Cidadeverde.com

Prefeitura abre programação oficial da Semana da Pátria

A Prefeitura de Floriano começou setembro lembrando aos florianenses a importância dos primeiros dias do mês, que antecedem e culminam no 7 de setembro, dia da Independência da República. Em Floriano, a Semana da Pátria foi aberta neste dia primeiro bem cedo, às 5h da manhã, com uma alvorada festiva e carreada, que percorreu as principais ruas e avenidas da cidade até a praça Dr. Sebastião Martins.

Como tradicionalmente é realizado em Floriano, autoridades municipais, vereadores, policiais militares, representantes da sociedade civil organizada e estudantes foram à praça para o hasteamento das bandeiras: no Pavilhão Nacional, o prefeito Antônio Reis, do Piauí, major Leucijane Vasconcelos, de Floriano, vereador Joab Curvina e do Mercosul, Maria do Socorro Cabral, representando o Conselho Regional de Educação Física, momento em que foram executados os Hinos Nacional, da Independência e de Floriano, acompanhados em coro pelos presentes.

Este ano, a Semana da Pátria está sendo comemorada de maneira especial em virtude do Bicentenário da Independência. Além dos atos cívicos de hasteamento e arriamento das bandeiras de 1º a 7 de setembro, às 8h e 18h, respectivamente, a Secretaria de Cultura Esporte e Lazer realizará neste dia 2, sexta-feira, o evento “Corredor Cultural”, na Rua São Pedro, com exposições de artes plásticas, artesanato, apresentações artísticas, culturais e música ao vivo.

A Semana culminará com o dia 7 de setembro, quando será realizado um tradicional desfile cívico organizado pela Secretaria Municipal de Educação. Às 7h30 da manhã, o prefeito Antônio Reis fará a revista aos pelotões da PM, escolas públicas, entidades e instituições que desfilarão. À tarde, outro momento para marcar o bicentenário será o repique dos sinos em diferentes pontos da cidade, às 16h30, em alusão ao horário em que D. Pedro I  teria dado o grito de independência, reproduzindo, também, o ato realizado um século atrás, quando Floriano comemorou o 1º centenário da independência do Brasil.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais