio com uma faca de cozinha e arremessou o corpo pelo muro no bairro Morro da Onça, ao lado da capela de São Benedito. 

Partes do corpo do recém-nascido foram localizados em meio a um matagal por populares. 

O promotor de justiça, Raimundo Júnior, informou nesta sexta-feira (24) ao Cidadeverde.com que irá recorrer ao Tribunal de Justiça da decisão.

“O Ministério Público não se conforma com essa decisão, pois é contra as provas nos autos, e por isso vamos recorrer”, disse Raimundo Júnior.

A tese da defesa é que a jovem sofria de depressão pós-parto e não se lembra de detalhes do crime.

A mulher chegou a ser presa e encaminhada ao presídio Feminino, no entanto conseguiu habeas corpus e respondia em liberdade pelo crime. 

O julgamento iniciou por volta das 9h de anteontem e encerrou às 17h30. A sentença foi proferida pelo juiz Ullysses Gonçalves da Silva Neto.

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Câmeras de segurança flagram assalto a farmácia em Esperantina

Câmeras de segurança flagraram a rápida ação de dois criminosos qe roubaram uma farmácia na manhã desta terça-feira (21) em Esperantina. A ação ocorreu por volta das 9h37 min e durou pouco mais de um minuto.

As imagens mostram um homem chegando de moto e entrando na farmácia. Ele rende a funcionária e leva todo o dinheiro do caixa. Assista:

A Polícia de Esperantina, até o momento não prendeu o suspeito que aparece nas imagens, mas segue em diligência.

Com informações de RevistaAZ
Rayldo Pereira
[email protected]

Posts anteriores