Cidadeverde.com

Encontro Nacional realiza premiação de trabalhos cinematográficos em Floriano

O 10º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões iniciou nessa quarta-feira (04) com solenidade de abertura oficial no Cineteatro Maria Bonita, em Floriano. O encontro acontece até o próximo domingo (08), com exibições no Teatro Cidade Cenográfica, Complexo Comercial do Cruzeiro, Instituto Federal do Piauí – IFPI e Cineteatro Maria Bonita.

Com o objetivo de divulgar, exibir e premiar obras audiovisuais de curtas e longas-metragens de ficção ou documentários e oficinas voltadas para área cinematográfica, o público poderá conferir seminários que irão abordar temas relacionados à produção de cinema no Brasil.

Segundo o diretor do Grupo Escalet e um dos organizadores do evento, César Crispim, para a Mostra Competitiva foram selecionados 20 filmes: cinco longas-metragens ficção e documentário, cinco curtas-metragens ficção, cinco curtas-metragens animação e cinco curtas-metragens documentários e 49 filmes para as Mostras Não Competitivas. No total, foram selecionados 69 filmes de todo o Brasil.

“Os 69 filmes selecionados para Mostra de Cinema são todos produzidos no Brasil, tem filmes das cidades de Pio IX e Picos, do Ceará, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, além de outras regiões do Brasil”, explica o diretor.

Além da exibição dos filmes, o evento conta também com três oficinas que serão ministradas por profissionais voltados para a área cinematográfica: Oficina de Roteiro para Televisão, com Douglas Tourinho; Oficina de Direção de Cena, com Luiz Pereira e Oficina de Animação, com o animador Levi Magalhães de Fortaleza.

“Valorizando a cultura local, vamos ter ainda shows com artistas de Floriano. Na sexta-feira (06) será o show da dupla Frank e Eduardo, sábado (07) o público vai poder assistir Maurício e Banda e no domingo (08) encerramos com o show de Bráulio Luís. Está acontecendo ainda, paralelo ao Encontro, a Feira de Economia Criativa, que é uma feira de produtos de materiais alternativos, ela acontece também no Espaço Cultural Maria Bonita”, finaliza o diretor do Grupo Escalet, César Crispim.

O 10º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões é realizado pelo Programa Petrobras Cultural, promoção da ESCALET Produções Cinematográficas e apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais