Cidadeverde.com

Secretaria de Saúde promove capacitação em teste de Snellen em Floriano

A Secretaria Municipal de Saúde  promoveu nesta terça-feira (14), no auditório da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, em Floriano, uma capacitação para os profissionais da área da saúde sobre o teste de Snellen. A capacitação teve como objetivo capacitar e orientar profissionais da saúde a avaliar o cuidado visual dos enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde com ação do Programa saúde na Escola. 

Fotos: Florianonews

O teste de Snellen usa uma tabela com diferentes tamanhos de letras ou formas para avaliar a acuidade visual, isto é, a nitidez da visão central. Este teste mostra com que precisão a pessoa consegue ver à distância.

A pessoa coloca-se de pé ou sentado a uma distância específica da tabela (normalmente 3 metros) e é-lhe pedido para cobrir um olho com um pedaço de cartão ou com a mão enquanto lê as letras com o outro olho e as diz em voz alta ao médico. Depois repete o procedimento para o lado oposto.

Numa clínica de oftalmologia pode existir uma versão mais sofisticada deste teste, no qual a pessoa olha para a tabela através de lentes com diferentes graduações para que o médico possa identificar a graduação correcta das suas lentes dos óculos ou das suas lentes de contacto. Este teste demora apenas alguns minutos.


A pessoa pode saber imediatamente se a sua visão central é normal (“10/10”) ou se tem uma deficiência de visão. Os óculos não permitem corrigir todos os problemas da visão, mas o médico oftalmologista irá dizer se estes são ou não úteis.

Fonte: Florianonews

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais