Cidadeverde.com

Sistema de energia solar vai gerar economia de R$ 100 mil no IFPI de Floriano

De acordo com o secretário de Estado da Mineração, Petróleo e Energias Renováveis do Piauí, Luís Coelho, em breve, o estado contará com o primeiro sistema de minigeração de energia solar. O sistema tem a aprovação da Eletrobras e será inaugurado neste mês, no Instituto Federal do Piauí (IFPI), Campus Floriano. O sistema conta com 660 placas instaladas no telhado da instituição que transformam a energia do sol em elétrica e são conectadas à rede de distribuição da Eletrobras Piauí.

A proposta é que a inauguração do sistema seja no próximo dia 22 e estima-se que, com a instalação dos geradores, o Campus Floriano do IFPI produzirá mais de 252.000 KWh por ano, o que representará uma economia de mais de R$ 100.000 da despesa anual com energia elétrica, com base nas tarifas atuais.

Para Luís Coelho, "é um marco importante para o Piauí, porque começa com uma instituição federal a gerar sua própria energia, isso servirá de exemplo para outros institutos. Saberemos que isso é plenamente factível e viável para qualquer tipo de instituição desse porte e observe que nós temos sol nos 224 municípios, então isso é de grande importância para nosso estado", afirma o secretário da Mineração.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais