Cidadeverde.com

Após dois anos fechado, Espaço Cultural Maria Bonita é reaberto em Floriano

  • unnamed_(5).jpg Divulgação / Secult
  • unnamed_(4).jpg Divulgação / Secult
  • unnamed_(3).jpg Divulgação / Secult
  • unnamed_(2).jpg Divulgação / Secult
  • unnamed_(1).jpg Divulgação / Secult

O Espaço Cultural Maria Bonita, localizado na cidade de Floriano, foi reinaugurado na noite de ontem (23) após dois anos fechado. O local possui teatro, museu e espaço de eventos. O Maria Bonita passou por ampla reforma e modernização que contemplaram som, iluminação, vestimenta cênica, climatização e novas poltronas, além da catalogação das peças do museu. 
 
A reabertura do Espaço Cultural Maria Bonita permite a realização de diversos eventos culturais importantes para a cidade e para os artistas. O 4º Festival Nacional de Teatro – Pontos de Cultura e Grupos independentes, que agrega grupos de 12 estados do Brasil, é um desses eventos, onde grande parte dos espetáculos será no local. O festival acontece a cada dois anos e é uma iniciativa do grupo Escândalo Legalizado de Teatro (Escalet) com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura.
 
“Estamos em casa. O que nós artistas de Floriano queríamos era a nossa casa de volta. Essa é a reforma mais bela e digna que nós temos até hoje, porque agora nós estamos à altura para receber qualquer espetáculo. Obrigado aos artistas e a todas as autoridades por acreditar e nós desejamos a todos um bom festival nacional de teatro”, afirma o diretor do Grupo Escalet, Cézar Crispim.
 
A reforma foi iniciada em janeiro de 2014 e paralisada no mesmo ano. Há três meses foi retomada com a modernização de todos os espaços. As peças do museu foram restauradas e catalogadas, o teatro ganhou novas poltronas, carpete, climatização, som e iluminação. Além disso, o Espaço Cultural Luís Paulo de Oliveira Lopes, que homenageia um importante historiador da cidade, ganhou piso e outras adequações que possibilitam a realização de shows, lançamentos de livros e outros eventos. No total, foram investidos cerca de R$ 400 mil na reforma e modernização.
 
“Quando vim a primeira vez no Maria Bonita eu me assustei e voltei para Teresina com o coração partido por ver esse espaço no estado que estava. Nós fizemos aqui quatro intervenções, mandamos uma museóloga, reformamos e teatro e também o espaço de eventos. Floriano é uma cidade estratégica do Piauí e merece a melhoria desse espaço há muito tempo, porque um povo sem arte é um povo sem alma”, diz o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo.
  
4º Festival Nacional de Teatro
 
O Festival Nacional de Teatro – Pontos de Cultura e Grupos independentes, da cidade de Floriano, é uma iniciativa do grupo Escândalo Legalizado de Teatro (Escalet) com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura – Secult. O evento surgiu em 2009 e é realizado a cada dois anos, com o objetivo de possibilitar o intercâmbio entre pontos de cultura que atuam nas artes cênicas.
 
Em sua 4ª edição, que acontece entre 23 e 27 de setembro, o festival reunirá grupos do Piauí, Ceará, Maranhão, Distrito Federal, São Paulo, Paraná, Paraíba, Minas Gerais, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Dos 81 grupos inscritos, 24 foram selecionados para apresentar 25 espetáculos. As apresentações acontecerão no Espaço Cultural Maria Bonita e Teatro Cidade Cenográfica, além dos espetáculos de rua.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais