Cidadeverde.com

TCE-PI e Prefeitura de Floriano iniciam capacitação em "Licitações Públicas"

Nessa segunda-feira (20), teve início a capacitação técnica em "Licitações e Contratações Públicas" promovida pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), em parceria com a Prefeitura de Floriano, por meio da Secretaria de Administração e Planejamento. O evento tem como objetivo qualificar agentes de contratação e pregoeiros dos Poderes Executivo e Legislativo de Floriano e região que atuam com contratações públicas.

Com uma carga horária de 24 horas, a capacitação se estenderá até quarta-feira (22), abrangendo diversos aspectos fundamentais para a condução eficiente de processos licitatórios e contratações públicas. O encontro teve início com uma abordagem sobre "Licitações e Princípios Aplicáveis às Contratações Públicas", seguido por temas como "Fase Preparatória da Licitação e Estudo Técnico Preliminar".

Os ministrantes são profissionais experientes na área, Ramon Patrese e Elbert Alvarenga, ambos auditores de controle externo e chefe e diretor do DECONTRATOS (Departamento de Contratações), respectivamente. Sua expertise agrega valor à capacitação, proporcionando aos participantes uma visão abrangente e atualizada sobre as práticas e normativas relacionadas às contratações públicas.

Ao longo da capacitação, estão previstas oficinas e a explanação de diversos outros temas essenciais para a compreensão e aplicação eficaz dos processos licitatórios. A iniciativa visa fortalecer a capacidade dos profissionais que atuam diretamente na área de contratações públicas, contribuindo para uma gestão mais transparente, eficiente e alinhada com as melhores práticas administrativas.

A parceria entre o TCE-PI e a Prefeitura de Floriano evidencia o compromisso mútuo com a promoção da transparência, legalidade e eficiência na gestão pública. A capacitação técnica é uma ferramenta essencial para aprimorar o conhecimento dos servidores, garantindo maior segurança e conformidade nos processos de licitação e contratação.

O cronograma abrangente e a participação de profissionais renomados indicam que a capacitação proporcionará aos participantes uma formação sólida e atualizada, preparando-os para os desafios e responsabilidades inerentes à área de contratações públicas.

O encerramento da qualificação está previsto para quarta-feira, sendo esperado que os participantes saiam do evento enriquecidos com novos conhecimentos e prontos para aplicar as boas práticas aprendidas em suas atividades diárias. A capacitação representa mais um passo significativo na busca por uma gestão pública mais eficaz e comprometida com a qualidade e legalidade dos processos.

Fonte: Floriano News

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais