Cidadeverde.com

Pequenos produtores rurais de Floriano recebem qualificação técnica

A Secretaria de Desenvolvimento Rural, realizou na última quarta-feira (27), uma capacitação para os pequenos produtores rurais da região do Assentamento Bonsucesso.

Desta vez, o curso ofertado em parceria com o SENAR foi o de Biodigestores, equipamento que faz o reaproveitamento do gás metano e da matéria orgânica de detritos de diversas espécies animais (caprinos, ovinos, bovinos, etc) para gerar biogás e adubo. O secretário Edivaldo Costa destaca o impacto econômico e ambiental desta tecnologia.

"Além de utilizar a matéria orgânica na adubação das hortas, o gás metano que é altamente comburente, será utilizado para as famílias substituirem o gás butano convencional. Então, em vez de comprar agora eles podem produzir.. Isso gera um impacto econômico. Além disso, é uma tecnologia sustentável, porque reaproveita um gás altamente prejudicial à camada de ozônio, diminuindo sua dispersão no meio ambiente ", afirma o secretário.

O gás metano também é um dos responsáveis por poluir lençóis freáticos. Francisco William, instrutor do curso, explica que essa tecnologia também pode contribuir na geração de energia elétrica. "Através de adaptações no grupo gerador que transforma o biogás em energia elétrica, eles poderão futuramente economizar também na conta de energia. É uma tecnologia fácil e barata que tá aí pra ajudar e compor as energias renováveis".

De acordo com Edivaldo, o curso que tem duração de 40 horas também contemplará as comunidades Alegre, Malhada de Pedra e Cabrinhas.

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais