Cidadeverde.com

Prefeita Vilma Amorim participa de solenidade em Piracuruca

Na manhã deste domingo (22), a prefeita Vilma Amorim participou de solenidade de outorga da ordem estadual do Mérito Renascença do Piauí, em solenidade realizada no Grêmio Recreativo Piracuruquense, no município de Piracuruca.

O evento reconhece oficialmente a contribuição de diversos piauienses para o progresso do Estado e condecora os escolhidos por meio de comendas, dentre eles dois esperantinenses foram escolhidos, o agricultor Manoel do Morro, um dos fundadores da FAMCC (Federação das Associações de Moradores e Conselhos Comunitários) e também da Fetag e a quebradeira de coco a senhora Francisca Rodrigues dos Santos mais conhecida como Chica Lera que tem uma luta constante em defesa dos direitos da mulheres do campo e das quebradeiras de coco babaçu.

A solenidade, que é parte das comemorações dos 194 anos de adesão do Piauí à independência do Brasil, prestou homenagem a Autoridades, empresários, jornalistas e cidadãos que se destacam na educação e na cultura.

O governador Wellington Dias na solenidade enfatizou a importância dos homenageados para o desenvolvimento cultural, social e econômico do Estado, "É uma alegria homenagear aqui homens e mulheres do Piauí e também de outros estados que contribuem para o desenvolvimento do nosso Estado, entre diversas contribuições podemos citar a Lessandra Ribeiro, professora que criou um projeto na área da educação que ensina as crianças e adolescentes a evitar a gravidez precoce, o seu Manoel do Morro que conheci nas lutas sindicais pelos direitos dos trabalhadores e esta mulher guerreira que é do movimento das quebradeiras de coco babaçu dona Chica Lera", disse Dias.

A prefeita Vilma Amorim que acompanhou a solenidade na cidade de Piracuruca e deu todo apoio para que os homenageados de Esperantina fossem com seus familiares receber as honrarias, falou da importância que tem o reconhecimento do governador a dois esperantinenses.

"Eu quero em nome de Esperantina agradecer ao governador Wellington Dias e ao deputado Lima que fez a indicação essas duas pessoas e para mim como prefeita é uma honra muito a dona Chica Lera é uma mulher muito lutadora sempre em defesa dos direitos sociais e o seu Manoel é uma pessoa honrada, trabalhadora um grande pai de família e a gente se sente representado por eles e muito gratificante, essa homenagem não é apenas deles mas também do povo de Esperantina e parabéns aos dois por tudo que eles tem feito por nossa cidade". Disse.

Fonte: Secom
[email protected]

Esperantina recebe reformas de prédios públicos

O prédio que abriga o CRAS e foi construído há mais de 20 anos, está sendo o primeiro a receber o benefício e  todo o teto e algumas adequações, como ampliação de uma sala e toda parte elétrica e pintura serão realizados.

Será investindo na obra o valor de R$73.000,00 (Setenta e três mil reais), do FPM e recursos do Governo Federal.

Para a secretária de Assistência Social Regina Silva a reforma será para melhorar as instalações do local para que seja feito um melhor atendimento à população. “Tão logo assumi o cargo, recebi a determinação da prefeita Vilma Amorim para que fosse dado início a obra e hoje a construtora está começando os serviços”. Disse Regina.

A obra está sendo executada pela construtora Mafran do empresário Máximo José, que falou deverá concluir a obra dentro do prazo de 60 dias, dependendo do período chuvoso.

“Esta é a terceira etapa de reforma no prédio do CRAS, outras haviam sido feitas, mas esta parte mais antiga sempre ficou esquecida, e nós preocupados com a segurança dos servidores, estamos realizando esta reforma que vai melhorar a qualidade do atendimento da população”. Disse a prefeita Vilma Amorim.

Fonte: Ascom
[email protected]

 
 
 

Criança de nove anos revela estupro para a família e Polícia investiga

Uma menina de apenas nove anos revelou para a família que foi vítima de abuso sexual quatro meses após o crime. A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar a violência contra a criança no município de Esperantina, a 174 km de Teresina.

"Ela foi vítima do abuso no mês de agosto mas só relatou o caso antes do Natal para a mãe e para o padrasto e depois foi encaminhada para o hospital", explicou o delegado regional do município Leonardo Alexandre.

A menina foi submetida a exame de corpo de delito que comprovou o rompimento do hímen constatando assim a conjunção carnal. De acordo com o delegado, a Polícia já colheu depoimentos da menina e da família e já tem suspeitos pelo crime.

"Já colhemos os depoimentos. A menina já relatou o caso e já descreveu o crime. Pelo relato o estupro aconteceu em agosto mas há outras situações investigadas no bojo do inquérito. Não divulgaremos mais detalhes para não atrapalhar a investigação", explicou o delegado.

O Conselho Tutelar acompanha o caso e a criança permanece na guarda da mãe que foi orientada.

Rayldo Pereira
[email protected]

Prefeita Vilma Amorim toma posse para novo mandato em Esperantina

Reprodução/Facebook

A prefeita de Esperantina, Vilma Carvalho Amorim (PT), e o vice, Jânio Filho, tomaram posse na manhã deste domingo (1º), em solenidade na Câmara dos Vereadores. 

Antes da solenidade, por volta de 7h da manhã, a prefeita participou de uma missa na Igreja da Misericórdia. Depois da posse, Vilma Amorim foi recepcionada na sede da prefeitura. 

Reeleita, Vilma Amorim obteve 11.314 votos (49,48% dos votos válidos) contra 10.276 (44,94%) do ex-deputado federal Marllos Sampaio (PMDB) e 1.274 (5,57%) de Katy Samara (PCdoB).

Vilma Amorim assumiu a prefeitura em 2014, após a cassação do prefeito Lourival Bezerra (PSDB), eleito em 2012. A petista foi a segunda colocada naquele pleito. 

Fábio Lima
[email protected]

Hospital de Esperantina fez mais de 400 cirurgias de catarata em 2016

O Hospital Estadual Julio Hartman, em Esperantina, realizou este final de semana o quarto mutirão de cirurgias de catarata e fecha o ano com 402 procedimentos realizados e aproximadamente 800 consultas feitas, somente na área de oftalmologia. A descentralização desse tipo de assistência foi intensificada ao final de 2015, quando a Secretaria de Estado da Saúde implantou o programa Olhar Bem, e em seguida, ampliou para a rede hospitalar no interior.

O secretário de Saúde, Francisco Costa, comemora o quantitativo de cirurgias de catarata, já que anos anteriores, foi em média, duas mil cirurgias realizadas. “Com o Olhar Bem, foi cerca de dez mil cirurgias, em todos os territórios. Imagina o significado para essas pessoas, a maioria acima de 60 anos, que há muito tempo estava sem enxergar e de repente, têm acesso ao serviço, de forma rápida e descentralizada, bem perto de sua casa e voltam a enxergar filhos, netos, voltar a ler? É garantir o direito à saúde e uma velhice com qualidade de vida”, afirma.

A descentralização das cirurgias de catarata no interior evita o deslocamento de pacientes para Teresina, garantindo ainda um atendimento rápido e o mais próximo de casa. Como no Hospital de Esperantina, que desde abril, vem realizando o procedimento. Durante um final de semana, o Hospital é totalmente adequado para os mutirões, recebendo equipe médica de Teresina e todos os equipamentos para consultas, exames e cirurgias.

“É gratificante poder levar qualidade de vida a esses idosos, a gente percebe o quanto a vida dessas pessoas melhorou. Toda a ação só é possível com o apoio que recebemos da Secretaria de Saúde e do Governo do Estado”, explica o diretor do Júlio Hartman, Davyd Basílio, informando que para 2017 já há preparativos para novos mutirões.

Além de Esperantina, os hospitais de Luzilândia, Barras e Valença também realizaram mutirões de catarata. Nesses hospitais, mais de 300 pessoas foram beneficiadas. 

 


Da editoria de Cidades
[email protected]

 

 

Diplomação dos eleitos de Esperantina acontece na próxima terça-feira

 



A diplomação dos candidatos eleitos nas últimas eleições municipais do dia 02 de outubro, da cidade de Esperantina, será realizada na próxima terça-feira (13/12).

O evento que seria realizado inicialmente no Ginásio Poliesportivo Dídimo de Castro, foi transferido  para o auditório do CEEP – Centro Estadual Educacional profissionalizante Leonardo das Dores, que foi recém inaugurado e fica situado no Conjunto Bernardo Rego.

De acordo com o chefe do Cartório da 41ª zona eleitoral, Raul Ventura, a solenidade de diplomação terá inicio a partir das 17:00 horas e será limitado o número de pessoas no local.

Segundo Raul Ventura, cada Vereador eleito terá direito a somente 05 convites.Além do poder executivo municipal e do poder legislativo, o Juiz eleitoral, Ulysses Gonçalves da Silva Neto irá diplomar também um suplente de cada coligação.

Com informações do jornalesp
[email protected]

Esperantina: homem é preso arremessando objetos para presídio com estilingue

Foi preso no início da manhã desta terça-feira (6) Jonas Carvalho Pessoa, nos arredores do presídio de Esperantina (174 km de Teresina). Segundo o diretor da unidade prisional, Agnaldo Lima, o suspeito já estava sendo monitorado havia alguns meses por estar atirando objetos ilícitos para os detentos dentro do presídio, usando um estilingue. 

"Havia alguns meses que nós já tínhamos percebido essa ação, mas não conseguíamos fazer o flagrante. Hoje, nós acionamos a polícia, que montou campana e conseguiu prender ele logo cedo, entre 7h e 7h30 da manhã", explicou o diretor. 

Segundo ele, com Jonas foram apreendidas uma faca, 66 pilhas, dois celulares, duas baterias de celular e um estilingue, utilizado para arremessar os objetos para o interior da penitenciária. 

Jonas foi conduzido à delegacia da cidade, que ficará encarregada de apurar o caso. O material é recolhido nas celas durante as vistorias dos agentes penitenciários. 

 

Maria Romero
[email protected]

Seduc inaugura em Esperantina o maior Centro de Educação Profissional do Estado

 

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) inaugurou nesta segunda feira (05), ás 10h, em Esperantina, o novo Centro Estadual de Educação Profissional –CEEP “Leonardo das Dores”. Será a maior unidade do Estado e mais outra será inaugurada no início de 2017, em Teresina.A obra foi executada com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no valor de R$ 7.474.560,00, tendo a contrapartida do governo do Piauí, no valor de R$ 1.702.569,00, totalizando uma média de mais 9 milhões de investimentos com Educação Profissional no Estado do Piauí.

Para equipar a escola foram investidos mais R$ 7.733.428,00. Os recursos foram aplicados na climatização, mobiliário, equipamentos esportivos, equipamentos de laboratório e tudo que a escola precisa para funcionar perfeitamente.

“Após quatro anos de espera Esperantina ganha este presente. A escola padrão FNDE tem capacidade para atender 1.200 alunos com laboratórios equipados, auditório, anfiteatro, salas, e agora iremos partir para as matrículas, pois a procura tem sido muito grande. Logo iremos entregar a escola profissionalizante do Dirceu, em Teresina, no início do ano.  O grande diferencial é que vamos implantar os cursos de acordo com as demandas da região” comemorou a secretária de educação Rejane Dias.

O Centro de Educação Profissional “Leonardo das Dores”, possui doze salas de aula, auditório acessível com 150 lugares, teatro de arena, refeitório, quadra poliesportiva coberta, nove laboratórios, sendo três específicos e seis de uso comum e uma área de convivência urbanizada.

A construção do Centro de Educação Profissional foi projetada e executada segundo os padrões do FNDE. Vai atender alunos dos Territórios do Cocais, com uma oferta de 1.200 vagas, nos três turnos.

A oferta para 2017 é de quinze cursos de Ensino Médio Técnico, em regime regular, com eixos profissionais levantados de acordo com o perfil socioeconômico da juventude e as cadeias produtivas regionais.

“A secretária Rejane Dias e sua equipe trabalharam arduamente para garantir este investimento. É uma escola com recursos do Tesouro Estadual/FNDE e estamos trabalhando para garantir não só educação de qualidade, mas também a profissionalização, mais desenvolvimento para o comércio, agricultura, serviços privados na área de gestão, dentre outros, ou seja a qualificação em profissões que a região tem grande potencial”, declarou o governador Wellington Dias.

 

Da editoria de Cidades
[email protected]

 

Prefeitura de Esperantina amplia rede de abastecimento de água

A prefeitura de Esperantina está ampliando a rede de abastecimento de água da comunidade barro na divisa com o município de Barras. Na comunidade existem dois poços, sendo que um deles foi perfurado no inicio do ano na gestão da prefeita Vilma Amorim.

Com a chegada do período de seca um dos poços não estava conseguindo mais abastecer a comunidade e a prefeita dentro de um planejamento financeiro está levando água de qualidade para dentro das casas de mais de 50 famílias.

O vereador Zé Cláudio visitou  a comunidade  no inicio das obras e viu de perto a felicidade da população. “Eu tenho uma afinidade grande com os moradores desta comunidade e havia feito um pedido na câmara municipal a prefeita Vilma Amorim que ampliasse a rede de abastecimento de água e hoje com o compromisso e a seriedade da gestão a obra está sendo executada”. Agradeceu o vereador.

A prefeita Vilma Amorim disse que era um compromisso de sua gestão com a comunidade e agora foi possível realizar a obra.“Nós perfuramos um poço no inicio do ano na comunidade e agora dentro de um planejamento financeiro hoje está sendo possível realizar a obra de ampliação da rede de abastecimento e levar água para dentro da casa das famílias da comunidade Barro”. Disse a prefeita. 

Da editoria de Cidades
[email protected]

Tio atira no próprio sobrinho na cidade de Esperantina


 

O peixeiro  Raimundo Nonato dos Santos, conhecido popularmente como, Índio, de 48 anos de idade, deu um tiro no  próprio sobrinho, Francisco Silva Santos de 19 anos de idade.

O episodio aconteceu por volta das 18h40min de hoje (29/11), no Conjunto Bernardo Rego, localizado na periferia de Esperantina.

Francisco Santos, foi atingido com um tiro de revolver calibre 38 na região do abdômen, e embora consciente foi transferido as pressas para o Hospital de Urgências de Teresina – HUT.

Já o atirador,  bastante embriagado foi preso por uma equipe de policiais da Força Tática e da Policia Civil, precisamente na localidade Açudinho, zona rural de Esperantina.

Além de Índio, um outro irmão dele foi trazido para a sede da 13ª Delegacia de Policia em razão de ter guardado a arma usada na tentativa de homicídio.

Da editoria de Cidades
[email protected]

Posts anteriores