Cidadeverde.com

Campanha de Vacinação contra o Sarampo começa nesta segunda, em Floriano

Terá início nesta segunda-feira (7), a campanha nacional de vacinação contra o sarampo. A vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola, estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde de Floriano - UBSs de 7 a 25 de outubro, tendo como público-alvo crianças de 6 meses a menores de 5 anos que ainda não receberam a dose a vacina. O dia "D" da campanha, no Piauí, está previsto para 26 de outubro.

Em 2019, o governo decidiu dividir a ação em duas fases. Cada uma é focada em um público diferente que estaria mais suscetível à infecção por sarampo. Por isso, a segunda fase da campanha ocorrerá de 18 a 30 de novembro, para adultos jovens não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos de idade, com o objetivo de interromper a circulação do vírus do sarampo e proteger os grupos mais acometidos pela doença no País.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, em setembro, foram confirmados 5.346 casos de sarampo no Brasil. A maior parte dos diagnósticos está concentrada em 153 municípios de São Paulo (97,5%), principalmente na região metropolitana. No Piauí, segundo o boletim, apenas um caso da doença foi confirmado.

O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de cinco anos de idade. Nesta campanha, os pais e responsáveis são atores sociais importantes no processo de controle da doença e devem comparecer aos serviços de vacinação com suas crianças, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro.

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais