Cidadeverde.com

Dez macacos aparecem mortos no campus do Ifpi e caso é investigado

Dez saguis, sendo nove adultos e um filhote, apareceram mortos em um curto intervalo de tempo no campus do Instituto Federal do Piauí (Ufpi), em Floriano, no interior do Piauí. O diretor do Centro de Zoonoses no município, Thalles Rodrigues, disse que o caso está em investigação tanto pela Universidade Federal do Piauí (Ufpi) quanto pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). A suspeita é de intoxicação, mas não descartados doenças como febre amarela e raiva. 

"Estamos fazendo um mapeamento. Ao que parece foi intoxicação, pode ter alguma armadilha externa e esses animais tiveram contato. Eles morreram em dias aleatórios, mas em um raio muito curto. Temos equipes fazendo investigação também ao redor, porque ainda existem macacos nessa mesma região que vão lá se alimentar de um fruta chamada jamelão", explica o veterinário e diretor do Centro de Zoonoses de Floriano. 

Os primeiros macacos apareceram mortos em 29 de outubro. Foram coletadas amostras de fezes dos animais na tentativa de identificação de algum parasita ou traço de intoxicação. 

Os saguis são animais silvestres, mas acabam migrando para áreas urbanas em busca de alimento. A assessoria do Ifpi informou que o Centro de Zoonoses foi acionado pela própria instituição de ensino que lamenta o ocorrido e aguarda o resultado do laudo com a causa.

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais