Cidadeverde.com

Oficina itinerante de órtese e prótese inicia hoje em Floriano

Com o Programa Passo à Frente, a Secretaria de Estado da Saúde iniciou hoje (11), em Floriano, a oferta de serviços para atender pessoas com deficiência. A ação tem como objetivo facilitar o acesso a esses pacientes, com a produção de órteses e próteses, por meio de uma carreta da Oficina Itinerante.

Até o sábado (14), o usuário terá disponibilizado, mediante prescrição, cadeiras de rodas, moldes de órtese, próteses, coletes, botas, palmilhas e avaliações para uso de muletas, bengalas, andadores, sapatos para pé diabético e pé congênito. A carreta conta com uma equipe formada por um terapeuta ocupacional, dois sapateiros, um projetista e um técnico em ortopedia

“Nesses quatro dias, o Programa irá contemplar pacientes tanto de Floriano, como Guadalupe, Jerumenha, Nazaré do Piauí e São Francisco do Piauí, realizando 100 atendimentos por dia. Mais ação para facilitar o acesso, trazendo mais qualidade no atendimento”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa.

O fluxo de atendimento consiste na visita da carreta ao município para prescrição, realização e entrega de moldes gessados para as órteses e próteses, como também a dispensação de meios auxiliares de locomoção. Na última etapa, a ida do caminhão ao município para realização da prova das órteses e próteses moldadas anteriormente e a sua dispensação.

A disponibilização da Oficina para o Piauí foi possível por meio da articulação do deputado federal Assis Carvalho(PT/PI) junto ao Ministério da Saúde. A implantação é feita pela Coordenação da Pessoa com Deficiência, da Secretaria da Saúde, em parceria com a SEID.

 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com