Cidadeverde.com

Floriano segue com ações de combate contra o mosquito da Dengue

Com a temporada de chuvas, as Secretarias Municipais de Saúde e Infraestrutura estão intensificando os esforços no enfrentamento ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Graças a essas ações o município tem mantidos baixo o índice de casos dessas infecções, sendo 33 casos notificados de Dengue, com 6 confirmações e 3 de Chikungunya, sem nenhuma confirmação positiva. Não foi registrado nenhum caso suspeito de Zika. Dos dados disponíveis, os bairros Irapuá II (5), Centro(4), Meladão (3) e Manguinha (3) são os que apresentam maior número de casos notificados. 

Por isso, o Diretor do Centro de Zoonoses, Thales Rodrigues, confirmou que tem sido intesificado ações de bloqueio nos locais onde foram identificados focos do mosquito utilizando bomba mecânica com veneno que não faz nenhum mal ao ser humano, apenas ao mosquito. "Vamos intensificar esses bloqueios em bairros onde forem detectados maiores focos do mosquito. Isso permite uma distribuição eficiente de inseticidas em áreas de difícil acesso, garantindo uma cobertura mais ampla e eficaz. Essa abordagem proativa tem sido fundamental para manter os índices baixos e proteger a saúde da comunidade, mas é importante ressaltar que o principal agente na prevenção é a própria população.", disse.

Apesar dos baixos índices, a Secretaria de Saúde, através do Departamento de Epidemiologia, acredita na possibilidade de subnotificação, que ocorre quando não são registrados ou informados aos órgãos de saúde os casos reais de uma doença. 

Combate ao mosquito

Medidas simples, como eliminação de criadouros em residências e áreas públicas, complementam os esforços do Centro de Zoonozes e são cruciais na prevenção da proliferação do mosquito e na redução dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika.

Em caso de dor de cabeça persistente, dor nos músculos, atrás dos olhos, costas, no abdômen ou ossos, febre, fadiga, mal-estar, perda de apetite, tremor ou suor, manchas avermelhadas ou náusea, não vacile! Busque atendimento na sua unidade de saúde.
Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais