Cidadeverde.com

Pesquisa estima que Floriano tenha 16 mil infectados, diz estudo

Técnicos da Secretaria de Saúde dos Departamentos de Vigilância Epidemiológica e Sanitária se reuniram com o representante do Ministério Público do Piauí, o promotor Arimateia Dourado, além da Superintendência de Trânsito e Polícia Militar para apresentar os dados da primeira da etapa da pesquisa sorológica realizada e contratada pelo município de Floriano. 

A pesquisa realizada pelo Instituto Amostragem foi realizada entre os dias 10 e 15 de outubro em pessoas residentes do município de Floriano. Ao todo, nesta primeira etapa, foram colhidos 350 testes com margem de erro de 5,2%, segundo o cálculo do instituto. 

O Secretário de Saúde de Floriano, James Rodrigues, destacou a importância de entender e monitorar o contexto da doença no município. “Se tivéssemos realizado essa pesquisa a dois, três meses atrás, não teríamos a dimensão exata. Todas as nossas decisões tem sido tomadas com serenidade e cautela”, disse.

Dos 350 testes/entrevistas aplicadas, 68 foram positivos. A taxa de infecção, segundo o estudo, é de 0,19. Para termos de comparação, o Piauí possui uma taxa de transmissão de 0,74, o que significa que 100 infectados repassam o vírus para outras 74 pessoas.

Baseado na população atual, o estudo aponta que 16.301 pessoas já foram infectados pelo coronavírus em Floriano. Ou seja, para cada caso notificado oficialmente, existem mais 6 pessoas infectadas. 

Outro dado interessante diz respeito quando a estimativa de casos recentes ou casos com mais de três semanas que, segundo estudos, já não transmitem mais a doença. Segundo o Instituto Amostragem, casos não tão recentes de até 3 semanas e casos antigos com mais de 3 semanas, somam mais de 7.500 pessoas. Já os casos de infecção recentes, totalizam mais de 4.100 pessoas.

Da Redação
[email protected]