Cidadeverde.com

Secretaria realiza fornecimento de medicamentos para Unidades Básicas de Saúde de Floriano

Na manhã dessa terça-feira (27) a Secretaria Municipal de Saúde iniciou o trabalho de distribuição dos medicamentos nas sedes das Unidades Básicas de Saúde das zonas rural e urbana. Com a chegada de um montante que irá suprir, inicialmente, a necessidade por um trimestre, outras novidades de funcionamento e organização se incorporam ao sistema da Saúde Municipal.

Pensando no uso racional dos medicamentos, a partir dessa remessa, todos eles serão catalogados e inspecionados por meio de um sistema disponibilizado pelo Ministério da Saúde. O Horus é uma plataforma que irá garantir maior segurança ao fornecimento dos fármacos, assim como irá evitar o desperdício e facilitará o acesso ao estoque, podendo acompanhar as datas de validade virtualmente, por exemplo. O Farmacêutico da SMS, Jussinaldo Duarte, destacou que em Floriano esse trabalho era feito manualmente, descumprindo a regulação que obriga todo município a ter um sistema de controle de medicamento. 

Outra novidade que visa incrementar as farmácias das UBS é o estágio, através de uma parceria, dos acadêmicos do curso de Farmácia da FAESF para assessorar e garantir uma distribuição de fármacos com maior qualidade e segurança ao paciente. “A partir dessa iniciativa os 15 estagiários disponíveis irão orientar adequadamente o paciente, alertando quanto ao uso, cuidados e dando assistência aos demais profissionais das Unidades Básicas”, disse o farmacêutico Jussinaldo Duarte.

A secretária de Saúde, Thaís Braglia, em entrevista, frisou que os medicamentos já estão sendo distribuídos tanto para a zona urbana quanto para a zona rural, e que o paciente deve apresentar a receita médica para adquirir o medicamento. “Temos investido em favorecimentos para a Saúde de Floriano afim de atender a população com mais qualidade e segurança”, disse a secretária de Saúde.

Fonte: Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais