Cidadeverde.com

Comissão do MEC visita UFPI para avaliar implantação do curso de Medicina em Floriano

Foto: Portal Floriano News

Uma comissão do Ministério da Educação (MEC) fará uma visita ao campus de Floriano da Universidade Federal do Piauí (UFPI) no dia 30 de janeiro para avaliar as condições da instituição para a oferta do curso de Medicina.

A comitiva será formada por seis pessoas que fazem parte da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas do MEC. Eles deverão ficar em Floriano até o dia 2 de fevereiro.

Para o cumprimento da agenda de trabalho, acontecerão reuniões com os representantes legais da instituição, com o Núcleo de implantação do Curso de Medicina no Campus e com os docentes que atuarão inicialmente no curso. Também haverá visita às instalações propostas para o seu funcionamento. A agenda também contemplará uma reunião com gestores do município.

O Vice-Reitor da UFPI e Coordenador do Curso de Medicina no Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), Viriato Campelo, expressou sua satisfação com a presença dos profissionais do MEC e de outras áreas, destacando que essa visita é crucial para a implementação do curso.

"Já estamos bastante avançados na criação do curso de Medicina de Floriano. Esse curso vai fortalecer toda a nossa estrutura na área de assistência médica e hospitalar. Vamos avançar tanto na área assistencial como também na área do ensino, da pesquisa e da extensão, como também na implantação e fixação dos médicos por meio do programa Mais Médico Pelo Brasil”, disse.

Segundo a Diretora de Governança da UFPI, Profa. Cleânia de Sales Silva, a necessidade de criação do Curso de Medicina em Floriano é inquestionável por conta da expressiva população da região e da carência de profissionais médicos permanentes.

“A visita da equipe é de suma importância para a implantação do Curso de Medicina no Campus de Floriano porque objetiva conhecer melhor a proposta e as condições para a sua implementação, com vistas a orientar e dar o apoio necessário para a sua concretização”, citou.

O curso de Bacharelado em Medicina para o Campus Amílcar Ferreira Sobral se insere na iniciativa de expansão da quantidade de vagas para formação de médicos no Brasil, que visa à formação de profissionais para enfrentar os desafios atuais do Sistema Único de Saúde (SUS) no país e a permanência destes profissionais em áreas carentes. Conforme o PPC do Curso, o município de Floriano, e região circunvizinha, apresentam carência de profissionais médicos, com baixa fixação e alta rotatividade, o que faz com que grande parte da população procure assistência médica na região norte do estado, onde a concentração destes profissionais é bem maior.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais