Cidadeverde.com

Floriano vacinou 97% de crianças contra o sarampo, diz Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde divulgou no início do mês de dezembro, em ofício circular, os dados da primeira etapa de vacinação contra o sarampo viral para crianças de um ano a um ano e 11 meses e 29 dias. Floriano se destaca por ter uma cobertura vacinal de 97,25%. “O resultado foi fruto de um trabalho de mapeamento realizado pela Coordenação de Imunização. Nós intensificamos o trabalho de campo”, disse James Rodrigues, secretário de Saúde de Floriano.

A vacinação contra o sarampo aconteceu em duas etapas: a primeira de 07 a 25 de outubro para crianças de seis meses a menores de cinco anos e a segunda etapa, de 18 a 30 de novembro para a população de 20 a 29 anos. “Vale lembrar que apenas a primeira etapa era, de fato, obrigatória. Os pais precisam estar atentos à carteira de vacinação dos filhos para que a doença seja barrada. Se todo mundo tiver o cuidado, nossas crianças estarão livres do sarampo, pois é uma vacina de rotina do calendário nacional de vacinação”, lembrou Pollyane Pires, Coordenadora de Imunização de Floriano.

A coordenadora explica que essa vacina faz parte do calendário de rotina até 49 anos. “Até 29 anos quem não tomou nenhuma as duas doses deve procurar uma unidade básica de saúde. Dos 30 aos 49 anos é essencial que você tenha pelo menos tomado uma dose da vacina, disse Pollyane Pires. 

A avaliação dos municípios foi realizada com base nas informações obtidas por meio do registro no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) e por meio de um formulário para envio de informação dos estoques das referidas vacinas disponíveis no SAGE, Sala de Apoio à Gestão Estratégica.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais