Cidadeverde.com

Em Floriano, 20 famílias ficam desabrigadas após cheia do Rio Parnaíba

Fotos: Prefeitura de Floriano 

Em Floriano, distante 244 quilômetros de Teresina, cerca de 20 famílias ficaram desabrigadas nessa segunda-feira (03), após o aumento do nível do Rio Parnaíba na cidade.

De acordo com o secretário de Comunicação da Prefeitura de Floriano, Nilson Ferreira, grande parte das casas afetadas estão localizadas nos bairros São Cristóvão e Matadouro.

“São cerca de 20 famílias que foram afetadas, principalmente nos bairros São Cristóvão e Matadouro, essas famílias estão sendo acompanhadas pela Secretária de Desenvolvimento e Assistência Social”, explica.

Ainda de acordo com Nilson Ferreira, todas as famílias foram levadas para casas de parentes, mas a Prefeitura também disponibilizou duas escolas para abrigarem essas pessoas.

No momento, o secretário informou que a situação está controlada e que houve uma redução do nível da água do Rio Parnaíba.

“O nível das águas baixou e a situação no momento é controlada. A prefeitura também disponibilizou caminhões, ambulâncias e as equipes estão nas ruas”, acrescenta Nilson Ferreira.

Falta de Água

O secretário de Comunicação relatou ainda que 90% da cidade está sem água desde a manhã dessa segunda-feira (03), devido a problemas na bomba do sistema de captação de água em decorrência do aumento do nível do Rio Parnaíba.

Nilson Ferreira informou também que o prefeito Joel Rodrigues (PP) e equipes se encontram na sede da Agespisa, empresa responsável pelo abastecimento de água na cidade, para tentar resolver o problema.

Nível de Inundação

Segundo o último boletim do Sistema de Alerta de Eventos Críticos (SACE), divulgado na noite dessa segunda-feira (03), pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), a previsão era que o Rio Parnaíba atingisse a conta de inundação com o nível de 909 cm por volta das 6h desta terça-feira (04) em Floriano.

A última medição realizada pelo órgão por volta das 21h30h de ontem (03), no ponto de monitoramento instalado em Barão de Grajaú, cidade do Maranhão vizinha à piauiense, o nível do Rio Parnaíba estava com 883 cm, bem próximo da cota de inundação que é de 898 cm.  

 

Rebeca Lima
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais