Cidadeverde.com

Floriano realiza Encontro dos Divinos na Catedral São Pedro de Alcântara

A prefeitura de Floriano, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com a Paróquia São Pedro de Alcântara e o grupo das Pastorinhas de Floriano, realizou neste sábado (04), o Encontro de Divinos, na praça Dr. Sebastião Martins, com a presença dos secretários de Governo, Marcony Alisson, de Cultura, Elineuza Ramos, da primeira-dama, Carmélia Reis, além da comunidade.

O encontro, foi realizado buscando resgatar uma cultura, que há anos não acontecia em frente a Catedral. Este ano, o evento contou com a participação de grupos de comunidades rurais, como a da região da Macaúba,Canabrava, Buraco do Sapo, além de convidados do município de Nazaré do Piauí, liderados pelo senhor Gonçalo, que mantém viva a cultura do Divino na cidade vizinha.

O Encontro dos Divinos, realizado no fim da tarde, iniciou na praça com apresentações da banda do município, de grupos de bumba-meu-boi, Nova Geração, Capoeira e do professor Jardel Viana e dos Divinos. O ponto alto do evento foi a entrada dos grupos de Divinos perfilados até o altar para a missa celebrada pelo padre Pedro Messias.


Segundo a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Elineuza Ramos, a celebração do Divino é um evento tradicional da cidade, mantido por gerações, que precisa ser fomentado. “O Divino é  uma manifestação religiosa que mistura cultura e fé, e une a comunidade;  tem raiz forte na história das famílias, do povo devotado, que tem sua identidade e precisa ser incentivada. Todas as tradições griôs estão sendo resgatadas pela prefeitura, porque é parte de uma cultura que não pode morrer, que conta a nossa história, esse evento busca fazer um resgate tão importante para nossa cultura e vida”, concluiu.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais