Cidadeverde.com

Seman realiza ação de fiscalização do descarte irregular de lixo

Na manhã desta sexta-feira (26), em virtude do descarte irregular de lixo no cruzamento da rua Elias Oka e Fernando Marques, a Prefeitura de Floriano, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMAN), promoveu uma ação de fiscalização educativa com os moradores e donos de escritórios no entorno dessa área, buscando sensibilizar a comunidade sobre o problema ambiental existente no local. 

Apesar de a coleta doméstica ser um serviço eficiente em Floriano, o lixo doméstico e outros resíduos têm sido descartados, indiscriminadamente, em qualquer horário e de forma corriqueira no local, desrespeitando o serviço da coleta domiciliar. Para se ter uma ideia, no local onde a equipe de educação ambiental fiscalizou existe uma placa educativa orientando quanto ao descarte correto do lixo e a importância de aguardar o caminhão da coleta, que é ignorada pelos moradores do entorno. 

Técnicos de educação ambiental e fiscalização, acompanhados da equipe da Ouvidoria, esclareceram a população sobre a necessidade da colaboração de todos para romper com essa prática inadequada, para que não traga prejuízos à natureza nem à saúde dos demais moradores, reforçando a necessidade de cuidar da cidade e do local onde vivemos,  questões que passam pela educação e saúde de todos.

Ainda durante a ação de conscientização, os moradores receberam informações sobre como armazenar corretamente os resíduos e acondicioná-los em local adequado, e os horários e dias em que a coleta passa recolhendo os detritos. 

Os técnicos da Ouvidoria também forneceram orientações quanto ao aplicativo COLAB, e explicando aos moradores como fazer denúncias através do “Sujão Aqui Não”, disponível no aplicativo.

Da Redação