Cidadeverde.com

Paixão de Cristo de Floriano movimenta turismo e economia

A uma semana do tradicional espetáculo encenado no segundo maior teatro a céu aberto do Nordeste, a peça Paixão de Cristo chega a sua 18ª edição na Cidade Cenográfica de Floriano e leva para o público uma apresentação repleta de emoção e fé. Na próxima sexta-feira (29) e sábado (30), a história que mostra a trajetória de Jesus Cristo, do batismo à ressurreição, ganhará vida no evento que conta com apoio do Governo do Estado, através da Fundação Cultural do Piauí (Fundac).


A montagem do grupo Escândalo Legalizado de Teatro (Escalet), no espaço aberto de Floriano, atrai mais de 20 mil espectadores por ano e movimenta o turismo no Estado, dando visibilidade à cultura do município e dinamizando a economia local com a intensificação da procura por hotéis e restaurantes.

De acordo com a diretora de Planejamento Turístico da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Ermínia Medeiros, o evento tem importância significativa do ponto de vista econômico e, principalmente, cultural. Quem for à cidade em busca de uma experiência religiosa pode conferir não apenas a Paixão de Cristo, mas também a Igreja Matriz São Pedro de Alcântara, Capela Padre Pio de Pietrelcina, Igreja Nossa Senhora da Guia e Mosteiro das Monjas.

“A Paixão de Cristo atrai muita gente para Floriano. O turista que vai assistir ao espetáculo pode aproveitar a oportunidade para conhecer a cidade com todo o seu acervo cultural. Além disso, há possibilidade de visitar e explorar o roteiro turístico do entorno, como Oeiras e Amarante”, ressalta Ermínia Medeiros. “Além disso, a movimentação levanta a autoestima da população local e desperta o amor e a vontade dos próprios moradores em cuidar da cidade”, frisa.

Este ano, a apresentação da Paixão de Cristo terá como novidade a estrutura ampliada da Cidade Cenográfica, que tem 45 mil metros quadrados. A muralha que circunda o teatro foi reconstruída, a área da plateia ficou mais abrangente e os palcos maiores. Serão quatro cenários construídos e sete naturais. O espaço reproduz, em medidas grandiosas, a Jerusalém do ano 33 a.C.

Aproximadamente 350 atores entrarão em cena, com participação também de atores renomados nacionalmente, a exemplo de Tuca Andrada que irá viver o personagem Pilatos, Rafael Cardoso viverá Herodes, Heitor Martinez irá incorporar o personagem Caifaz e Gisele Soares dará vida a Maria Madalena.

Dirigido por César Crispim e Alisson Rocha, o espetáculo conta com apoio do Governo do Estado do Piauí, Prefeitura Municipal de Floriano, Caixa Econômica Federal, Ministério da Cultura, Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, Grupo Jorge Batista, São Jorge Supermercado, Comercial Carvalho, R. Damásio, Casas das Linhas, Cacique Combustível, Jeva/Rommanel, Armazém Paraíba, Fiat Santa Clara.

Confira a programação religiosa do município:

Quinta-feira (28):
9 horas - Missa Crisma. Catedral;
19 horas - Missa do Lava Pés. Matriz.

Sexta-feira (29):
16 horas - Paixão de Cristo. Ruas do bairro;
19 horas - Celebração da Paixão. Matriz;
20 horas - Apresentação da Paixão de Cristo. Teatro Cidade Cenográfica

Sábado (30):
19 horas - Missa da Vigília Pascal. Matriz;
20 horas - Apresentação da Paixão de Cristo. Teatro Cidade Cenográfica.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais