Cidadeverde.com

SEMED lança Consulta Pública da nova Proposta Curricular Municipal de Ensino

A Secretaria Municipal de Educação - SEMED lançou, na última segunda-feira (1), a consulta pública da nova proposta curricular da rede municipal de ensino de Floriano, que tem como objetivo garantir a participação da população na construção das estratégias para alcançar os objetivos educacionais para o Ensino Fundamental, definidos na nova base curricular. Em 2017, foi homologada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o novo documento que define as aprendizagens essenciais que alunos de todo o país devem desenvolver ao longo das modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o Plano Nacional de Educação (PNE), sendo a referência nacional para a formulação dos currículos escolares estaduais e municipais e das propostas pedagógicas das instituições escolares.

A BNCC, que contou com a participação democrática de educadores e da sociedade em sua elaboração, deverá ser implementada em todo o país com objetivo de integrar a política nacional da Educação Básica e contribuir para o alinhamento de outras políticas e ações, referentes à formação de professores, à avaliação, à elaboração de conteúdos educacionais e aos critérios para a oferta de infraestrutura adequada para o pleno desenvolvimento da educação.

Segundo Nylfranyo Ferreira, coordenador de projetos da SEMED “a educação é peça chave no desenvolvimento da sociedade. Principalmente, para a criança por construir as primeiras experiências de ação educativa externa à família. É fundamental, a consciência de que essa proposta curricular é o norte para a educação do município, por apresentar projetos pedagógicos voltados para formação da identidade dos estudantes.” Com esta concepção de educação dinâmica e atualizada, a proposta curricular de Floriano foi construída de forma colaborativa com a participação efetiva dos representantes do segmento educativo da rede municipal e membros da comunidade ao longo do ano de 2018, permitindo discussões e reflexões fundamentadas na BNCC.

Até o início de 2020, todas as escolas públicas e privadas deverão ter seus currículos adequados à BNCC. A proposta curricular de Floriano, após consulta pública, será apresentada a população municipal por meio de audiência pública prevista para o dia 24 de abril, com objetivo de apresentar e divulgar o novo currículo escolar. Para participar da consulta pública, os interessados poderão acessar, até 23 de abril, o formulário online disponível no link abaixo: http://bit.ly/consulta-publica-proposta-curricular-floriano.

Fonte: Ascom