Cidadeverde.com

IFPI de Floriano substitui quase metade da energia por placas solares

Instalado em junho deste ano, o sistema de geração fotovoltaica do Campus Floriano já apresenta resultados econômicos e ambientais.  De acordo com a direção do Campus, o sistema já produziu quase 160.000 kWh de energia elétrica, o que representou cerca de 38% do consumo de energia elétrica da instituição no mesmo período.

“Nesses sete meses, o uso do sistema já gerou uma economia, de aproximadamente 54 mil reais, por causa da redução do consumo de energia elétrica da Eletrobrás”, afirma o diretor geral do campus, Odimógenes Soares. Ele também ressalta que, além do impacto financeiro, há o impacto ambiental, pois a instalação dos geradores também proporcionou uma redução do lançamento de gás carbônico na atmosfera. “Já reduzimos em quase 110 toneladas a emissão de gás carbônico na atmosfera”, complementa.

Aprovado pela Eletrobrás Piauí, o sistema utiliza placas solares para a demanda de geração de energia elétrica: são 660 placas instaladas no telhado, que transformam a energia do sol em elétrica e são conectadas à rede de distribuição de energia.

HISTÓRICO 

O sistema de geração fotovoltaica foi adquirido pelo campus, no final de 2015, com o apoio da Reitoria do Instituto Federal do Piauí. Foi feito um investimento total de 1.150.000,00 reais, para contratação do projeto, autorização, treinamento, fornecimento e instalação do sistema.

“Quando apoiamos esse projeto, estamos colocando em prática o Plano de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal do Piauí, que inclui a responsabilidade ambiental como uma de nossas metas”, destaca o reitor Paulo Henrique Gomes de Lima.  Ele também ressalta que o investimento gerou uma excelente oportunidade para ações de ensino, pesquisa e extensão no Campus Floriano.

No primeiro semestre deste ano, no período de 22 a 24 de junho, o Campus organizou a III Semana do Meio Ambiente, com o tema energia renovável e seu papel no desenvolvimento sustentável. Na programação, foram realizadas palestras sobre energia solar térmica, eficiência energética e agenda ambiental na administração pública.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais