Cidadeverde.com

Município comemora Dia Nacional do Surdo

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (SEMDAS), promoveu um evento em alusão ao Dia Nacional do Surdo, comemorado no dia 26 de setembro, com o intuito de promover uma discussão a respeito dos direitos e da inclusão das pessoas surdas na sociedade. A data foi instituída pelo decreto de lei nº 11.796 em 29 de outubro de 2008.

O evento realizado no auditório da Semdas, nesta segunda-feira (26), foi organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMUDE), em parceria com órgãos como OAB, Ministério Público, Câmara Municipal, APAE, AMA e Coordenação de Educação Especial da Rede Municipal e Estadual de Ensino.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Rafaela Barros, o encontro debateu políticas públicas de inclusão e acessibilidade a todos os deficientes, nos mais diversos ambientes da sociedade florianense, acolhendo e buscando alternativas para inserção do deficiente auditivo nos espaços educacionais e no mercado de trabalho.

As políticas públicas para a educação de pessoas surdas, tendo como base educação especial, em uma perspectiva inclusiva, permitiram a alfabetização de surdos e deficientes auditivos. Hoje, por exemplo, a rede municipal de educação de Floriano promove o ensino de Libras nas escolas públicas e atende a 14 alunos com surdez.

O reconhecimento da Libras como meio legal de comunicação e expressão é uma obrigatoriedade do ensino de Libras na formação de professores, com vistas a inserção do ensino bilíngue para crianças com deficiência auditiva. Uma das conquistas alcançadas foi a obrigatoriedade da presença de um intérprete de Libras nos órgãos públicos e nas salas de aula, representando um dos avanços na conquista de direitos às pessoas com surdez.

Pensando nisso, a Prefeitura de Floriano, através de iniciativa conjunta entre o COMUDE e a SEMDAS, promoverá uma capacitação profissional, com o objetivo de ampliar a comunicação por meio dos sinais básicos da Libras. Foi anunciada a abertura das inscrições para o minicurso de Libras que será realizado nos dias 21 e 22, 26 e 27 de outubro de 2022, através da oferta de 150 vagas à população. O período de inscrições será de 30 de setembro a 18 de outubro, na própria Semdas, e serão realizadas gratuitamente. O curso terá carga horária de 80h.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais