Cidadeverde.com

Justiça Federal em Floriano recebeu mais de 1.300 processos em três meses

A Subseção Judiciária de Floriano divulgou hoje (20) o balanço trimestral de suas atividades. A Vara Federal foi instalada no município dia 09 de março, iniciou atendimento externo no dia 30 do mesmo mês e apresenta número crescente de processos em tramitação: em abril, foram recebidos 515 processos; em maio, 810; totalizando 1.325 processos recebidos no período.

 
"A descentralização da Justiça Federal possibilita que os processos sejam julgados com mais rapidez e garante à população do interior a busca pelos seus direitos sem a necessidade de deslocamento. O número crescente de processos em tramitação na Vara Única de Floriano é um exemplo muito claro: em abril, foram 515 processos, número que inclui tanto as demandas novas que foram protocoladas, como as que já tramitavam em Juízos diversos e foram remetidas à Subseção Judiciária de Floriano. Em maio, a Justiça Federal no município recebeu 810 processos, o que revela que a população percebe a facilidade de acesso à Justiça e procura garantir seus direitos", declara o juiz federal Brunno Christiano Carvalho Cardoso, diretor da Subseção Judiciária de Floriano.

O magistrado explica que, dos 1.325 processos recebidos, 643 representam ações previdenciárias, que tramitam sob o rito do Juizado Especial Federal.
 
“A Subseção Judiciária de Floriano possui jurisdição que compreende 76 municípios da região, o que faz crer que o percentual de ações previdenciárias deve se elevar sobremodo, com resultados claros na vida econômica das respectivas populações, pois viabilizam muitas vezes a obtenção de benefícios que foram negados pelo INSS e representarão o sustento das famílias envolvidas. A simplicidade do rito dos Juizados, aliada ao fato de que o cidadão pode ingressar ele próprio com seu pedido, contribuem para facilitar o aumento do número de demandas previdenciárias, realidade esta que a Justiça Federa espera corresponder a contento”, completa o Juiz Federal Brunno Christiano Carvalho Cardoso.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais