Cidadeverde.com

Detentos fazem rebelião na Vereda Grande em horário de visitas

Três pavilhões da penitenciária Vereda Grande, em Floriano, foram depredados e dois detentos ficaram feridos após motim realizado neste domingo (20), durante horário de visita. Na ação, alguns familiares que estavam dentro da prisão tiveram que ser resgatados pela polícia.

                      Fotos: Florianonews


De acordo com o diretor do presídio, tenente Alberoni Pereira, o pavilhão B foi o mais danificado. Os presidiários quebraram as grades, os bebedouros, camas de cimento e instalações hidráulicas e ainda fizeram 'barricada' para que a força policial não invadisse.

No pavilhão A, apenas uma cela foi danificada. No pavilhão C, foram destruídas quatro das oito celas. Agentes penitenciários, Força Tática da Polícia Militar e o Grupamento Especial de Operação foram acionados para conter  a rebelião.


De acordo com o presidente do Sinpoljuspi, Vilobaldo Carvalho, a alimentação e a abordagem a duas visitantes que estavam sob suspeita de estarem levando drogas foram a motivação para a rebeldia. 
 
"Vereda Grande não tem estrutura para regime fechado. Está instalado em uma base antiga do Exército e não foram feitas adequações. Continuamos com superlotação, o que coloca mais pólvora onde já está quase explodindo, como a Casa de Custódia. Temos 250 detentos e a capacidade é para 180",disse carvalho.



Para Alberoni Pereira, a alimentação é adequada e as instalações físicas da penitenciária estão em boas condições, e inclusive foram reformadas recentemente. O tenente ressalta ainda que a rebelião possa ter ocorrido devido a transferência de alguns presos que vieram das duas últimas rebeliões da Casa de Custódia para Floriano.

"Agora estamos com 50% dos pavilhões danificados e sem condições de continuar com esses presos. Já acionamos a Secretaria de Justiça do PI e conseguimos transferir 27 presos. Precisamos transferir mais gente para restabelecer o funcionamento normal do presídio", explica. 



Graciane Sousa e Caroline Oliveira
Com informações Florianonews
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais