Cidadeverde.com

Crianças com idade até cinco anos devem ser vacinadas neste fim de semana

A prefeitura de Floriano, por meio da Secretaria municipal de Saúde, participa de 24 a 30 de agosto da Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização do Esquema Vacinal, quando as Unidades Básicas de Saúde estarão oferecendo todas as vacinas do calendário básico. A campanha do Ministério da Saúde visa diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.

                           Foto: Waldemir Miranda

Crianças menores de cinco anos de idade devem ser avaliadas em relação à situação vacinal, para que de forma seletiva proceda-se à atualização da caderneta de vacinação, de acordo com os esquemas preconizados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). 

“Os pais devem levar os filhos menores de cinco anos nas Unidades Básicas neste período, e apresentar a carteirinha de vacinação, para confirmar a situação vacinal”, orienta o secretário de Saúde, Bigman Barbosa.

A campanha ocorre de forma seletiva. No sábado, 24 de agosto, será o dia "D"de divulgação e mobilização nacional. Nesta data todas as UBS estarão abertas das 8h às 17h, exclusivamente para a campanha.  De acordo com a coordenadora municipal de Imunização da Secretaria de Saúde, Kalíup Modesto Soares, durante o período de 24 a 30 de agosto, a campanha prossegue nas UBS no horário normal de atendimento.


Estratégias

O Programa Nacional de Imunizações (PNI), ao longo de sua história, vem adotando estratégias diferenciadas para alcançar adequadas coberturas vacinais com homogeneidade, visando contribuir para erradicação, eliminação e controle das doenças imunopreveníveis.

A multivacinação é uma estratégia onde em um único momento são oferecidas à população alvo várias vacinas ao mesmo tempo, a fim de melhorar a cobertura vacinal da população e otimizar a logística dos serviços de saúde.

Nas campanhas de multivacinação a comunicação e mobilização da população são fundamentais, devido à sua magnitude e a necessidade de uma maior adesão dos pais e responsáveis pelos menores de cinco anos de idade a esta estratégia.


Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais