Cidadeverde.com

Município de Floriano é incluído na região do semiárido brasileiro

O Ministério da Integração Nacional incluiu 36 municípios do Piauí na nova proposta de delimitação da região semiárida do Brasil, entre eles está a cidade de Floriano. Além destas, mais 15 no Ceará e três na Bahia. Em todo Brasil, chega a 1.189 o número de municípios reconhecidos como parte do semiárido. A proposta de uma nova delimitação foi elaborada pelo ministro da Integração, Helder Barbalho, em reunião do conselho deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), em Recife. 

A decisão se apoiou no fato de que a região vive a pior seca dos últimos anos, permitindo às localidades serem beneficiadas com apoio federal para o estímulo do desenvolvimento regional, entre elas, acesso a investimentos em condições mais favoráveis para geração de emprego e renda e ações emergenciais de convivência com a seca. Foram analisados alguns critérios, como: média anual de chuvas igual ou inferior a 800 milímetros, índice de aridez igual ou inferior a 0,5 e percentual diário de déficit hídrico igual ou superior a 60%, ao considerar todos os dias do ano.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Assis Carvalho, a inclusão do município de Floriano como parte integrante do semiárido é benéfica, pois facilita a adesão aos programas subsidiados pelo Governo Federal. “Será mais fácil o acesso dos pequenos agricultores a benefícios como menores taxas de juros, com melhores condições de financiamentos. Além da execução de projetos específicos, decretos de emergência e trabalhos com carro-pipa e perfuração de poços. Estas são importantes ações emergenciais enquanto esperamos e torcemos pelo retorno das chuvas”, disse Assis.

Fonte: Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais