Cidadeverde.com

Caso de feto humano encontrado em Esperantina permanece um mistério

O caso do feto humano encontrado no quintal de uma casa de Esperantina, a 175 quilômetros de Teresina, permanece um mistério. Mesmo após um dia de investigações, a Polícia Civil ainda não descobriu quem foi responsável pelo abandono.

Em parceria com profissionais do Programa Saúde da Família (PSF) do conjunto Mão Santa, onde o feto foi encontrado, policiais descobriram que todas as mulheres grávidas acompanhadas pelo PSF na região continuam gestantes.

Com a informação, a Polícia Civil descartou que a responsável por abandonar o feto morasse no bairro. Agora, os policiais trabalham com duas hipóteses: ou a mulher mora em outra região ou estava escondendo a gravidez.

Flávio Meireles
[email protected]

Mulher encontra suposto feto humano no quintal de casa em Esperantina

Uma mulher encontou um suposto feto humano no quintal de sua casa no conjunto Mão Santa, em Esperantina, município a 174 km de Teresina. De acordo com o policial J. Batista, da Força Tática do município a Polícia foi acionada por volta das 10h e isolou a área onde será realizada a perícia.

"A mulher informou que estava passando e viu o que parece ser um feto humano. Nosso trabalho foi isolar e acionar a Polícia Civil que irá investigar", explicou o policial.

A Polícia Civil está no local e ainda aguarda a chegada a perícia de Parnaíba que foi chamada até o local.  Moradores acreditam que trata-se de um feto humano pela presença de estruturas que parecem mãos.

Após a conclusão da perícia, um inquérito deve ser aberto caso seja constatado tratar-se de um feto humano. O Cidadeverde.com tentou contato com o delegado titular do município Igor Gadelha, mas não obteve retorno até o momento.

Rayldo Pereira
[email protected]

Federação de Ciclismo do Piauí realiza etapa durante 1ª Festa do Peixe em Esperantina

A 8ª etapa do Campeonato Piauiense de Mountain Bike acontecerá na cidade de Esperantina, a 170 km a norte de Teresina. A etapa será realuzada durante a 1ª Festa do Peixe de Esperantina, no próximo dia 19 de julho, e será ealizada pela diretoria da Federação de Ciclismo do Piauí – FCP, sob direção do presidente George Augusto Rodrigues. A prova valerá ainda pelo ranking nacional da CBC e, além da premiação tradicional com medalhas e troféus, serão oferecidos aos primeiros colocados R$ 5 mil em dinheiro.

A etapa será no estilo maratona e terá cerca de 80 KM de percurso e acontecerá paralelamente a um grande acontecimento em Esperantina, que é a Festa do Peixe, já que o município é grande produtor da espécie e certamente terá a presença de muitos visitantes, que poderão curtir altas pedaladas das feras do Ciclismo. George Rodrigues disse que são esperados além de quase 170 bikers que disputam o campeonato piauiense, também atletas do Maranhão e do Ceará.

Um dos pontos altos será a passagem pela famosa Cachoeira do Urubu e trilhas ainda pouco exploradas pelos atletas. “Tomamos a frente para realizar esta etapa, em substituição ao Parnabike, que deixou de fazer parte do nosso ranking. Será uma prova agradável e bem classificada. Quanto ao terreno, além do calor, belas trilhas com estradões, onde a velocidade poderá fazer a diferença e uma vantagem é que será um terreno novo, que os atletas adoram explorar”, destacou o presidente. O briefing acontecerá no dia 18 de julho, em local que divulgaremos em breve. A largada e chegada acontecerão na praça central da cidade. Breve, inscrições abertas.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Esperantina celebra encerramento do programa Brasil Alfabetizado

Esperantina encerrou as atividades do programa Brasil Alfabetizado no último sábado (27).  A solenidade marcou a apresentação dos trabalhos realizados durante a formação inicial e continuada ministrada por professores da Fundação Educare.

O evento aconteceu na Escola Municipal Umbelino Rebêlo e contou a presença da Gestora local do Programa no município Professora Maria da Paz, a Presidente da Fundação Educare Maria do Socorro Escórcio e a coordenadora Adriana Nascimento, da Secretária de Educação Elisabeth Aguiar, que também representou a Prefeita Vilma Amorim, o Secretário de Infraestrutura Chagas Henrique, Coordenador de Esportes Epaminondas Albuquerque.

O projeto Brasil Alfabetizado tem como objetivo contribuir para superar o analfabetismo no município de Esperantina, universalizando a alfabetização de jovens, adultos e idosos e a progressiva continuidade dos estudos em níveis mais elevados, promovendo o acesso à educação como direito de todos em qualquer momento da vida.

O Programa atende no município de Esperantina 1.064 alunos, distribuídos em 138 turmas, sendo 14 turmas na zona urbana e 124 turmas na zona rural. O Programa ciclo 2013, com duração de 08 meses, teve início em 07 de outubro de 2014 e termino em 26 de junho de 2015.

No final foram entregues os certificados de capacitação aos 153 coordenadores e professores do programa.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Suspeito de matar professor a facadas, resiste à prisão e é baleado na perna

O professor identificado como Elias Araújo Costa foi morto a facadas durante uma festa junina na praça Leônidas Melo, centro de Esperantina. O suspeito- identificado como Venilson Silva Alves Macedo, conhecido como Nil- reagiu à prisão em flagrante e foi atingido com um tiro na perna. O crime pode ter tido motivação passional. 

"O Nil disse que a vítima teria dado em cima de sua namorada e por isso teria desferido as facadas, mas testemunhas contaram outra versão, que ainda será invastigada pela Polícia Civil", conta o soldado Gustavo de Oliveira, da 4ª Cia do 12º BPM. De acordo com delegado regional Igor Gadelha, os dois não se conheciam. 

O crime, que ocorreu por volta das 3h30, deste domingo (21). Elias Araújo foi ferido abaixo do peito e chegou a ser socorrido, mas não resitiu. O velório ocorre na casa do professor, que lecionava  no CEEP Leonardo das Dores. 

Ainda de acordo com a PM, Nil saiu recentemente da prisão, onde cumpria pena pelo crime de tráfico de drogas. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

 

 

Suspeito de homicídio é flagrado dormindo com arma

Um jovem identificado apenas como "Maurício Macumbeiro" foi pela Polícia Civil de Esperantina, no município de Campo Largo do Piauí, a 197 km de Teresina, nesta sexta-feira (19). De acordo com o Delegado Regional Igor Gadelha, o jovem é suspeito de participação em um homicídio no mês de março. 

"Ele e mais dois são suspeitos de participarem da morte de um adolescente no bairro Mão Santa. A motivação seria uma rixa antiga de um deles com a vítima, referente a drogas, mas a versão deles é conflitante. Os outros dois foram capturados dias após o crime e faltava apenas um", disse Gadelha. 

Ainda de acordo com o delegado, "Maurício Macumbeiro" estava empregado na casa de um senhor. "Essa pessoa tinha dado emprego a ele e, provalvemente, não sabia que se tratava de uma pessoa foragida da Justiça", reitera. 

O suspeito foi encontrado dormindo ao lado de uma arma de fogo, que seria do menor que participou do homicídio. "O Maurício seria o responsável por atirar na vítima e deverá responder por homicídio e associação criminosa", completa Igor Gadelha. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Ciganos são detidos suspeitos de estelionato em Esperantina

Dois ciganos conhecidos como "Nego Velho" e "Paixão", irmãos e moradores do município de Esperantina (174 Km de Teresina), foram detidos por policiais da 4ª Companhia do 12º Batalhão de Polícia Militar neste sábado (13). De acordo com policiais que participaram da abordagem, os homens se passavam por videntes e pediam pagamentos por seus serviços por meio de animais vivos. 

A dupla já atuava há algumas semanas na região e pedia pagamento pelos serviços oferecidos. De acordo com a polícia, os homens diziam ler as mãos das pessoas, fazendo previsões do futuro, além de se oferecer para desfazer "feitiços". Eles pediam sacos de arroz e feijão como pagamento, além de animais vivos e objetos pessoais das vítimas. Contudo, moradores passaram a desconfiar nos últimos dias. 

De acordo com relatos de moradores aos policiais, os homens pediram animais vivos como galinhas e leitões. Ao serem abordados pela polícia após a denúncia, um carro conduzido por um dos homens foi averiguado e foram localizados pertences de uma das vítimas, como objetos de valor, uma quantidade de feijão, duas galinhas e dois leitões. 

Os homens foram conduzidos ao 13º Distrito Policial de Esperantina e liberados em seguida, devido à greve dos policiais civis. Dados de identificação foram coletados e a dupla deve ser chamada a depor nos próximos dias pelo delegado da cidade. A dupla pode responder por crime de estelionato. 

Maria Romero
[email protected]

Igreja matriz de Esperantina é invadida e tem imagens de santos quebradas

A igreja matriz da paróquia de Nossa Senhora da Boa Esperança foi invadida e teve três imagens quebradas na manha desta quinta-feira (11) em Esperantina, município a 174 km de Teresina. O padre Evandro Alves da Silva, conta que as imagens foram encontradas quebradas por volta das 8h10 após um período de menos de meia hora em que o local ficou aberto sem ninguém.

Fotos: Jornal Esp

"Hoje abri a igreja por volta das 7h30 para as visitas normais e todos os dias uma pessoa me ajuda a resolver as coisas na sacristia. Hoje essa pessoa teve que sair para uma prova e 8h10 quando chegou a simagens estavam quebradas", explicou  pároco.

O coronel Luiz Gonzaga Albuquerque, comandante da 4ª companhia de Polícia Militar de Esperantina, afirma que o suspeito pelo ato de vandalismo já foi identificado e que a Polícia já está a sua procura. " Trata-se de um drogado que entrou na igreja e quebrou as imagens. Ele já tem várias passagens aqui no distrito e estamos procurando neste momento por ele, que mora aqui mesmo na cidade", afirmou o comandante.

O padre lamenta a invasão e acrescenta que uma das imagens é emprestada para a igreja para exposição pelas festividades do Sagrado Coração de Jesus, comemoradas em todas as igrejas católicas pelo mundo. "Uma imagem é de Nossa Senhora de Aparecida, a outra de São Judas Tadeu e  a outra do Sagrado Coração de Jesus, que não pertence a igreja e é de uma senhora que emprestou para que ela ficasse aqui exposta no mês de junho", completou o pároco.

Evandro Alves, explica ainda que o valor material das imagens quebradas é pequeno, mas há imagens na igreja de valor histórico e artístico elevado. Para ele, o ato representa um grande impacto sentimental para a comunidade católica. "Eu vejo muito pela situação que estamos vivendo no mundo. A cada dia que passa se diminui essa espiritualidade e as instituições tradicionais como a igreja católica. O secularismo mesmo que aos poucos vai sugando o respeito as coisas sagradas e até a própria fé em Deus. Tudo hoje é relativo e o fenômeno que diminui a fé, a moral, os bons costumes e a família tradicional", afirmou o padre.

Rayldo Pereira
[email protected]

Prefeitura de Esperantina inaugura praça nesta quinta-feira

A nova Praça localizada em frente ao principal Cemitério da cidade, o São João Batista, será inaugurada nesta quinta-feira, 11 de junho, e terá o nome da Professora Rejane Castelo Branco.

A Praça levou 120 dias para ser concluída e foi orçada em R$ 115.980,01 (cento e quinze mil novecentos e oitenta reais e um centavo).
Durante visita ao local na manhã desta terça-feira, 09 de junho, a Prefeita da cidade de Esperantina, Vilma Carvalho Amorim, falou que todo o material de tapumes de zinco envolto da praça será retirado, mas, o trafego de veículos só será permitido a partir desta quarta-feira, 10 de junho.

Uma equipe técnica da Caixa Econômica Federal já realizou todas as medidas e apenas alguns detalhes no calçamento serão refeitos pela empresa executora da obra, a URBITECH Serviços Técnicos LTDA, que tem como encarregado geral, o engenheiro, José Ribeiro de Araújo.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Jovem escala torre de telefonia e ameaça se jogar de uma altura de 50 metros por 7 horas

  • Esperantina_Torre_6_750.jpg jornalesp.com
  • Esperantina_Torre_5_750.jpg jornalesp.com
  • Esperantina_Torre_4_750.jpg jornalesp.com
  • Esperantina_Torre_3_750.jpg jornalesp.com
  • Esperantina_Torre_2_750.jpg jornalesp.com

Um jovem de 24 anos passou cerca de sete horas pendurado em uma torre de telefonia na cidade de Esperantina, a 175 quilômetros de Teresina. Identificado como Juscelino Barbosa de Oliveira, ele ameaçava se jogar de uma altura de aproximadamente 50 metros, mas foi resgatado por uma equipe do Corpo de Bombeiros. O fato ocorreu na quarta-feira (3) e chamou a atenção da população do município.

Aluno da rede pública de Esperantina, Juscelino escalou a torre por volta das 13h. De acordo com informações de sites da região, ele toma remédio controlado e é acompanhado pelo Centro de Atenção Psicossocial da cidade. "Ele teve algum distúrbio e subiu no alto da torre. Ele disse que vozes diziam para ele se jogar", contou o major Rivelino Moura, do Corpo de Bombeiros, responsável pelo resgate.

Juscelino passou cerca de sete horas pendurado na torre. No chão, policiais militares e moradores tentaram acalmar o jovem e evitar que ele se jogasse. A situação só foi resolvida, porém, com a chegada de uma equipe do Corpo de Bombeiros. "O policiamento da região foi convocado, mas não tinha equipamento. Por isso, solicitaram a presença do Corpo de Bombeiros", explicou o major Rivelino. Centenas de esperantinenses acompanharam o desenrolar da ação.

O bombeiro revelou que o resgate foi facilitado porque o jovem já estava muito debilitado por causa das seguidas horas pendurado no local. "Encontramos o jovem já muito debilitado. O desafio era descer com segurança, mas usamos técnicas de rapel e deu tudo certo", relatou Rivelino.

Após horas sem comer e beber, Juscelino foi encaminhado pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital Regional Julio Hartman.

Flávio Meireles
[email protected]

Posts anteriores