Cidadeverde.com

Floriano avança contra o câncer ao ofertar especialidade de cirurgia oncológica

A Secretaria de Saúde de Floriano realizou no início desta semana, reunião com enfermeiros, médicos e gerentes da atenção primária para apresentar a proposta de fluxograma da especialidade de cirurgia oncológica que passará a ser ofertada pelo município dentro do Programa Ambulatorial de Cirurgias. 

O Secretário de Saúde de Floriano, James Rodrigues, afirmou que o município dá um passo importante na prevenção e detecção precoce do câncer. “Antes o paciente só tinha essa especialidade em Teresina e havia todo um desgaste físico e emocional que envolve não apenas a pessoa com o diagnóstico, mas também toda a família que precisa passar dar o apoio necessário. Por muito tempo, o câncer foi motivo de tabu, mas com o avanço tecnológico, a taxa de cura é maior que a mortalidade e tudo isso depende da detecção precoce e prevenção”, disse. 

A médica florianense e primeira cirurgiã oncológica formada no Piauí, Ana Caroline Fonseca, apresentou alguns dados sobre a incidência da doença e fluxograma de atendimento que será implantado junto às equipes de saúde da família para triagem e encaminhamento. Em linhas gerais, os cânceres mais comuns entre homens e mulheres são o de próstata e mama (respectivamente) e segundo o Instituto do Câncer, entre 2020 e 2022, a estimativa é que 625 mil novos casos surjam. 

No Piauí, as estatísticas refletem o contexto nacional. Entre homens, os casos mais comuns são próstata e nas mulheres, mama seguido do colo do útero.  Ana Caroline Fonseca também apresentou dados da Sociedade Americana de Câncer, sobre o impacto da pandemia na detecção precoce do câncer. A suspenção dos serviços de saúde e isolamento social contribuíram para a diminuição do acesso ao diagnóstico precoce e tratamento adequado. Segundo a OMS, 40% das mortes por câncer poderiam ser evitadas.  

A previsão é que o programa tenha início ainda no mês de agosto. James Rodrigues explica que o objetivo é aprimorar a atenção básica no Sistema Único de Saúde (SUS) e que além da consulta, serão realizado exame de biópsia, procedimento cirúrgico no qual se colhe uma amostra de tecidos ou células para posterior estudo em laboratório, tal como a evolução de determinada doença crônica, bem como pequenas cirurgias. 

A inserção de mais uma especialidade representa um avanço significativo no fortalecimento do sistema de saúde municipal promovendo qualidade de vida ao intervir em fatores que colocam a saúde em risco, como sedentarismo, má alimentação, tabagismo e outros. “Vamos aproveitar a experiência exitosa do Programa de Pequenas cirurgias e incluir mais um serviço, a consulta e exame oncológico. Quem ganha é a população”, explica James Rodrigues.

Com informações - Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais