Cidadeverde.com

Prefeitura de Floriano investe no desenvolvimento de áreas rurais

A Secretaria de Desenvolvimento Rural entregou na manhã desta terça-feira (24), pintos da raça nativa “Canela Preta”, no assentamento Santo Antônio, com o objetivo de reinserir no contexto da agricultura familiar e no segmento comercial, a criação de galinhas “caipiras”. Esta espécie que vem sendo distribuída desde 2008 no Piauí, inicialmente na cidade de Currais Novos, é originária de comunidades rurais indígenas e quilombolas. Os ovos que foram depositados em chocadeiras de pessoas da própria comunidade, foram conseguidos através de uma parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA Meio Norte. Outras comunidades devem ser contempladas com este trabalho de desenvolvimento econômico rural, como “Capuama” e “Pau de Leite,” neste primeiro momento.

Segundo o secretário da pasta, Assis Carvalho “este trabalho é importante por se tratar de uma raça nordestina, de fácil adaptação ao clima , bastando ser alimentada com milho e criada solta a campo.” O secretário afirmou ainda que, esta carne  é mais saborosa que a galinha tradicional, e se trata de um animal com penas e carne escura. Vinte e oito cidades do Piauí e oito cidades do Maranhão já possuem criações consideráveis desta espécie.   O diretor de Desenvolvimento Rural, Jean Eufrásio, garantiu que a galinha “canela preta” possui ciclo reprodutivo rápido, e quando criada em regime semi-intensivo, está pronta para o abate também em 6 meses.

Já o pequeno produtor, José Wilson Silva (64), vice-presidente do assentamento Santo Antônio, comemorou a iniciativa e disse que “é bom ter o município como parceiro, ficamos muito satisfeitos e esperamos parcerias em outras áreas também necessárias.” A Secretaria de Desenvolvimento Rural, tem realizado diversos trabalhos nas comunidades, garantindo melhorias necessárias para o bom desempenho do trabalho do homem do campo e assegurando um diálogo para o desenvolvimento das ações municipais nesta pasta.

Fonte: Ascom