Cidadeverde.com

Floriano recebe nota “A” e Selo de Bom Pagador do Tesouro Nacional

A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) classificou Floriano como um município bom pagador. Segundo os indicadores de CAPAG (Capacidade de Pagamento), que avaliam os quesitos de endividamento, poupança corrente e índice de liquidez, a cidade recebeu nota “A”, o selo máximo do Tesouro.

A excelente classificação no diagnóstico fiscal demonstra que o município possui condições de pagar as dívidas e é condição necessária no processo de captação de investimentos com a União e com garantia do Tesouro Nacional em operações de crédito.

A dívida consolidada do município em relação à receita líquida também atingiu baixos números, com apenas 7,48%. O percentual é considerado um dos melhores índices entre todos os municípios do Piauí.

“Com satisfação recebemos esses números que demonstram que o município tem uma gestão fiscal responsável e que a Prefeitura mantém sua saúde financeira, e possui crédito para poder continuar fazendo os investimentos e ações que a nossa comunidade tanto deseja. A nota demonstra claramente a atuação de nossa gestão para alcançar esse ótimo índice. Diariamente trabalhamos para manter o equilíbrio fiscal, ao mesmo tempo em que seja mantida a qualidade dos serviços prestados à população. A nota demonstra que estamos no caminho certo”, declarou o prefeito, Antônio Reis.

Capacidade de Pagamento (CAPAG) é uma análise feita pela Secretaria do Tesouro Nacional que classifica os entes municipais quanto à situação fiscal, identificando aqueles que são capazes de honrar os seus compromissos. A CAPAG foi formulada para mensurar e classificar o risco de crédito para o Tesouro Nacional decorrente de eventuais novos empréstimos com garantia da União.

A metodologia de cálculo é composta de três variáveis, são elas: Endividamento em relação à receita corrente líquida do município; Poupança Corrente, que se refere às despesas e receitas correntes e Índice de Liquidez, que avalia a situação de caixa do município.

Dessa forma, a CAPAG pode variar entre notas finais A, B, C ou D, sendo a nota “A” indicativo de boa situação fiscal e de baixo risco, enquanto a nota “D” indica uma situação fiscal ruim e, consequentemente, de alto risco de inadimplência.

Todos os dados referentes à Capacidade de Pagamento dos Estados e Municípios estão disponíveis para consulta pública no site: https://www.tesourotransparente.gov.br/temas/estados-e-municipios/capacidade-de-pagamento-capag.

Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais