Cidadeverde.com

Cinco presos fogem da penitenciária de Esperantina

Depois de uma rebelião em Picos no meio da semana e uma tentativa de fuga em Floriano, foi a vez dos detentos da penitenciária de Esperantina provocarem um tumulto. Na noite de ontem (05), cinco conseguiram fugir do pavilhão D, das celas 1 e 5, depois de furarem o teto, utilizarem uma “teresa” (corda feita com lençóis) e cortarem as redes de proteção para pularem o muro. 

Segundo o diretor do presídio, agente penitenciário Agnaldo Lima, o fato aconteceu por volta das 19 horas e eles aproveitaram que só havia um policial militar nas guaritas externas para escaparem. 

“Estamos trabalhando com cinco agentes para 374 presos e apenas um policial militar, ou seja, sempre um lado do presídio fica descoberto e foi por onde eles fugiram”, explica o diretor da unidade que possui capacidade para 150 detentos. 

Os cinco fugitivos são da comarca de Teresina e dividiam o espaço com mais 13 detentos que continuaram nas celas. “Os que fugiram são detentos da capital que estão há muito tempo no sistema e não conseguem transferência para Teresina por causa da superlotação e assim ficam sem visitas. A opção deles é tentar ou fugir mesmo para forçar essa transferência”, destaca Agnaldo Lima. 

Policiais da Força Tática de Esperantina, viaturas com agentes do presídio fazem diligências no sentido de localizar os fugitivos. As polícias das cidades circunvizinhas e as polícias rodoviárias também foram avisadas e tiveram as fotos encaminhadas.  

Os presos foram identificados como:  Alysson Mateus Rocha Santos, vulgo Bactéria, acusado de roubo; Alexandro Alves Narros; Marcio Brito da Silva, acusado de roubo; Paulo Roberto de Oliveira e Jardel dos Santos Veloso (ou Paulo Railson Macena Ramos), preso provisório de Teresina por homicídio e tráfico de drogas e condenado em Batalha por roubo, formação de quadrilha e tráfico de drogas.

Sinpoljuspi

O presidente do Sinpoljuspi, José Roberto, alerta que com a proximidade do fim do ano a probabilidade é das tentativas e novas fugas aumentarem, já que há muitos presos provisórios no sistema que está superlotado e ainda possui déficit de agentes penitenciários e de estrutura. 

“O Estado é lento tanto nas obras de mais presídios quanto na reforma dos que existem, a Justiça também é lenta por não julgar os processos em tempo hábil e até a Defensoria Pública é insipiente em solicitar da justiça”, declara o presidente do sindicato.

Ele também criticou o baixo efetivo de agentes penitenciários e a falta de um concurso com vagas concretas para a categoria, já que o realizado pelo governo foi para cadastro de reserva e ainda está suspenso por suspeita de fraude. 

 

Caroline Oliveira
[email protected]

Obras do mercado de Esperantina seguem aceleradas

O  Governo do Estado do Piauí através da Secretaria de Infraestrutura  (Seinfra) está reformando o Mercado Público do município de Esperantina. A nova estrutura conta com ampla praça de alimentação, restaurantes, espaço para artesanato, 78 boxes, banheiros feminino e masculino, escada, elevador para acessibilidade e um reservatório de água com capacidade de 40 mil litros.

A obra que teve início no ano de 2013, estava parada há 7 meses, e foi retomada pela Seinfra no ano passado. A  secretária de Infraestrutura do Piauí, Janaína Marques, esteve no local visitando a obra, e de acordo com a gestora, a expectativa é que até o final deste ano, o novo mercado seja inaugurado.

“Essa obra é uma reivindicação antiga da população aqui de Esperantina, por isso estamos trabalhando para dar celeridade a nova estrutura. É uma preocupação minha, assim como do governador Wellington Dias, que esta obra seja inaugurada em breve. A nossa expectativa é que até o final desse ano a obra seja concluída, confirmando assim o nosso compromisso de trabalho com o povo”, afirmou Janaina Marques.

A nova estrutura do mercado já está na fase final e teve o valor licitado em R$ 2.601.554,00. Para a realização do serviço, foi contratada a mão de obra local. Cerca de cem comerciantes serão beneficiados o novo Mercado Público de Esperantina.

Da editoria de Cidades
[email protected]

Menina estuprada durante assalto é trazida para Teresina e realiza exame

A garota de 12 anos – vítima de estupro durante assalto na cidade de Esperantina – foi transferida para Teresina. A informação foi confirmada pela assistente social que acompanhava a menina no hospital Júlio Hartman, no município.

A menina e a tia foram mantidas reféns junto com a família durante o crime. Segundo relato, o pai de uma das vítimas foi obrigado a presenciar a cena do abuso contra a filha e a neta. 

A menor bastante abalada foi levada para o hospital e recebeu atendimento psicológico.

“Ela já estava bem tranquila, normal, sem nenhum quadro de pânico ou choque”, disse a assistente social, Lourdes Lourena. 

Em Teresina, a vítima foi levada para o Serviço de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência Sexual (Samvis). Lá ela foi recebida pela equipe para realizar os exames necessários.

Laudo preliminar no hospital de Esperantina constataram o estupro na garota. A tia houve uma tentativa de violência sexual. 

“A menina foi transferida para realizar os exames no Samvis, porque aqui não fazemos esses exames”, disse a assistente social.

O delegado Leandro Martins abriu inquérito e investiga o caso. Ele já tem pista e está a caça aos criminosos.

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Tia e sobrinha são vítimas de estupro durante assalto em Esperantina

Atualizada às 12h25

Tia e uma sobrinha - de apenas 12 anos - foram vítimas de estupro durante um assalto na noite de ontem (30), em Esperantina (174 km de Teresina). Segundo o titular da delegacia da cidade, delegado Leonardo Martins, as vítimas ainda serão ouvidas por ele. 

De acordo com ele, a informação dos policiais de plantão que atenderam à ocorrência é de que por volta das 19h dois homens invadiram a residência das vítimas e anunciaram um assalto. 

"Não sabemos ainda se estavam armados, se já entraram com intenção do estupro e usaram o assalto apenas como pretexto, ou se entraram na casa para roubar e acabaram cometendo a violência sexual depois", disse. 

O delegado geral de polícia civil, Riedel Batista, informou que já existem suspeitos e que a tia e sobrinha receberão atendimento em Teresina. 

"É um crime hediondo e a polícia civil agora tem como prioridade esse caso. Eles fizeram um roubo de um veículo, uma moto, na casa das vítimas, e fizeram isso. Temos três equipes de policiais civis de Matias Olímpio, Esperantina e Luzilândia nesse caso e já temos suspeitos. A ação da polícia só vai encerrar quando for feita a prisão", destacou.

O delegado Leonardo disse que as vítimas serão ouvidas, por estarem bastante abaladas com a situação. Ele esclareceu que a consumação da violência sexual já foi confirmada contra a criança. A violência sofrida pela mãe ainda será avaliada por exames, mas ele destacou que a tentativa já está caracterizada. 

"A confirmação de penetração deixa claro o estupro, mas esse crime também pode ser configurado de outra forma, com outro tipo de violência e abuso, não apenas com o ato consumado. Então precisamos apenas ouvir as vítimas e constatar por meio de exames o que aconteceu. Aos policiais ambas relataram o estupro", explicou. 

 

Maria Romero
[email protected]

Policial reformado é baleado no rosto e sobrevive em Esperantina

O Policial Militar reformado, José Gomes da Silva de 64 anos de idade, foi alvejado com um tiro no rosto na porta da sua própria residência na noite da última sexta-feira (28) em Esperantina. O crime aconteceu por volta das 19h40min na Rua da Independência, no Bairro Cruzeiro.

De acordo com o comandante da 4ª Companhia do 12º Batalhão da Policia Militar, Capitão QOPM, Luis Gonzaga Albuquerque, o ex-militar estava sentado na porta de casa, quando foi abordado por um homem em uma motocicleta. O capitão relata que o suspeito chegou a discutir com a vitima e em seguida desferiu três tiros, sendo que um deles acertou o rosto do ex-policial e em seguida fugiu.

José Gomes, foi levado às pressas para o setor de urgências do Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman e foi rapidamente transferido para o Hospital de Urgências de Teresina, devido a gravidade do ferimento e pelo fato de a bala ter ficado alojada no crânio. O fato da arma ser de calibre 32 pode ter salvado a vida do policial que permanece internado.

A polícia militar está em diligências para identificar e capturar o suspeito.

Rayldo Pereira
Com informações de RevistaAZ
[email protected]

Suspeito de matar vereador de Esperantina chora e pede perdão a viúva

Em coletiva à imprensa, o  suspeito de assassinar o presidente da Câmara de Vereadores de Esperantina, vereador "Tote Aristides", chorou e pediu perdão aos familiares da vítima. Jailson de Sousa Xavier foi preso dentro de um ônibus no município de Redenção do Gurgueia, quando retornava de Minas de Gerais para o Piauí, na última sexta-feira (14).

"Eu queria só pedir perdão a eles (família). Eu não fiz nada de propósito a nenhum deles. Quero pedir perdão a dona Graça (viúva)", disse. 

O delegado de Esperantina, Leonardo Alexandre, ressalta que não deve haver atenuante ao crime, uma vez que, o suspeito teria demonstrado intenção de matar a esposa.

"A intenção dele era efetivamente de matar, provocar um homicídio, independente se fosse a esposa ou a cunhada. Como o vereador se encontrava próximo, o investigado errou o tiro e acertou o vereador. Ele deve responder por homicídio doloso qualificado com motivo fútil, pois ele alega uma suposta traição", destaca Alexandre.

O crime ocorreu no dia 28 de agosto, na casa de um irmão do suspeito. Após uma briga com a esposa, ele teria saído para pegar uma arma e retornado para matar a mulher. Porém, o tiro acabou atingindo o presidente da Câmara que teria ido ao local para intermediar o conflito. O clima comoveu a cidade de Esperantina. Tote era considerado um homem solícito e pacificador de problemas.

Jailson de Sousa- que já tinha histórico de agressão contra a mulher- era amigo da família da vítima e foi praticamente criado pelo vereador. 

Presidente da Câmara de Esperantina

"Durante todo esse tempo, o investigado vinha sendo monitorado pela polícia que acompanhou o deslocamento dele até Minas Gerais, onde ele foi localizado na zona rural da cidade de São Francisco. Foi escolhido o melhor momento para ser cumprido o mandado de prisão tanto para o Estado como para o autor. Ele é uma pessoa complicada. Nas duas prisões, reagiu a abordagem e com todo o preparo conseguimos prendê-lo sem maiores problemas", finaliza o delegado Anchieta Nery. 

 

Matérias relacionadas

Acusado de matar vereador de Esperantina é preso em ônibus

Vídeo mostra briga de suspeito de atirar em vereador alguns dias antes do assassinato


Graciane Sousa
[email protected]

Suspeito de matar vereador é apresentado pela polícia em Teresina

O suspeito de assassinar o presidente da Câmara de Vereadores de Esperantina, vereador "Tote Aristides", foi apresentado na sede da Secretaria de Segurança Pública do Estado, durante coletiva à imprensa  na manhã desta segunda-feira (17). 

Jailson de Sousa Xavier foi preso dentro de um ônibus no município de Redenção do Gurgueia, quando retornava de Minas de Gerais para o Piauí. 

De acordo com o delegado de Esperantina, Leonardo Alexandre, o suspeito estava predeterminado a cometer o crime e o alvo seria a própria esposa. 

Relembre o caso

O vereador Antônio Aristides, ex-presidente da Câmara Municipal de Esperantina foi morto a tiros enquanto tentava ajudar uma mulher após uma briga de família. O vereador chegou a ser socorrido e levado para o hospital mas não resistiu aos ferimentos.

O caso provocou comoção em todo o Piauí e a prefeita Vilma Amorim chegou a decretar luto oficial na cidade. Tote Aristides estava em seu segundo mandato de vereador e tentava a reeleição neste ano. 

 

Com informações Notícia da Manhã
[email protected]

Acusado de matar vereador de Esperantina é preso em ônibus

O homem acusado de matar o então presidente da Câmara de Vereadores de Esperantina, vereador "Tote Aristides", em agosto deste ano acaba de ser preso durante ação da Polícia Civil no município de Redenção do Gurgueia, a 691 km de Teresina. O preso identificado como Jailson de Sousa Xavier seguia em um ônibus que vinha de Minas Gerais com direção a Teresina e acabou pego em emboscada montada pela Polícia em uma das paradas que fazem parte da rota da empresa.

"Desde que cometeu o crime ele estava foragido e conseguimos localizar ele através da passagem e da identificação. O ônibus faria essa parada lá em Redenção e quando os pasageiros desceram nós prendemos ele. O mandado de prisão já estava expedido desde que ele fugiu e agora conseguimos cumprir", pontuou o delegado.

A prisão ocorreu com o apoio da Polícia Civil de Bom Jesus e de Matias Olímpio e o acusado está sendo transportado neste momento para Teresina.

Suspeito diz que ia se entregar
Em vídeo divulgado pela Polícia Civil, o suspeito disse que estava em Minas Gerais e voltara para o Piauí com o objetivo de se entregar.

"Rapaz, eu tô falando que eu tô querendo me entregar agora. Eu tô indo pra lá. Eu ia passar a vida todinha fugindo?", disse.

Relembro o caso

O vereador Antônio Aristides, ex-presidente da Câmara Municipal de Esperantina foi morto a tiros enquanto tentava ajudar uma mulher após uma briga de família. O vereador chegou a ser socorrido e levado para o hospital mas não resistiu aos ferimentos.

O caso provocou comoção em todo o Piauí e a prefeita Vilma Amorim chegou a decretar luto oficial na cidade. Tote Aristides estava em seu segundo mandato de vereador e tentava a reeleição neste ano. 

Ampliada às 18h44

Rayldo Pereira
[email protected]

Filho de parlamentar assassinado a tiros é eleito vereador de Esperantina

O candidato Jânio Rodrigues, Tote Filho, como é conhecido, foi eleito vereador de Esperantina com 698 votos neste domingo (2). Tote é filho do vereador  Antônio Aristides de Carvalho do PMDB, morto a tiros no final de agosto durante a campanha eleitoral.

Jânio, de 34 anos, era motorista e se candidatou a um cargo público pela primeira vez para ocupar a vaga deixada pelo pai. Ele agradece o apoio da população e promete dar continuidade ao trabalho do pai no poder legislativo. "Eu me sinto agradecido por ter o apoio do povo. Temos um trabalho muito grande na comunidade e eu me sinto muito agradecido pelo município ter aceito a gente", agradeceu o vereador eleito.

Tote Filho promete desenvolver um projeto de levar água a várias comunidades sem o abastecimento e dar maior acessibilidade a essas comunidades. 

Mesmo dois meses após o crime o acusado de atirar no candidato não foi preso e Tote desabafa e pede por Justiça, prometendo honrar o nome do seu pai na Câmara Municipal. "A gente pede o apoio das autoridades para que tomem providências porque ele fez minha família sofrer e pode fazer muitas outras", desabafou.

O Crime

O vereador Antônio Aristides, ex-presidente da Câmara Municipal de Esperantina foi morto a tiros enquanto tentava ajudar uma mulher após uma briga de família. O vereador chegou a ser socorrido e levado para o hospital mas não resistiu aos ferimentos.

O caso provocou comoção em todo o Piauí e a prefeita Vilma Amorim chegou a decretar luto oficial na cidade. Tote Aristides estava em seu segundo mandato de vereador e tentava a reeleição neste ano. 

Rayldo Pereira
[email protected]

Vilma Amorim é reeleita prefeita de Esperantina com 49,48% dos votos

A candidata Vilma Amorim (PT) foi reeleita como prefeita de Esperantina com 49,48% dos votos. O vice prefeito será Jânio Filho do PSB. Os dois foram eleitos pela coligação "Esperantina no Rumo Certo" que engloba os partidos PT/ PTB /PEN /PSB /PV / PTN/ PHS e PRB que totalizaram 11.314 votos.

Em segundo lugar ficou Marllos Sampaio do PMDB que teve 10.276 votos totalizando 44,94% dos votos e por último ficou a candidata Katy Samara do PC do B com apenas 1.274 votos representando 5,57% dos votos.

Esperantina teve 22.864 votos válidos e uma abstenção de 2.466 votos representando 9,18% dos votos.  Vilma Amorim pretende dar continuidade aos projetos que já tinha na prefeitura de Esperantina e deve continuar o modelo de gestão que foi reeleito pela população neste domingo (2).

Rayldo Pereira
[email protected]

Posts anteriores