Cidadeverde.com

Rede Cegonha leva UTIs Neonatal para Floriano

A Rede Cegonha terá sua primeira etapa no Piauí no município de Floriano. Nesta sexta-feira (27), foi publicada no Diário Oficial portaria do Ministério da Saúde destinando R$ 7,41 milhões para custeio das primeiras ações do programa no Estado. 

Os recursos são destinados para atender a região do Vale dos Rios Piauí e Itaueiras, que irá ganhar um Centro de Parto Normal e uma Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, além da criação de oito leitos de Gestação de Alto Risco, 10 leitos de UTI Neonatal Tipo II, 20 leitos de UCI Neonatal e três leitos de UCI Canguru.


“Este montante vai permitir que o estado qualifique e amplie a rede de assistência à mulher e ao bebê”, destaca a coordenadora da área técnica da Saúde da Mulher do Ministério da Saúde, Esther Vilela.

O projeto foi lançado no ano passado e fortalece o modelo de atenção com reforço do planejamento familiar até a confirmação da gravidez, passando ainda pelo pré-natal, parto, pós-parto e os dois primeiros anos de vida da criança. 

“O plano define os primeiros passos para a implantação da Rede Cegonha no estado e tem a participação ativa do Governo Federal, estados e municípios”, explica a coordenadora. A portaria autoriza a transferência de recursos do Fundo Nacional de Saúde para os fundos de saúde do Estado e municípios da Rede de Assistência, após habilitação de todos os serviços previstos no Plano de Ação.

As ações previstas na estratégia Rede Cegonha visam qualificar, até 2014, toda a rede de assistência, ampliando e melhorando as condições para que as gestantes possam dar à luz e cuidar de seus bebês de forma segura e humanizada. “Temos que construir um ambiente acolhedor para que a mulher se sinta mais segura nesse momento e, para isso, é necessário a qualificação do espaço físico e a mudança das práticas”, enfatiza Esther Vilela.

Com informações do Ministério da Saúde
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: