Cidadeverde.com

Primeira neurocirurgia no interior do Piauí é realizada em Floriano

O sul do Estado agora também é referência na assistência em neurocirurgia, com atendimento de urgência e emergência, ambulatorial e em procedimento cirúrgico. No fim de semana de Carnaval foi realizada a primeira neurocirurgia no interior do Estado, pelo Sistema Único de Saúde(SUS). O procedimento cirurgico aconteceu no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, a 244 km de Teresina. 

O secretário estadual de Saúde, Francisco Costa, ressalta que a implantação do serviço de neurocirurgia integra uma estratégia do Governo para descentralizar os serviços, levando esse tipo de assistência para mais perto do usuário.

O paciente, um adolescente de 13 anos, do município de Nazaré do Piauí, passou pelo procedimento de drenagem de hematoma extradural e passa bem. 

“Foi compromisso do governador Wellington Dias de iniciar, antes do carnaval, esse importante serviço. Vários atendimentos já estão sendo feitos, inclusive com a realização do primeiro caso cirúrgico. O paciente está tendo uma boa evolução, com previsão de alta e não precisou de UTI. Um paciente que habitualmente iria para Teresina, lá para o HUT, agora pôde ser submetido esse procedimento aqui, em Floriano, na primeira cirurgia que acontece fora da Capital”, disse Costa em visita as novas instalações do hospital. 

Com o novo serviço, o Hospital Regional Tibério Nunes passa a contar com uma equipe de neurocirurgião com plantão 24 horas e está sendo adequada uma área específica para neurocirurgia, com atendimento adequado e total condições de receber qualquer paciente com politrauma.

“O volume que nós temos do trauma, de acidente automobilístico, de motocicleta da nossa região, é muito grande. Vamos ter uma estrutura maior, para evitar filas em corredores, essa grande problemática de todo hospital de urgência e emergência”, reitera o secretário de Saúde. 

Os equipamentos para implantação do serviço foram adquiridos através de emenda parlamentar do deputado federal Assis Carvalho(PT).O prefeito Joel Rodrigues também acompanhou a visita do secretário de Saúde.

“São grandes investimentos que acontecem na região e no hospital regional, como esse importante serviço de neurocirurgia que evitará que esses pacientes se dirijam para Teresina, facilitando a vida das pessoas que estão em Floriano e nos municípios vizinhos”, disse o prefeito de Floriano.
 
Visita às obras 

Ainda no Hospital Regional Tibério Nunes, o secretário Francisco Costa visitou as obras em andamento, como a da ambiência obstétrica, a construção do Centro de Parto Normal(CPN) e Casa da Gestante, colocando como meta a entrega para o primeiro semestre de 2017. 

“Vamos entregar a ambiência no mês de abril e em maio, inauguraremos o Centro de Parto Normal e a Casa da Gestante, novas estruturaras da saúde, fortalecendo a assistência à mulher e o bebê. E até o final de 2017, com os entendimentos com a prefeitura, implantaremos o Centro de Especialidades Médicas”, anunciou Francisco Costa.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais