Cidadeverde.com

Campanha contra hanseníase atenderá mais de 2000 alunos da rede pública

A V Campanha Integrada nade Hanseníase e Verminose realizada em parceria com a Secretária Municipal de Saúde nas escolas da rede municipal e estadual de Floriano teve início nesta quinta-feira (01) com uma reunião com os responsáveis pelo desenvolvimento do projeto à nível estadual, na oportunidade os municípios receberam as informações necessárias para o desenvolvimento das ações. 

O projeto é desenvolvido em todo o país e Floriano é uma das cidades que aderiram a esta iniciativa, o primeiro passo da campanha é a visita as escolas para apresentação do projeto, seguida de reunião com os pais para apresentar a proposta e garantir deles a autorização para administrar a medicação Albendazol, utilizada para o combate à verminose, avaliação individualizada para detectar possíveis casos de hanseníase e para realização do exame craniocaudal que avalia a integridade física da pele, saúde bucal, ocular e auditiva.

O público alvo desta ação são alunos da rede pública municipal e estadual de 5 a 14 anos com maior vulnerabilidade social. A campanha que teve início no Brasil em 2013 já registra diversos casos diagnosticados e tratados de hanseníase e verminoses, a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde é essencial para o desenvolvimento das ações, uma vez que esta oferece suporte necessário para o bom funcionamento do projeto, envolvendo profissionais de saúde, educação e comunidade em geral.

Todas as equipe das Unidades Básicas de Saúde são envolvidas neste processo. A Universidade Estadual do Piauí – UESPI, a Universidade Federal do Piauí – UFPI e a Faculdade de Ensino Superior de Floriano – FAESF são parceiras nessa ação. Estima-se que mais de 2000 alunos sejam atendidos nesta campanha que encerra no dia 20 de junho e deve atender os alunos da zona urbana e rural. A Secretaria de Educação também faz parte deste processo mediando o diálogo entre os pais e os profissionais da saúde. Ações como essa visam combater problemas de saúde que comprometem a qualidade de vida da população.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais