Cidadeverde.com

Ronda Cidadão será implantado em dezembro

Os municípios de Floriano e Piripiri receberão, em dezembro, o Programa de Policiamento Comunitário Ronda Cidadão executado pelo Governo do Estado, com o propósito de levar mais segurança para os cidadãos, além de estreitar os laços entre a polícia e a comunidade da região.


Em Floriano o contingente será do 3º Batalhão de Policia. Já no município de Piripiri, os policiais militares do 12º Batalhão farão parte do projeto, onde concluíram, no ultimo dia 10, o curso de operador de polícia comunitária, do programa do Ronda Cidadão. Durante o curso, os PMs aprenderão sobre direitos humanos, abordagem policial militar, polícia comunitária, visão humanizadora, mediação de conflitos, relações interpessoais, entre outros assuntos.

De acordo com o coordenador de implementação do Projeto Ronda Cidadão no Piauí, major Diego, ambas as cidades receberão duas viaturas, bem como um contingente de policiais treinados para atuar junto à população. Inicialmente, o quadrante do Ronda atuará na cobertura ostensiva de seis a oito bairros, previamente escolhidos nos municípios de Piripiri e Floriano.

Segundo major Diego, além de realizar atividades ostensivas convencionais o Ronda Cidadão também tem o papel de aproximar a Policia Militar da sociedade. “Esse trabalho é feito através do Policiamento Comunitário, que inclui entre suas atividade as visitas comunitárias realizadas em residências nas áreas de atuação das viaturas para prestar esclarecimentos sobre a forma de trabalho do programa”, ressalta.

O Ronda Cidadão é executado nas cidades de Teresina, Picos e Parnaíba, nesses municípios o programa vem diminuindo os índices de criminalidade e contribuindo com a redução da violência. Ao todo, foram instalados 35 módulos do projeto, sendo 33 na capital, um em Parnaíba e outro em Picos.


Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais