Cidadeverde.com

Prefeito Joel visita trechos do rio Parnaíba para verificar nível das águas

Na manhã desta segunda-feira (26) o prefeito Joel Rodrigues realizou visitas a trechos do rio Parnaíba, na zona central de Floriano, com o objetivo de averiguar, in loco, o nível do rio que vem subindo devido às últimas chuvas que caíram no Estado do Piauí. Estiveram presentes os secretários de Desenvolvimento Rural, Assis Caravalho; de Comunicação, Nilson Ferreira; da Sutran, Carlos Eduardo Kalume, e o coordenador da Defesa Civil em Floriano, João Raimundo. 

A Defesa Civil, através do Instituto Nacional de Meteorologia, emitiu um alerta geral em razão do aumento da quantidade de chuva que tem atingido a região em que Floriano está localizada. Através de uma medição oficial, realizada às 6 horas da manhã desta segunda (26), o rio Parnaíba estava com 6,28 metros de profundidade, quase o dobro da sua medida em estado de normalidade, isso porque até às 9 horas desta manhã foram registrados 184 milímetros de água precipitada apenas no mês de março de 2018.

Este configura, de acordo com com o coordenador da Defesa Civil local, João Raimundo, um inverno com expressivos índices de chuva, apontando de outubro de 2017 a março de 2018 mais de 1 033,6 milímetros. "A média nos últimos anos não ultrapassava os 900 milímetros, o maior registro que temos na história de Floriano foi dos 1 200 mm precipitados nos anos 80. Este ano vem se destacando, um exemplo foram os 395,4 milímetros apurados no último fevereiro", explicou João Raimundo.

O prefeito Joel Rodrigues demonstrou sua preocupação, uma vez que as comportas da Barragem de Boa Esperança já estão liberando água, o que vai resultar no aumento do nível da água no rio Parnaíba. "A previsão é de chuva, mas com a ausência de uma população ribeirinha significativa, resultado da saída dessas famílias para residir nos conjuntos habitacionais, estamos fora de qualquer risco maior. Nosso desejo é que a chuva não cause nenhum transtorno", disse o prefeito Joel.

Fonte: Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: