Cidadeverde.com

Secretaria Municipal de Saúde desenvolve ações educativas no Agosto Dourado

O agosto dourado é uma iniciativa do Ministério da Saúde que tem como objetivo conscientizar a comunidade para o aleitamento materno e mostrar a importância desta, para o desenvolvimento do bebê. Neste ano, o tema da campanha é “Amamentação é a base da vida”. O aleitamento materno protege contra várias doenças e reduz a mortalidade infantil, uma vez que todo leite materno é nutritivo. Segundo o Ministério da Saúde, a criança deve ser amamentada até os dois anos de idade, e nos primeiros seis meses deve receber apenas o leite materno, sem nenhuma complementação.

Em Floriano, a Secretaria de Saúde desenvolverá ações educativas durante todo o mês, através de palestras à comunidade, ministradas pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde – UBS. Já no dia 15 de agosto, às 09h, uma solenidade será realizada na Faculdade de Ensino Superior de Floriano – FAESF, dirigida aos profissionais de saúde com palestras ministradas pela Dra. Ana Paula Mota Gadelha Dias, pediatra da UTI Neonatal do Hospital Regional Tibério Nunes;  Marta Almeida, Dentista da Estratégia Saúde da Família - ESF, além da fisioterapeuta Laice Costa; da psicóloga Simone Galvão e do nutricionista Carlos Edder, ambos do Núcleo Ampliado de Saúde da Família - NASF AB.

Segundo Thais Nunes, coordenadora  Saúde da Criança e do Adolescente, a ação é importante pois busca sensibilizar a comunidade da importância do aleitamento materno, reduzindo as patologias e a mortalidade infantil.

 

Fonte: Ascom